quinta-feira, outubro 04, 2012

Estrada de Ferro Carajás sofre bloqueio indígena

A Vale informou nesta quarta-feira que as operações da Estrada de Ferro Carajás (EFC) estão paralisadas por conta de um bloqueio indígena, que ocorre desde terça-feira. Segundo nota enviada pela mineradora, o bloqueio se deve a protestos dos índios contra uma Portaria da Advocacia Geral da União (AGU). "Eles reivindicam direitos de salvaguarda de suas terras e as manifestações não têm relação direta com a Vale", disse a empresa. 

O bloqueio está ocorrendo entre os povoados maranhenses de Mineirinho e Auzilândia, no município de Alto Alegre do Pindaré. A Vale comunicou que a viagem do Trem de Passageiros com destino a São Luís será interrompida e os passageiros deverão desembarcar em Açailândia. Para que os passageiros cheguem ao destino final, a mineradora disponibilizará ônibus. 

"A Vale repudia quaisquer manifestações violentas que coloquem em risco seus empregados, passageiros, suas operações e que firam o Estado Democrático de Direito", afirmou a empresa, no comunicado. Ainda segundo a mineradora, estão sendo acionados "todos os meios legais para responsabilizar os invasores civil e criminalmente, já que obstruir ferrovia é crime".

0 comentários:

Postar um comentário