quinta-feira, abril 07, 2011

Julgamento de Vavá Mutran é adiado para 9 de junho

O julgamento do ex-deputado Osvaldo dos Reis Mutran (o Vavá Mutran), que ocorreria nesta quinta-feira (7), foi adiado para 9 de junho, por decisão do juiz Edmar Pereira, presidente da 1ª. Vara do Tribunal do Júri de Belém, onde tramita o processo. Será o segundo julgamento de Vavá Mutran, hoje com pouco mais de 80 anos de idade. No primeiro, realizado em Marabá em 2005, ele foi absolvido do homicídio praticado contra David Ferreira de Abreu, de 8 anos. Por maioria dos votos os jurados acolheram a tese defensiva de negativa de autoria.


O Ministério Público do Estado (MPE) recorreu ao Tribunal de Justiça (TJPA), conseguindo anular a sentença absolutória. Também a pedido do MPE o Tribunal desaforou o júri do ex-deputado para a Comarca de Belém, sendo distribuído o processo eletronicamente para a 1ª Vara do Júri. A requerimento do advogado de defesa do réu, Osvaldo Serrão o juiz decidiu transferir para 09 de junho, no plenário Desembargador Elzaman Bittencourt, Fórum Criminal de Belém, Cidade Velha.


A defesa do fazendeiro alega negativa de autoria, e que teria sido um caseiro de nome Assis, que nunca foi encontrado, o autor dos disparos. O exame de pólvora combusta realizada nas mãos do réu atestou resultado negativo. A acusação, que será sustentada pela promotora Rosa Cordovil tentará provar que Vavá Mutran é o autor do crime. A representante do MPE se baseia em testemunhas que presenciaram o réu sacar a arma e atirar na cabeça da criança.


Conforme a acusação os garotos estavam jogando bola no terreno que ficava ao lado de sua chácara e estariam importunando o ex-deputado. Testemunhas informaram que o réu teria determinado aos garotos para saírem do local, e quando eles estavam se retirando o réu sacou o revólver da bolsa e fez dois disparos. O garoto morreu dentro da ambulância a caminho do Hospital Municipal de Marabá. (Com informações da Ascom TJE)

0 comentários:

Postar um comentário