quinta-feira, maio 05, 2011

Carajás é aprovado no Congresso

Emancipacionistas do sul e sudeste do Pará estão em festa desde a metade da manhã desta quinta-feira (05/05), data que marca a maior vitória da campanha pró-Estado de Carajás nas últimas duas décadas. A Câmara dos Deputados aprovou o plebiscito para decidir sobre a emancipação de Carajás, que pode criar um novo Estado, a partir da redivisão do Pará.

O mérito dos decretos legislativos (também passou o de Tapajós) foi aprovado no plenário graças a um acordo de líderes garantido esta semana. Com isso, nem mesmo a tentativa da liderança do governo de tirar a matéria de pauta teve sucesso, vingando o que já estava acordado.

Foi, de longe a maior vitória do projeto até hoje, depois de ter passado sem sustos pelo Senado Federal. Na Câmara, onde as opiniões eram mais divididas, foi necessária uma série de estratégias para driblar as forças contrárias, entre elas parlamentares do próprio Estado do Pará, contra o plebiscito.

Uma das razões para a vitória de hoje foi o fato de o deputado Giovanni Queiroz, um dos políticos mais identificados com a bandeira da redivisão, ser hoje o líder do PDT na Câmara, com o que passou a ter uma relação mais próxima com os demais líderes de partido e poder de barganha.

Desde o início desta semana a estratégia para colocar o projeto em pauta estava delineada, porém os envolvidos mantiveram tudo em sigilo, evitando até mesmo vazar a informação à imprensa, de forma a pegar de surpresa as forças contrárias a aprovação do mérito.

De Belém, o deputado licenciado e hoje secretário de Pesca do Pará, Asdrubal Bentes, outro dos nomes mais identificados com a luta, comemorou e debitou a conquista aos anos de luta de vários visionários. “No meu caso, custou caro pois depois que apresentei o primeiro projeto pelo plebiscito não consegui me reeleger”, rememora o político, dizendo-se emocionado com a conquista.

O agora decreto vai para publicação, depois da qual o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá seis meses para notificar o TRE/PA, para que este marque a realização do plebiscito, para ouvir a população do Pará sobre a redivisão do Estado. A tendência é que o eleitorado de todo o território paraense tenha direito ao voto.

1 comentários:

Não concordo. Tem que ser só a região Sul e Sudeste.Só a população da região Metropolitana de Belém é suficiente para Votar contra a divisão.Assistido um programa de Tv passou um vídeo falando sobre o plebiscito e a emancipação, isso é muito bom para esclarecer os moradores da nosso região.

Mas precisa ter um movimento mais forte da Mídia,Empresariado,entidades e Igrejas,para esse movimento ganhar mais Fôlego.Essa é a hora(pelo menos)de todos nós se unirmos.

Pois a elite da Capital está inconformada.Se Não, não adianta nem lutarmos.

Não podemos deixar essa Oportunidade ir embora e não deixar endereço, como acontece com as nossas riquezas.

Postar um comentário