quinta-feira, agosto 05, 2010

A imagem e o autor


Em meio a tantas belas imagens já colhidas por fotógrafos profissionais e até amadores das paisagens de Marabá, uma em especial virou febre na internet, estando postada em inúmeros sites (blog’s e álbuns do Orkut). Trata-se de um pôr-do-sol visto da orla, com um rio Tocantins sereno e barcos cruzando a água.

As centenas de pessoas que fazem uso da imagem, no entanto, desconhecem a autoria da mesma que é assinada pelo fotógrafo profissional Waishington Oliveira, da Tuerê Fotos. A produção da mesma aconteceu no dia 24 de novembro de 2004.

Alertado por mim sobre o sucesso da sua foto na rede mundial de computadores, o próprio Waishington mostrou-se surpreso, mas ao mesmo tempo feliz com a notícia. Ele explica que a sua intenção à época, era de fazer registros da nova orla com uma série de imagens para atender a agências de publicidade e à Prefeitura de Marabá.

O profissional relata que esse tipo de registro nasce da sua observação das paisagens urbanas. “Todas essas fotos mais elaboradas, elas são pensadas. Eu já vi o local antes e penso: vou voltar aqui tal dia à tarde, no pôr-do-sol, e fazer uma foto assim. Eu vou lá já sabendo que vai dar tal resultado”, comenta.

Nesta foto em especial, o fotógrafo utilizou a técnica “sanduíche de imagens”, que não significa que a foto tenha sido alterada com programa de imagem e sim montada através da sobreposição de camadas. “Cada uma das fotos registra um espectro de luz diferente da outra, dando um aspecto diferenciado”.

2 comentários:

O Washington é muitoo caprichoso,eu estava fazendo um trabalho com ele um tempo atrás e ele me amostrou essa foto,melhor fotógrafo de Marabá, adoroo o trabalho dele =)

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/08/kamila-salgado-do-para-vence-concurso-de-miss-brasil.html

Postar um comentário