segunda-feira, maio 31, 2010

Região Norte tem colégio eleitoral que mais cresce no Brasil

Desde as eleições de 2006, o número de eleitores na região Norte cresceu 11,2%. Os cinco Estados onde o número de eleitores mais aumentou são nortistas: Amapá, Pará, Roraima, Amazonas e Acre. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

Houve crescimento abaixo da média nacional no Nordeste, no Sudeste e no Sul. Essa última região é a que mais vem perdendo participação no total. O crescimento de seu eleitorado foi de 16,5% nos últimos dez anos, menos da metade dos 38,5% atingidos pelo Norte.

A mudança na quantidade de eleitores em cada Estado se deve a fenômenos migratórios e a variações na taxa de natalidade. As projeções da população para 2030 indicam continuidade na tendência de encolhimento proporcional do Sul e de crescimento maior do Norte, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar do crescimento, a quantidade de eleitores na região Norte ainda é menor do que nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste. Os dois candidatos à presidência com maior projeção até o momento, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), não pisaram na região Norte. [Fonte: Amazônia.org]

0 comentários:

Postar um comentário