quinta-feira, dezembro 15, 2011

Prêmio a blogs incentiva tecnologia na escola



Ferramenta indispensável nos dias de hoje, a internet chega aos alunos da rede pública de ensino por meio dos laboratórios de informática e de políticas de inclusão digital que ainda não são abrangentes, mas que vão avançando principalmente pelo empenho dos educadores. O uso da ferramenta vem sendo cada vez maior com o advento de blogs de escolas e de alunos, que quase sempre têm como foco o cotidiano da comunidade escolar. De olho nisso e para incentivar essa prática, o NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) da 4ª URE acaba de premiar os melhores no 3º Concurso de Blogs das Escolas Públicas.

O evento de premiação aconteceu na terça-feira (13) no Auditório da Escola José Mendonça Vergolino, com a presença dos blogueiros participantes e de convidados. A mesa foi composta com o diretor da 4ª URE, Pedro Souza; representante do DTE da Semed, Adalgiza Junes; os professores Bertolina dos Santos e Marcelo Carvalho e a coordenadora do NTE, professora Maria Luciléia Rodrigues.

A solenidade durou a tarde toda, uma vez que não era voltada apenas a premiação, mas também a uma mesa redonda sobre Web 2.0 na Educação, mediada pela professora Irene Correia. Neste momento, participaram, ainda, o aluno Elias Silva Júnior, da EEEM Acy Barros e a professora Tereza de Jesus. No momento cultural, destaque para a participação do músico Lucas Cavalcanti.

Premiação
Antes de anunciar os grandes vencedores, a organização explicou que a avaliação foi feita por cinco julgadores de Belém, Ananindeua e Bragança e dois de Marabá envolvidos em educação, jornalismo e novas tecnologias, sem qualquer interferência da equipes do NTE ou DTE. Cada avaliador recebeu um checklist com valores atribuídos de acordo com critérios como conteúdo, design, interação e criatividade.
Os prêmios foram conseguidos pelo NTE com doações espontâneas feitas pelo comércio, por meio de patrocinadores que incentivam o uso da internet na escola. Chamou atenção no evento, a grande participação de alunos de Parauapebas, inclusive com delegação vinda para prestigiar a solenidade.

Os blogs de escolas foram premiados com: uma impressora multifuncional (1º lugar), uma impressora jato de tinta (2º) e uma câmera digital (3º); os blogs de professores: uma câmera (1º), uma impressora multifuncional (2º) e um celular (3º).

Os blogs de alunos foram premiados na categoria ensino médio: uma câmera (1º), mp4 + pendrive (2º e 3º); além de fundamental: câmara digital (1º), celular (2º) e relógio (3º).

Ocorreu, ainda, premiação para facilitador – responsável pela criação e coordenação do blog de escola eleito em 1º lugar, assim como um aluno pela “melhor postagem”.

O CORREIO DO TOCANTINS foi um dos incentivadores e apoiadores do Concurso de Blogs por meio do CT Online, participando da divulgação do prêmio. Ao falar como um dos avaliadores convidados, o jornalista Patrick Roberto elogiou a qualidade dos blogs e enalteceu a importância da comunicação expressa na ferramenta.

A equipe do NTE é formada por: Elizânia Assunção, Irene Ribeiro, Maria Luciléia Rodrigues, Maria Núbia Pinto, Robenilde Leite, Elvis França e Tereza de Jesus Oliveira. Mais informações no endereço ntemaraba.blogspot.com.

Confira os premiados

Categoria Escola1º- Blog da Escola Josineide Tavares
2º- Projetos e eventos da escola Martinho Motta
3º- Escola Domingos Cardoso (Parauapebas)

Categoria Professor1º- Projetos Educacionais - Prof. Sheila Luiza Ferreira
2º- Os Cordéis de Lusinete - Prof. Lusinete Silva
3º- Foliando com a Matemática - Prof. Alaís Silva

Categoria Aluno - Sub-Categoria 6º ao 9º ano1º- Acy na Net – Luciano Araújo, Matheus Mario e Sabrina Cortez (6º ano)
2º- Blog da Thamy – Thamyres Rhanielly Souza Feitosa (9º ano)
3º- Somente a Verdade – Marcos das Neves, Mardoni Coelho e Matheus Vasconcelos (9º ano)

Categoria Aluno - Sub-Categoria Ensino Médio1º- X-tudo do WR – Willi Roger Silva (2º ano)
2º- Blog do Rauge Lima – Rauge Lima (2º ano)
3º- Sensação do Acy – Elisa Ribeiro, Darlyth Nogueira, Bianca Alves e July Picanço (9º ano)

Melhor Postagem“Filhos Antes da Hora / Blog Comportamento Sexual – aluno Eduardo Oliveira Alves – 2º ano da Escola Irmã Dulce

Categoria professor facilitadorFátima Tabosa e Francisco Chagas Souza

Blogueiro DestaqueBlog do Acy – Elias Silva Jr.

3 comentários:

Fiquei muito feliz de ter ganhado o concurso na categoria Aluno - Ensino Médio, que pena que não deu para eu ir!!! estava estudando... A escola Irmã Dulce está dominando de vez a competição, rsrsrs!

Parabéns pela iniciativa.


Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.

Postar um comentário