sexta-feira, outubro 23, 2009

Nokia diz que iPhone da Apple plagiou 10 patentes suas

A Nokia, maior fabricante mundial de telemóveis, assinou hoje um processo judicial contra a Apple, alegando que a companhia norte-americana tenha usado ilegalmente 10 das suas tecnologias patenteadas para fazer o seu iPhone -- o seu inovador smartphone de ecrã sensível ao toque.
A Nokia disse que abriu um processo de violação de patentes no Tribunal distrital de Delaware, nos Estados Unidos. A queixa alega que a Apple, sedeada em Cupertino, Califórnia, ilegalmente usou as patentes da Nokia para transferência sem fio de dados, gravação de voz e segurança para fazer o seu iPhone trabalhar no GSM, UMTS e redes sem fio Wi-Fi.
A Nokia é uma contribuinte original do padrão da tecnologia sem fio GSM, que foi desenvolvida na Europa. A maioria dos telemóveis correm em redes GSM ou UMTS. O iPhone, introduzido em 2007, corre numa rede GSM, nos Estados Unidos e em redes GSM e UMTS na Europa e Ásia.
Em um comunicado de imprensa, a Nokia disse que tinha investido mais de US$60 bilhões, nos últimos 20 anos no desenvolvimento de tecnologias, que licenciou para 40 maiores fabricantes de telemóveis.

Um executivo da Nokia disse que a companhia finlandesa processou a Apple após ter falhado em chegar a um acordo de licenciamento.

“Recusando-se a concordar com os termos de apropriação de uma propriedade intelectual da Nokia, a Apple está tentando pegar carrona às custas da inovação da Nokia,” disse Ikka Rahnasto, um vice-presidente da propriedade intelectual e legal da Nokia.

A Nokia disse que o alegado infringimento de patentes da Apple começou no primeiro iPhone em 2007. A Nokia é um líder global nos smartphones, e o iPhone da Apple é o seu maior rival. Na semana passada, a Nokia disse que a sua porção no mercado dos smartphones tinha caído para 35% no terceiro trimestre, dos 41% registados no segundo trimestre; em contrapartida, as porções da Apple e da RIM, fabricante dos Blackberry, cresceram.

Um analista disse que o processo da Nokia fazia parte de uma tendência crescente das fabricantes de equipamentos tecnológicos de serem cada vez mais litigiosas. Tais fabricantes estão buscando cada mais por novas fontes de receitas, uma vez que o mercado móvel tornou-se saturado e as vendas começaram a estagnar-se. (IBtimes)

0 comentários:

Postar um comentário