sexta-feira, dezembro 21, 2012

Novo bispo de Marabá assume Diocése nesta sexta


Está tudo pronto para a posse do novo bispo de Marabá, dom Vital Corbellini, na noite desta sexta-feira (21). A celebração se dará com uma missa que tem início às 19 horas, na Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Marabá Pioneira, e que será presidida pelo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira. O novo titular da Diocese local da Igreja Católica já está na cidade desde o dia 11 de dezembro, e sua posse é esperada com muita ansiedade pelos fieis.

Foi preparado um caderno da Celebração Eucarística de Tomada de Posse, o qual foi revisado e distribuído durante reunião na manhã de terça-feira entre os padres, em Marabá. O material traz uma biografia do novo bispo, o rito da cerimônia e, na contra-capa, o brasão de dom Vital e uma explicação sobre o mesmo.

Após a citação do momento como histórico para a igreja e rememoração da figura de dom José, dom Vital Corbellini chegará ao recinto acompanhado de dom Alberto, enquanto a comunidade entoa o canto de entrada. Nesse momento, o vigário-geral, padre Ademir Antônio Gramelik, será convidado a saudar o novo bispo em nome da Diocese.

O ato de posse será o sexto momento da programação. O primeiro a falar é dom José Maria Berdones, administrador apostólico da Diocese nesse período. Em seguida, o padre Luiz José Weber, coordenador diocesano da Pastoral, procede à leitura da Bula Pontifícia.

Dom Alberto e dom Jesus conduzem dom Vital até a Cátedra e o primeiro entrega o báculo ao novo bispo, como símbolo do pastor. Com este gesto, dom Vital Corbellini assume oficialmente o pastoreio da Diocese de Marabá e passa a presidir a celebração eucarística.

A Diocese se apresentará ao novo bispo com entrada de símbolos e faixas de representação das paróquias, áreas missionárias e povos indígenas, pastorais e movimentos da igreja. A missa segue com liturgia da palavra, aclamação do evangelho, homilia, preces, ofertório, comunhão, mensagens e oração final.

QUEM É
Dom Vital Corbellini tem 53 anos, é presbítero e era padre em Jarú (RS), quando foi nomeado pelo Papa Bento XVI para bispo da Diocese de Marabá. De 2008 a 2011 foi vigário-geral da Diocese de Caxias do Sul. A Ordenação Episcopal dele aconteceu no último dia 30 de novembro no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha (RS).

Aproximadamente 25 bispos estiveram presentes, quase uma centena de padres, religiosos, e uma grande multidão. Entre os bispos ordenantes estava dom Alberto Taveira Corrêa. Na ocasião, Corbellini disse: “O bispo não pode se preservar, mas dar algo de si mesmo para engrandecer o Reino de Deus. Ele foi o homem para os outros para concretizar dessa forma o plano do Pai sob a inspiração do Espírito Santo. Esse é o meu lema episcopal. Eu quero colocar toda a missão na Trindade para que a vida que eu levar seja uma contínua realização de sua vontade. Nós desejamos que o bispo seja acolhedor do povo, dos sacerdotes, dos religiosos e das religiosas, dos seminaristas, dos pobres, dos necessitados”.

PADRE CÉSAR
Logo que chegou à Diocese, o bispo já foi colocado a par da situação do padre titular da Catedral, Mbaku Bhonõi César, que está sendo transferido para o Congo, na África e a providência causou reação dos fieis da paróquia que não querem ver a sua partida neste momento. Uma campanha intitulada “Fica, padre César” tomou as ruas com a frase fixada em veículos e em cartazes.

Sobre o assunto, dom Vital já interferiu junto à congregação do padre César e conseguiu o adiamento da partida dele, inicialmente prevista para 15 de janeiro, para 5 de abril, de forma a que este complete a obra de reforma da Catedral.

DOM JOSÉ
Dom Vital Corbellini tem a importante missão de suceder a dom José Foralosso (in memoriam), que assumiu a Diocese em 22 de fevereiro de 2000 e ficou à frente da mesma por 12 anos, até abril deste ano, quando solicitou oficialmente ao Papa a sua renúncia. Já como bispo emérito, ele permaneceu em Marabá a convite de dom José Maria Berdones, para que acompanhasse os trabalhos da Diocese até a escolha do novo bispo.

Só que em 5 de junho, durante a celebração de uma missa na Igreja Santa Rita de Cássia, na Folha 13, Nova Marabá, Foralosso sofreu um AVC e mais um traumatismo craniano como resultado da queda ao chão. Em 22 de agosto, após longo período na UTI do Hospital Regional, o bispo morreu aos 74 anos. O seu corpo foi sepultado no dia 23, em cripta aberta sob o piso da Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

0 comentários:

Postar um comentário