sábado, setembro 25, 2010

Monomotor de Marabá cai e invade avenida em Belém


A aeronave na posição em que ficou após o choque com o muro do aeroclube

Ficou de receber alta na manhã deste sábado (25) o comandante Osvaldo Camargo após passar a noite em observação no Hospital Geral da Unimed em Belém. Osvaldo sofreu apenas escoriações na testa e braços após acidente com o monomotor que pilotava, modelo Sertanejo, prefixo PT-EGM, no Aeroporto Júlio César, na capital. Destruída, a aeronave foi parar no meio da avenida Brigadeiro Protásio, após destruir parcialmente o muro do aeroporto.


O monomotor pertence à empresa Tasp – Táxi Aéreo, que tem como base o Aeroporto de Marabá e pertence ao ex-prefeito de Jacundá, Adão Ribeiro. O aparelho estava há 15 dias em Belém para revisão, a chamada inspeção de 500 horas. Camargo, piloto com mais de duas décadas de experiência, foi a capital exclusivamente buscar o avião.


Por telefone, no início da noite de ontem, Osvaldo afirmou que já estava refeito do susto e feliz devido ao acidente não ter envolvido terceiros, uma vez que ao invadir a avenida poderia ter colidido com veículos.


Ele explicou que estava no procedimento de decolagem, por volta das 15h30, quando o motor falhou e ele teve de decidir rápido, optando pelo procedimento padrão que era o do pouso de emergência. O comandante acredita que numa pista maior, como a do Aeroporto de Marabá, teria conseguido pousar o avião com folga. No Júlio César, quando a pista acabou, a aeronave colidiu com o muro, perdendo a asa, derrubando o concreto e invadindo a avenida.


Mesmo a contragosto, pois acreditava estar bem, Osvaldo Camargo foi levado para o hospital e os médicos decidiram mantê-lo em observação. Tão logo ele receba alta neste sábado deve voltar para Marabá, onde reside.


Ele tentava decolar rumo a Marabá, quando o motor falhou, obrigando-o a um pouso de emergência no que restava da pista. Sem espaço, bateu contra o muro de arrimo.


De acordo com o Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), ontem mesmo foi autorizada a retirada da aeronave do local, e o que restou dela deve ser encaminhado para oficina. Os técnicos do Seripa já iniciaram o trabalho de investigação para um laudo preciso sobre as causas do acidente.

0 comentários:

Postar um comentário