sexta-feira, janeiro 05, 2007

Recorde de mortes de jornalistas em 2006


A Federação Internacional dos Jornalistas declarou que 2006 foi um ano trágico para repórteres e profissionais da área de jornalismo. O número de mortes de jornalistas no exercício da profissão alcançou níveis históricos, com pelo menos 155 assasinatos. Segundo Aidan White, Secretário Geral da FIJ, "a mídia tornou-se mais poderosa e o jornalismo mais perigoso".O conflito no Iraque contribuiu para o aumento desse número. No meio do ano, cerca de 68 equipes de diferentes meios de comunicação foram mortas, totalizando 170 mortes de profissionais da área de comunicação no país desde o início do conflito em abril de 2003.

Em outras partes do mundo, a violência também continua. Na América Latina, principalmente no México, Colômbia e Venezuela, foram contabilizadas 37 equipes de meios de comunicação assassinadas. Já na Ásia foram 34 mortes de jornalistas por ocasião dos ataques nas Filipinas e no Sri Lanka.

O único sinal positivo veio nos últimos dias do ano quando, pela primeira vez, as Nações Unidas emitiram um estatuto condenando a impunidade dos assassinos de jornalistas e profissionais da área de comunicação. Em uma resolução do dia 23 de dezembro, o Conselho de Segurança da ONU, por unanimidade, destacou que os governos devem estar atentos às leis internacionais e devem ajudar na proteção de civis em conflitos armados. O Conselho destacou ainda que serão preparados relatórios anuais apontando os riscos enfrentados pelos meios de comunicação e suas equipes.
Os números oficiais da FIJ são 155 assassinatos, não incluindo as 22 mortes acidentais de jornalistas no exercício da profissão.

A FIJ vai divulgar um relatório detalhado "Jornalismo posto à espada", que será publicado em meados de janeiro. Este relatório também cobre o trabalho do Fundo de Segurança da FIJ, que fornece ajuda humanitária às vitimas de violência e suas famílias. O foco maior está no Iraque onde a FIJ promove uma campanha vigorosa contra a impunidade da matança dos jornalistas.

1 comentários:

necessario verificar:)

Postar um comentário