sábado, abril 07, 2007

Fumar narguilé, uma nova 'febre'


Onde há fumaça há... um narguilé. Tudo começou com uma novela. Bares temáticos abriram as portas. Restaurantes de culinária árabe aderiram. Os clientes começaram a fumar, trouxeram amigos, que levaram outros. E, no boca-a-boca o que era moda se tornou uma febre. O tradicional cachimbo de água ou narguilé usado há milênios nos países do sudeste Asiático e Oriente Médio (também conhecido como "hookah" ou shisha) agora é comprado para se ter em casa. Os novos modelos facilitaram a popularização do narguilé que vêm em caixas portáteis e fáceis de carregar. Isso porque, quem tem, leva o objeto para todos os lados: à casa de amigos, aos restaurantes, ao bar da esquina e até à padaria e à praia. Nas areias do litoral norte se tornou comum ver rodas de jovens banhistas reunidos sob o sol e em torno de baforadas aromatizadas de maçã, morango, hortelã, entre outros.NOVOS AROMAS - Com a introdução de sabores diferentes ao tabaco, o uso dos cachimbos de água cresceu drasticamente entre os jovens no Oriente Médio. E agora, está se tornando globalmente popular nos campus das universidades, entre outros locais que a galera costuma se reunir. O cachimbo de água é forma de socialização, uma vez que muitos amigos fumam o mesmo narguilé juntos. "É gostoso fumar com amigos. E faz bem menos mal do que o cigarro. Um dos males do cigarro pelo que sei é fumaça quente", diz Antonio Carlos de Macedo Junior, de 46 anos, que comprou o seu narguilé no Brás. Um estudo da Organização Mundial de Saúde publicado recentemente diz que os cachimbos de água são difundidos sob a ilusão de ser uma forma segura de se fumar. Hoje até os adolescentes embarcaram neste hábito oriental milenar. Júnior tem dois filhos, o mais velho, de 16 anos, já experimentou."Sempre tive um quê pela cultura árabe. Comecei gostando da dança, das festas que via de amigos, aí teve a novela, abriram os bares, hoje, fumo até em churrasco, dois ou três narguilés "Júnior leva o narguilé até para a praia. Durante o dia, ele e os amigos tomam uma cerveja, sentam sob o sol e fumam. "O narguilé combina com tudo. É um motivo a mais para reunir os amigos em roda e bater papo." Ele acredita no falso mito de que é um hábito que não vicia. BAFORADAS NO BAR - Quem não tem um também pode se divertir em bares como o Alibabar, uma casa na Vila Olímpia, zona sul, que cobra R$ 19,50 pelo aluguel do aparelho por uma hora (ou enquanto durarem dois carvões ). O representante comercial Sergio Antonio Pereira, de 34 anos, foi até lá, e deu as primeiras baforadas, por curiosidade. "Gostei tanto que me tornei habitué. Logo depois, pedi a um amigo que trouxesse um narguilé para mim do Líbano." O ex-fumante que consumiu três maços por dia durante 14 anos, diz que parou de fumar há 2 anos. Mas, e o narguilé? "Esse eu só acendo com os amigos. Não tem graça fumar sozinho." Não traga? "Trago como o cigarro, mas o narguilé não me dá dor de cabeça nem cheiro. Parei com o cigarro por causa do cheiro." Quando vai ao bar, ele leva seu narguilé, assim pode fumar sem limite de tempo - só usa o fumo de maçã. Pereira chegou a comprar mais dois narguilés, mas deu de presente para amigos. Para embalar as baforadas, Pereira também passou a ouvir músicas árabes. "Uma coisa leva à outra. Mas o narguilé virou praga", diz Pereira.A procura pelo cachimbo de água aumentou tanto que já é vendido em banca de jornal e no templo das quinquilharias, a Rua 25 de Março, sem nenhum traço de tradição oriental. São modelos chineses, que invadiram o mercado interno com preços competitivos, 30% mais baixos do que os modelos vindos do Líbano Síria e Egito, fabricantes de narguilés de primeira linha. Já existem também cópias nacionais, bem atraentes, feitas com vidros coloridos. NEGÓCIO DA CHINA - O importador Ali Hage, de 37 anos, diz que o narguilé virou um negócio lucrativo. Ele começou a importá-lo meio sem querer. "Sempre trazia um ou dois para amigos. Aí as encomendas aumentaram muito e resolvi fazer disso um negócio." Hage importa 5 mil por ano e a maioria de seus clientes (95%) não tem ascendência árabe. "O que tá pegando agora é o modelo chinês, mais em conta. Não tem tanta qualidade como beleza." Os narguilés de primeira linha são feitos de cristal tcheco e aço inoxidável. O cristal chinês não é tão limpo e, portanto, brilha bem menos. O preço dos narguilés importados varia de acordo com a origem e o tamanho. É possível encontrar modelos de R$ 100 a R$ 1.500. Mas Hage avisa: "Narguilé é como carro. Você sempre pode equipá-lo."

