quinta-feira, janeiro 12, 2012

O cigarro e a pele: filme de terror



Falar sobre o mal que o cigarro faz à saúde parece “chover no molhado” e ainda fica a pergunta o que é que tem a ver com beleza.

No entanto, infelizmente, apesar de toda a campanha do Ministério da Saúde e outras iniciativas, ainda é muito grande o número de mulheres e homens que ainda fumam. Alguns afirmam que não conseguem deixar o fumo; tentam parar, mas acabam fumando novamente.

O fato é que o fumo faz um mal enorme à saúde e à pele. O fumo reduz o fluxo sanguíneo, dificultando a oxigenação dos tecidos. Resultado: envelhecimento precoce e não tem creme que dê jeito nisso. As rugas acentuam-se ao redor dos olhos e em torno da boca.

Quando não ocorre oxigenação suficiente, o metabolismo se altera, afetando, por exemplo, a absorção de colágeno e das vitaminas A, C e E, as quais são antioxidantes naturais e que servem para neutralizar os radicais livres. 

Os efeitos não são imediatos, mas a médio e longo prazo. A pela fica desvitalizada, cansada e a sua recuperação é quase impossível. Os especialistas em estética explicam que para quem fuma há muitos anos, maiores são os estragos. Quem pretende melhorar a saúde e o aspecto da pele deve, antes de tudo, deixar de fumar. Se não consegue sozinho, busque ajuda médica, inclusive o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece apoio aos interessados.

0 comentários:

Postar um comentário