terça-feira, maio 08, 2012

Parque de Exposição abriga provas de laço



Detentor de um espaço privilegiado para todo tipo de evento, sobretudo os ligados ao meio rural, que é a sua essência, o Parque de Exposição Agropecuária de Marabá tem estado movimentado aos finais de semana, com a presença de cavaleiros, pecuaristas e famílias inteiras para curtir as provas do Clube do Laço. O final da tarde de sábado é o momento em que os portões estão abertos a receber os visitantes, sempre bem-vindos, segundo o Sindicato dos Produtores Rurais (Prorural).

São 20 cavalos que estão alojados no parque e média de participação de 15 a 20 laçadores participando das provas três vezes por semana. “Fazemos as provas de laço e vamos começar com a de tambor também. Isso é muito bom porque a sociedade de Marabá pode vir todo final de semana para o parque, trazer a sua família, esposa e crianças para prestigiar essas provas, em um ambiente seguro, algo diferente”, opina Jimmi Simpson, coordenador do parque.
Segundo ele, o Prorural está investindo em uma pista oficial para poder trazer provas de campeonatos nacionais de laço e tambor. Um evento desse porte já está marcado para os dias 17, 18 e 19 de outubro, como uma etapa do campeonato paraense. “Vai ser como uma mini-Expoama nesses dias. Vamos trazer dois grandes shows sertanejos, arquibancada, camarote, praça de alimentação e convidar expositores. O cavalo vai proporcionar isso para Marabá”, destaca.

Outro membro do Prorural, Marcos Miranda avalia que a abertura do parque para esse tipo de atividade tem proporcionado um final de semana com clima de campo e com a presença dos associados, suas famílias e convidados. “Os nossos sábados estão sendo maravilhosos aqui. Famílias vem para cá. Os pais vêm trazer os filhos quem brincam no espaço do parque, enquanto os adultos estão na prova do laço”, comemora.

PRÁTICAUm dos especialistas, Wanderson Brandão explica que para a prática do team hope, ou laço em dupla, é necessário um cavalo bem treinado, próprio para competição, cela e corda apropriadas. Segundo ele, um novo praticante pode ficar treinado para competição em até seis meses, sendo que não há restrição. A partir da idade de 8 anos já é possível participar.

EXPOAMAMembro da equipe que coordena a Expoama (Exposição Agropecuária de Marabá), este ano em sua 26ª edição, Simpson confirma que o rodeio de 2012 será uma etapa do Campeonato Brasileiro de Rodeio.

A competição ganhou grande projeção e força financeira devido a retorno de direitos de imagem da TV por assinatura. “A Rede Globo entrou no circuito do rodeio este ano, montou 12 etapas a nível Brasil e a única cidade do Norte e Nordeste que vai sediar uma etapa é Marabá. Será transmitido ao vivo pelo SporTV”, comenta Jimmi Simpson.

0 comentários:

Postar um comentário