5 comentários:

qto ao vicio do narguile eu sempre desconfiei e axo q nao vicia...apesar de vc inalar mais fumaça dq no cigarro....começei a fumar este ano e ja fikei 2 meses sem fumar e garanto q nao me bateu akela vontade...axo q é pq o cigarro é mais facil e pratico de acender....é como um video-game...se vc tem ele instalado na sala ou quarto..vc chega e joga,agora se vc tem q pegar ele do fundo do armário e montar e tudo...a vontade de vc jogar cai drasticamente....o caso do narguile é o mesmo,ascender um dá um certo trabalho..o tempo gasto para a montagem dá pra fumar uns 2 cigarros.Tenho um amigo q infelizmente é viciado...pq sempre qdo ele chega em casa o dele ja está montado na sala....basta ele ascender o carvao...logicamente deste jeito ele acabou se viciando cada vez mais. O narguile virou moda nao pela beleza das garrafas,nem pelo volume de fumaça e nem pelo sabor dos fumos....vc disse mto bem,caro redator deste site: "ele nao deixa cheiros"...experimentem segurar uma bituca de cigarro acesa...o cheiro fica e fica mto...nao precisamos ir mto longe...as roupas cheiram à nicotina qdo voltamos das baladas,nao é mesmo...pois é....no caso do narguile nao...nao deixa cheiro de nada,entao os pais nao percebem q vc fuma...como é o caso meu...tenho o meu em casa e eles nao perceberam...se fosse um cigarro...logo ja teriam percebido
o vicio kem faz sao as pessoas....dizem que cigarro dá cancer no pulmao...depende de qto vc fuma...se vc fuma 1 por mes,certamente este vai demorar mto mais dq outro q fuma 1 por minuto

é justamente o motivo do narguile nao deixar cheiro q incentivou mtos jovens ao uso....mtos deles acabam colocando bebidas alcoolicas no lugar da agua e outras ervas como maconha no lugar do fumo...sao justamente esses ítens q fizeram os jovens a escolher o narguile como uso.

não acho o aguile uma coisa boa...
ele e legal mais para quem tem cabeça...

tipo meus amigos numka fumaran aguile...sempre era terere a nossa distração ai veio o arguile..nossa era todo dia nois fumava...
passou 4 messes. eu tavo voltando para casa de uma balada e vi um bolinho de gente numa esquina..
eram meus amigos eles me chamarao,fui até la e eles tavam fumando cigaro mais nao era só cigaro...(Maconha) eles me ofereceram mais nem quis me chamarao de galinha...talz nem ligei fui embora...passou ums meses mudei de cidade..dps de 5 anos voltei la para passar a virada de ano com meus avós...e fui procurar meus amigo..de 5 amigos que tinha só encontrei 2 que fumavao maconha ainda...
os outros tinha morrido num acidente de carro..todos loucos...
nisso fui embora e numka mais voltei la isso fais ums 15 anos...

graças a Deus nao entrei na onda deles...
porriso aviso nao seja o (cara) seja vc... eu fumo arguile até hj e levo minha vida bem...podem fumar mais moderadamente...

Concordo com tudo que disserao acíma , pra fumar narguilê tem que ter cabeça formada... , eu experimentei por vontade própria , e dps de pesquisar todos os males que pode causar...

e a respeito do vicio... , eu acredito que vicia sim... , mais hj em dia o que nao vicía??
Computador - Vicía
Café - Vicía
Alcool - Vicía
Sexo - Vicía...

portanto axo que o vicio nao pode ser enxergado de forma erronia... , no caso do narguilê é um vicio de vontade de fumar , mais nada que possa te prejudicar...

ESSE POVO E TUDO IDIOTA BASTA DIZER Q UM NEGOÇO È MENOS NICIVO Q O CIGARRO E VM LA
E VICIO QUEM FAZ N È A PESSOA NAO MEU POVO, SO É A PESSOA APARTIR DO MOMENTO Q ELA TEM A INSANIDADE DE DIZER '' VO PROVAR'' DEPOIS DAI COMEÇAM A AGIR SUBSTANCIAS QUIMICA Q QUANDO VC VAI VER VC JA TA NO FUNDO DO POÇO
E UMA COISA LEVA A OUTRA VC COMEÇA COM NARGUILE COMUM COM AGUA...DEPOIS COLOA OUTRA COISA...E AI VAI
BANDO DE IDIOTA
E O PIOR É Q TENHO AMIGOS Q USAM....

Postar um comentário