quarta-feira, janeiro 21, 2015

Whatsapp lança versão para o navegador


O aplicativo de mensagens WhatsApp lançou uma versão online que pode ser acessada pelo navegador Chrome, do Google. O anúncio foi feito na tarde desta quarta (21) pelo fundador do aplicativo, Jan Koum, pelo Facebook.

Ao acessar o endereço https://web.whatsapp.com, o usuário precisará escanear com o celular um QR code para que o navegador sincronize os contatos e as mensagens armazenadas no smartphone.

O Whatsapp online funcionará inicialmente nos sistemas Android, BlackBerry, BB10 e Windows Phone. Usuários com estes aparelhos precisarão atualizar o app e, ao acessá-lo, escolher a função Whatsapp Web no menu principal. O app publicou instruções em português para os que não conseguirem. Quem tem iOS ainda não pode usar a ferramenta por limitações da Apple, segundo Koum.

A internet do Whatsapp web lista suas mensagens em uma coluna na esquerda, enquanto a maior parte da tela é usada para a troca de mensagens. É possível salvar as fotos recebidas pelo app no computador. Para que a função funcione, o telefone precisará ficar conectado à internet. Ao que parece, o Whatsapp encontrou uma forma de “espelhar” o conteúdo do app no navegador sem precisar baixar sempre as informações do usuário.

Nos últimos anos, algumas ferramentas ganharam relativa popularidade adaptando o Whatsapp para o desktop, como o brasileiro Whatscom.




quarta-feira, janeiro 14, 2015

Dengue em Marabá

Embora o último Lira (Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti) tenha apontado médio risco para dengue, com algumas localidades em situação de alto risco, o quantitativo de notificações em dezembro foi de 13 suspeitas da doença. Um novo Lira foi iniciado nesta segunda-feira (12), com o objetivo de nortear a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nas campanhas de combate ao mosquito.

Segundo a coordenadora da Divisão de Epidemiologia da SMS, Fernanda Miranda, para o mês de janeiro também são esperadas poucas notificações de dengue. Ela se baseia nas estatísticas de anos anteriores que tem os meses de fevereiro, março e abril como os maiores registros da doença. Em 2013, por exemplo, das 338 notificações, fevereiro com 85 e março com 82, acumularam quase 50% das ocorrências de todo o ano. (As informações ão da SMS)

Cabanagem


O transcurso dos 180 anos da Cabanagem, um dos fatos históricos mais marcantes da história do Pará passou quase em branco no último dia 7 de janeiro, não fosse a lembrança de alguns poucos aficionados pelo tema, entre eles o jornalista Lúcio Flávio Pinto. “Uma data redonda devia ser aproveitada para lembrar o fato histórico, difundi-lo mais, estimular sua abordagem por novos autores, reeditar obras importantes, promover debates e assim forçar a literatura histórica nacional a mudar sua atitude”, disse ele.



Cabanagem foi uma revolta social ocorrida no Império do Brasil, na então província do Grão-Pará, estendendo-se de janeiro de 1835 a 1840, durante o período regencial brasileiro. Marcado por um cenário de pobreza extrema, fome e doenças, o conflito existiu muito devido à irrelevância política à qual a província foi relegada ao Príncipe Regente após a Independência do Brasil. Dado o seu saldo de mortos exorbitante e a chacina de povos promovida pela coroa, a Cabanagem é um dos maiores conflitos já ocorridos na história do país.