segunda-feira, julho 19, 2010

País terá primeiro debate on-line

Os candidatos à Presidência da República participarão de uma experiência inédita este ano: o primeiro debate on-line.

Ao vivo e 100% digital, o Debate On-Line 2010 será transmitido simultaneamente em quatro portais que representam 23 milhões de usuários únicos, atingindo 95% dos internautas de todo o País, segundo relatório do Ibope NetRatings, de junho de 2010.

Diferentemente dos tradicionais, o Debate On-Line 2010 promovido pelos portais iG, MSN, Terra e Yahoo! promete que o usuário da internet como foco central na interação com os candidatos, com canal aberto no Twitter no @debateonlinebr para envio de perguntas no dia do evento.

Os candidatos estarão frente a frente com o eleitor, pela internet, durante 90 minutos, das 15 horas às 16h30, período de maior audiência nos quatro portais. Serão convidados os candidatos que apresentaram mais de cinco por cento da intenção de votos, segundo a pesquisa Ibope, no mês de junho.

A data, inicialmente prevista para 31 de agosto, foi antecipada após alinhamentos entre os portais e os coordenadores das campanhas dos presidenciáveis. A medida foi tomada em respeito às agendas dos candidatos que terão trabalhos acelerados com o corpo a corpo com os eleitores, em todo o País.

O debate será aberto pelos próprios candidatos fazendo perguntas entre si sobre os temas que os internautas irão sugerir pelos portais, nos dias que antecedem o encontro. Em seguida haverá perguntas dos jornalistas dos portais e dois blocos de perguntas dos usuários.

Dividido em quatro blocos a interação com os candidatos convidados será integralmente pautada pelos internautas, o que fortalecerá o processo democrático num debate com a própria sociedade.

Números da Web no Brasil e na América Latina

· Até 2020, metade da população brasileira pertencente à Classe C terá acesso à internet em casa, e 60% dessas conexões serão de banda larga. (Fonte: Programa de Estudos do Futuro da Fundação Instituto de Administração - Profuturo/FIA).

· As Classes D e E chegarão ao fim da década com 25% de seus domicílios conectados à web, dos quais um quarto fará acesso por meio de banda larga. (Fonte: Programa de Estudos do Futuro da Fundação Instituto de Administração - Profuturo/FIA.

· Em dezembro de 2009, eram 67,5 milhões de internautas. Em setembro do mesmo ano, eram 66,3 milhões. Em apenas 3 meses surgiram 1,2 milhão de novos internautas, com mais de 16 anos, na internet.
(Fonte: Ibope Nielsen Online – Jun/2010)

· Além disso, somos o 5º país com o maior número de conexões à Internet.

· Na América Latina, os brasileiros foram os que passaram mais tempo conectados à Internet, com média de 26,4 horas. (Fonte: comScore)

· 27,5 milhões acessam regularmente a Internet de casa. Isso sobe para 36,4 milhões se considerados também os acessos do trabalho. (Fonte: Ibope Nielsen Online – jul/2009)

0 comentários:

Postar um comentário