terça-feira, abril 14, 2009

Ministério apoiará exportação de carne bovina do Pará



O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, garantiu apoio para diversas solicitações voltadas ao incremento da exportação de carne no Pará e apresentadas pelo governo do Estado.

De acordo com levantamento do IBGE em 2007, o rebanho bovino do Pará é composto de 15,3 milhões de cabeças. É o quinto maior do Brasil e representa 9% do rebanho nacional, porém exporta apenas 1% de sua produção excedente.

A governadora Ana Júlia Carepa pediu que o Ministério da Agricultura, em ação conjunta com o governo do Pará, mantenha o status sanitário da Área I (sul-sudeste do Estado) e eleve à condição de área livre de febre aftosa com vacinação as áreas II (nordeste paraense) e III (Marajó e Baixo Amazonas).

O governo quer, ainda, a habilitação da Área I (já certificada pela Organização Mundial da Saúde Animal) para exportação de carne para a União Européia. O ministro respondeu que o assunto será resolvido com brevidade.

Missões

Ana Júlia Carepa também reivindicou que as indústrias localizadas no Pará sejam incluídas entre as visitadas pelas missões veterinárias nacionais e internacionais de habilitação. "O Pará ficou de fora das recentes visitas das missões da Rússia, Chile, Ucrânia, Tunísia, irã, China, Filipinas e Cingapura. Por isso, peço que inclua o Estado no roteiro de todas as missões futuras", disse a governadora.

Outro dado que, segundo ela, mostra a necessidade de uma ação imediata para incrementar a exportação da carne produzida em território paraense é que enquanto o Brasil exporta carne para, em média, 140 países, o Pará vende para apenas 10 nações.

Atualmente, o Pará tem uma oferta de 3.377.877 cabeças por ano. A uma taxa de desfrute (percentual anual de rebanho pronto para o abate) de 22%, equivale a 912.026 toneladas de carne. Com isso, há um excedente de mais de 656 toneladas e apenas 1,07% é exportado.

A governadora observou que as 7 mil toneladas de carne exportadas em 2008 correspondem a 0,7% do total nacional, que ultrapassou 1 milhão de toneladas.

1 comentários:

[url=http://tonoviergates.net/][img]http://sopriventontes.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]microsoft office enterprise 2007 suite, [url=http://sopriventontes.net/]adobe acrobat 9 key[/url]
[url=http://tonoviergates.net/]filemaker pro 9 advanced upgrade[/url] profit software discounts kaspersky torrent
buy cheap adobe software [url=http://sopriventontes.net/]buy softwares online[/url] google office software
[url=http://tonoviergates.net/]jeff nero hardy[/url] Edition Mac
[url=http://sopriventontes.net/]adobe website design software[/url] adobe photoshop clipping mask cs4
microsoft office teachers discount [url=http://tonoviergates.net/]lowest price for adobe creative suite 3[/url][/b]

Postar um comentário