quinta-feira, dezembro 06, 2012

Adeus a Oscar Niemeyer

Morreu às 21h55 desta quarta-feira (05/12), aos 104 anos, o arquiteto carioca Oscar Niemeyer, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960.

Filho de Oscar de Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida, Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Após uma juventude boêmia, Niemeyer concluiu o ensino secundário apenas aos 21 anos, mesma idade com que se casou com Annita Baldo, filha de imigrantes italianos, na época com 18 anos. Com Annita, o arquiteto teve sua única filha, a galerista Anna Maria Niemeyer - falecida em maio de 2012, aos 82 anos.

Após a morte de Annita, em 2004, Niemeyer partiu para um segundo casamento dois anos depois, com a sua secretária, Vera Lúcia Cabreira. Uma das personalidades mais longevas do País, o arquiteto deixou cinco netos, treze bisnetos e quatro trinetos.

VELÓRIO
A assessoria da Presidência da República informou na noite desta quarta (5) que o velório do arquiteto Oscar Niemeyer será realizado no Palácio do Planalto, sede do governo federal, em Brasília.
No prédio, projetado pelo próprio Niemeyer, fica o gabinete da presidente Dilma Rousseff.

Segundo a assessoria, a própria Dilma telefonou para a família do arquiteto, ofereceu as dependências do palácio, e a oferta foi aceita.

Como Niemeyer morreu no Rio de Janeiro, e o corpo terá de ser transportado para Brasília, é mais provável que o velório se inicie na tarde desta quinta (6).

Niemeyer, de 104 anos, teve a morte confirmada às 21h55 desta quarta. Ele estava internado desde 2 de novembro, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul. Reconhecido internacionalmente por suas obras, completaria 105 anos em 15 de dezembro.

O Palácio do Planalto foi inaugurado em 21 de abril de 1960, construído a partir de projeto de Niemeyer.
A construção começou em 10 de julho de 1958. A inauguração do palácio ocorreu em 21 de abril de 1960, como parte das festividades da inauguração de Brasília.

0 comentários:

Postar um comentário