sexta-feira, agosto 20, 2010

Cisat, Marabá e Jacundá no Jornal Nacional

Esta semana o Jornal Nacional, da Rede Globo, começou a apresentar uma série de reportagens especiais sobre as cinco maiores preocupações dos brasileiros, reveladas por uma pesquisa, encomendada ao Ibope. Saúde, como já era de se esperar, foi a campeã de reclamações. Na primeira matéria, exibida na terça-feira (17), mostrando as mazelas do setor, o Pará acabou retratado como exemplo positivo, não pelos seus hospitais, mas pela saída encontrada por municípios do sudeste do Pará que formam o Cisat – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Araguaia e Tocantins.

Na reportagem, o jornalista Marcelo Canellas aparece acompanhando atendimento da Unidade Móvel de Atendimento Oftalmológico do Cisat em Jacundá, a 102 km de Marabá. “No sudeste do Pará acontece exatamente o contrário: em vez de o paciente viajar até o tratamento, é o tratamento que viaja até o paciente. Onze municípios se reuniram e montaram um consórcio para oferecer serviços como uma unidade móvel. Ninguém mais precisa ir até a capital para consultar um oftalmologista”, narra o repórter.

As pessoas fazem exame de vista e o laboratório, dentro da unidade móvel, faz a lente recomendada, sendo que o paciente vai embora de óculos gratuitamente. A unidade passa dois dias na cidade. Entrevistada, a paciente Glória Silva, que é professora, disse que gastaria R$ 180 numa consulta em Marabá.
 

4 comentários:

essa reportagem de oculista em jacundá é uma piada pois a maioria da pessoas q fazem essas consultas nao recebem o oculos de graça e sim percelado bem mais caro
e as vezes sao prejudicados por resultados erroneos!

Se Tivessemos Unidades Movel de varias especialidades, como está, Marabá só teria a ganhar, pois os municipios sufocam Marabá em questão de atendimento em saúde Publica.
Exemplo bom este, por isso que está no Jornal Nacional...
A saúde do Pais não estaria um CAOS se todos os profissionais de saúde tirassem um dia para atender os Humildes..
Maria Hellena Tavares

considero ideais como esta fundamentais, pós nada se constroem ao acaso, considero a medida de receber o óculos gratuitamente muito importante, porem a consulta gratuita é importante não somente por este motivo, pois ela detecta muitas doenças de forma precoce facilitando a cura.

Arthur Wada

Olá Patrick, gostaria de saber se esse serviço esta atendendo em Marabá,pois vi o onibus essa semana pela cidade,é muito bom para a cidade ter esses tipos de atendimento, pois esses exames são bem caros, e com Cisat fornecendo atendimento teriamos mais oportunidades de nos consultarmos gratuitamente.
Boa noite

Postar um comentário