sábado, junho 07, 2008

Jornalista consagrado ensina como investigar empresas, governos e tribunais



"Frederico Vasconcelos é mais do que um repórter extraordinário.

É um dos que mais ousam transitar pelos terrenos minados e

titular no primeiro time do jornalismo. Anatomia da Reportagem só

poderia ser o que é: além de útil para jornalistas, uma reportagem

muito reveladora para os leitores de jornal."

- Janio de Freitas, colunista da Folha de S.Paulo


Dedicar-se ao jornalismo investigativo é uma tarefa para poucos. Frederico Vasconcelos, repórter especial da Folha de S.Paulo e autor do premiado livro "Juízes no Banco dos Réus" (editado pela Publifolha), é um destes poucos jornalistas que transitam com desenvoltura nesta "área minada" da profissão.
Agora, estudantes de jornalismo, profissionais e leitores interessados pelo tema poderão conhecer a fundo os bastidores de uma reportagem investigativa. "Anatomia da Reportagem", livro também editado pela Publifolha, narra episódios reais vividos por Vasconcelos na apuração e redação de reportagens sobre algumas das maiores organizações privadas e governamentais do Brasil.
O autor expõe os interesses que entram em conflito dentro e fora da redação desde a sugestão da pauta até a publicação do texto. Mostra que a reportagem investigativa é um esforço coletivo que envolve profissionais de diferentes áreas da empresa jornalística. E que, sobretudo, trata-se de um trabalho que exige rigor e disciplina do repórter na obtenção e no trato da informação.
-Conheça 28 recomendações de Frederico Vasconcelos para uma boa reportagem investigativa
-Leia "Obra traça roteiro da boa reportagem", crítica de Mário Magalhães para "Anatomia da Reportagem"
Dividido em três capítulos, sobre a investigação de empresas, governos e tribunais, "Anatomia da Reportagem" é todo escrito em primeira pessoa, transmitindo a agradável sensação de uma conversa. É como se Vasconcelos estivesse "do outro lado da mesa", dividindo com o leitor suas melhores "histórias de guerra", vividas ao longo de mais de 40 anos de carreira em grandes redações do país.
Ao final, Vasconcelos apresenta uma rica compilação de 28 recomendações úteis sobre como proceder antes, durante e depois da investigação jornalística, incluindo sugestões para evitar transtornos jurídicos. Assim, além de saborosa leitura, o livro serve de lição --e "mapa da mina"-- para quem deseja aventurar-se pela arte de praticar a reportagem investigativa com coragem e rigor.



Autor: Frederico Vasconcelos

Editora: Publifolha

Páginas: 152

Quanto: R$ 27,00

Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 e no site da Publifolha

0 comentários:

Postar um comentário