segunda-feira, setembro 19, 2011

Paulo Freire completaria 90 anos hoje


Em 2011, no dia 19 de setembro, o educador Paulo Freire (1921-1997) completaria 90 anos. Durante todo o ano acontecem ações em comemorações a data, devido a importante contribuição de Paulo Freire para a educação no país e no mundo.

Nascido em 19 de setembro de 1921, em Recife (PE), Paulo Reglus Neves Freire é considerado um dos mais importantes educadores do século XX. Aos 22 anos, ingressou na Faculdade de Direito do Recife. Período em que conheceu a professora primária Elza Maia Costa Oliveira, com quem se casou em 1944 e teve 5 filhos.

Em 1947, Paulo Freire assumiu o cargo de Diretor do Setor de Educação do SESI do Recife - Serviço Social da Indústria, onde estudando as relações entre alunos, mestres e pais de alunos, conheceu a realidade dos trabalhadores e as particularidades da sua linguagem. Sua primeira experiência como professor universitário foi na Escola de Serviço Social, lecionando Filosofia da Educação. Doutorou-se em Filosofia e História da Educação em 1959, com a tese ”Educação e Atualidade Brasileira”.

No início dos anos 60 engajou-se nos movimentos de educação popular, entre eles o Movimento de Cultura Popular (MCP), a campanha “De Pé no Chão Também se Aprende a Ler” e a Campanha de Alfabetização de Angicos (alfabetização de 300 trabalhadores rurais em 45 dias), ambas no Rio Grande do Norte, e coordenou o Programa Nacional de Alfabetização, do Governo Goulart.

Premiado e reconhecido internacionalmente, Paulo Freire dedicou-se às experiências no campo da educação de adultos e do processo de democratização do ensino, na construção de uma sociedade democrática, por meio do diálogo crítico, a fala e a convivência. Revelou ao mundo uma educação para além da sala de aula, da educação formal, capaz não só de ensinar conteúdos e comportamentos socialmente esperados e aceitos, mas também capaz de conscientizar a todos e a todas. Mais objetivamente pensou nos jovens e adultos trabalhadores, homens do campo e da cidade para abrir-lhes a possibilidade de enfrentarem a opressão e as injustiças.

O educador participou de fóruns e debates. Realizou milhares de palestras e conferências. Envolveu-se nos movimentos sociais progressistas, entre muitas outras atividades como militante e como intelectual. Recebeu prêmios, títulos e homenagens em todo o mundo, entre estas 39 títulos de Doutor Honoris Causa, dos quais 5 entregues à sua viúva. A partir de 2000, a sua viúva Ana Maria Araújo Freire, na qualidade de sucessora legal da obra de Paulo Freire, organizou seus textos inéditos, nomeou-os e publicou na “Série Paulo Freire”.

Hoje o Instituto Paulo Freire (IPF) criado por sugestão do próprio Paulo Freire no dia 12 de abril de 1991, tem a missão de manter vivo e reinventar o seu legado. Tem o compromisso com a educação popular e o sonho da cidadania planetária. Educar para um outro mundo possível.

Podemos dizer que Paulo Freire nos deixou um legado de imensa contribuição para a educação, com reflexos em áreas como a filosofia, a arte, a física, a matemática, a geografia, a história, a literatura, entre outras.

Até hoje continua sendo a grande referência de uma educação como prática da liberdade. Nos ensinou que aprender e ensinar são atos inseparáveis, que a história é possibilidade, não fatalidade. O que ele escreveu faz parte inseparável da vida de toda uma geração que aprendeu a sonhar com ele sonhos possíveis.

0 comentários:

Postar um comentário