terça-feira, janeiro 29, 2013

Hospital particular monta sua própria usina de oxigênio

Hospital particular tradicional em Marabá e hoje controlado pela Unimed Sul do Pará, o Climec recebeu na última semana o equipamento que vai lhe permitir ter sua própria usina de oxigênio medicinal. A novidade já deve entrar em operação esta semana, segundo apurou o blog, e garantirá à unidade economia em comparação ao produto vendido no mercado, que é bem restrito.

A fotografia do equipamento sendo movimentado por um guincho no pátio do hospital foi postada ontem em uma rede social pelo administrador Eugênio Alegretti, comemorando o fato de ser o primeiro do gênero em Marabá. Mais tarde, em linha com a Redação, o presidente da Unimed, médico Jorge Bichara, dava mais detalhes sobre a aquisição, que envolve investimento total de R$ 500 mil.

São, na verdade, duas unidades, uma principal e uma sobressalente de igual capacidade. Cada uma tem capacidade de produzir até 8 mil metros cúbicos por mês de oxigênio medicinal. O Climec deve demandar só a metade disso num primeiro momento. “O consumo de oxigênio do hospital é muito grande. Com isso, optamos por ter a nossa própria usina”, comenta Bichara.

A providência acompanha uma série de investimentos estruturais feitos para o advento da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto que o hospital inaugura entre março e abril de 2013. Serão os seis primeiros leitos de UTI particular do sul e sudeste do Pará, segundo a cooperativa médica.

Na mesma data da inauguração da Terapia Intensiva será aberta toda uma ala nova do Climec, que passará a ter 32 leitos no total. O próximo passo, a partir de então, será a UTI neonatal e a construção de um Centro de Material Esterilizado.

Ainda sobre a usina de oxigênio medicinal, trata-se de equipamento nacional, trazido de São Paulo, nos mesmos moldes do que já utilizam hospitais de médio porte no Maranhão e no Tocantins.

0 comentários:

Postar um comentário