terça-feira, abril 14, 2009

Anatel aprova internet na rede elétrica


A resolução 527 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que aprova o Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofreqüências por Sistemas de Banda Larga por meio de Redes de Energia Elétrica (BPL), permite que novas tecnologias sejam utilizadas por meio do uso compartilhado do espectro eletromagnético, uma vez que as redes de distribuição de energia elétrica disponíveis apresentam grande capilaridade no território brasileiro.

As regras foram publicadas em 13 de abril de 2009 no Diário Oficial.

A aprovação do o acesso à internet banda larga por meio da rede elétrica pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) permite que as tomadas residenciais passem a ser pontos de rede, se conectadas a um modem, e pode ampliar o número de pessoas com acesso à web.

Concorrência

Com o BPL, os dados serão transmitidos por meio de fio elétrico ou por outro cabeamento no poste de energia. O sinal da internet banda larga chega até as residências pela caixa de energia elétrica e é transmitido por dentro da rede.

As empresas de telefonia estão contra o sistema por medo da concorrência. "Mas não tem problema nenhum. São competidores a mais no mercado para o serviço e a Anatel tem que permitir que se amplie a competição", afirmou conselheira que acredita que o sistema vai acelerar a inclusão digital da população.







1 comentários:

Você sabe me informa se já existe algum estudo sobre a internet via rede elétrica em Marabá? A internet hoje existente em Marabá é de boa qualidade??

Postar um comentário