quarta-feira, dezembro 26, 2012

Liah tem reencontro com suas origens em Marabá



Compositora, instrumentista, intérprete e dona de uma voz marcante na música. Esta é a paraense Liah Soares, 32 anos, segunda colocada no The Voice Brasil, da Rede Globo em 2012. Na região para passar o Natal com os pais, que moram em São Domingos do Araguaia, a artista gravou entrevista coletiva em Marabá, no dia 22, fez revelações sobre os bastidores do programa, falou sobre a carreira, projetos, Pará e do convite que recebeu de Boninho para se apresentar no reality Big Brother Brasil.

Questionada quanto à vitória da colega brasiliense Ellen Oléria, no programa, Liah diz que o prêmio ficou em boas mãos, que tem um grande respeito por todos os participantes e que não está frustrada. “Ela é uma artista incrível e era uma competição. É lógico que eu queria ganhar, mas tudo o que aconteceu para mim foi maravilhoso, foi uma grande experiência e estou muito feliz, satisfeita”, respondeu a artista. Embora a emissora carioca não tenha divulgado oficialmente as colocações das quatro finalistas, Liah foi avisada por repórteres da Rádio Globo de que ficou em segundo lugar, com diferença de 4% para Oléria.

Sobre a convivência com Daniel, que era o seu técnico, ou mentor no programa, a cantora diz que o contato não era tão grande, uma vez que os artistas não ficavam confinados e mantinham suas agendas de shows fora da atração. Apesar disso, ela relata que aprendeu muito com o sertanejo e trocou experiências fundamentais. “Conversávamos sobre repertório e ele sugeria algumas coisas. Mas devo destacar o respeito que ele tinha por mim. Sempre dizia que eu, melhor do que ninguém, saberia o que era melhor. É uma pessoa muito simples, humilde e ética, e isso é uma grande inspiração”.

PARÁ
Apesar de uma trajetória musical construída desde a adolescência, e hoje já profissional, com discos gravados, canções de sua autoria nas vozes de cantores renomados, Liah ainda era uma desconhecida para muitos paraenses até o The Voice. A artista reconhece isso e vê, agora, uma oportunidade de contribuir com a sua imagem para reforçar a projeção da música do seu estado de origem no cenário nacional.

“O Pará sempre foi um estado marcado por diversidade artística. Quando criança eu ouvia muito carimbó, Mestre Verequete, Pinduca, Fafá de Belém, Leila Pinheiro. Acompanho agora o sucesso que vêm tendo a Banda Calypso e a Gaby Amarantos, e fico feliz de poder estar mostrando um outro lado do Pará, que aqui também temos MPB. O Brasil precisa desta diversidade”, opina.

RELEITURAS
Liah foi muito elogiada pela crítica durante o reality por ter protagonizado releituras de grandes sucessos, o que, na visão de muitos, era um risco que ela estava correndo. Foi assim logo na estreia, quando ela apresentou um solo em voz e violão com “As rosas não falam”, de Cartola. Outra versão marcante foi “Tente Outra Vez”, de Raul Seixas, esta já na fase final.

“Era uma mensagem que eu queria deixar para os participantes e para o Brasil. Independente de me garantir vitória ou não, eu queria passar isso, de que é preciso ter sempre fé em Deus, fé na vida. A nossa luta é diária”, respondeu, explicando que tudo o que cantou foram músicas que marcaram a sua vida.

Sobre os planos para a carreira de agora em diante, Liah destaca que quer gravar o seu primeiro DVD, algo que ainda não conseguiu, embora tenha clipes entre os mais vistos do Youtube. “Eu já vinha planejando isso bem antes do The Voice e agora isso se tornou bem mais próximo. Eu quero fazer um DVD com essas releituras de clássicos que cantei no programa, mesclando com as minhas músicas. Vou chamar artistas que admiro e amigos para participarem. Também quero uma turnê pelo Pará”, projeta.

DEDICAÇÃO
Liah também foi instada a dar dicas a quem, diante do exemplo dela, queira tentar a carreira artística, ou mesmo batalhar por projeção nacional na música. Quanto a isso, a cantora sugeriu que a pessoa tenha a real dimensão do que é a sua aspiração e saiba que vai ter de ser persistente e batalhar bastante. “Não há fórmulas. Eu estou há muitos anos nessa luta. Seja fiel a sua identidade e não desista, pois muitos nãos eu ouvi, fiz discos com muito carinho para chegar a todo o Brasil e eles não aconteceram, mas estava fazendo algo do meu coração”.

REALITY
Um dos principais executivos da Globo e diretor de núcleo, Boninho foi outro que se encantou com a voz e o perfil de Liah Soares a ponto de externar isso a ela nos bastidores. Ele disse à cantora que ela levou inovação ao programa e lhe fez um convite que ela revelou ao CORREIO DO TOCANTINS: “O Boninho foi o grande idealizador do The Voice. Ele elogiou o meu trabalho e me chamou para cantar no Big Brother Brasil e, com muita honra, eu vou”.

Além de Lulu Santos, Cláudia Leitte e Carlinhos Brown, a paraense também recebeu cumprimentos de outros ícones da música, como Ivan Lins e Milton Nascimento. “Estou fechando um ciclo maravilhoso na minha vida para entrar em outro”.

Depois do Natal, Liah embarca para o Sul do país e deve passar o Ano Novo em Florianópolis (SC). No dia 12 de janeiro ela vai se apresentar em Belém, no aniversário da capital. Nesta segunda-feira, dia 24, ela participa de seção de autógrafos a CDs seus na Leolar Magazine da Cidade Nova das 10 às 12 horas e, à tarde, na Leolar da Folha 31, das 15 às 18 horas.

Ao final da entrevista do último sábado, no Itacaiúnas Hotel, ela recebeu um exemplar do CD Canto a Canto, do colega músico Dauro Remor e ainda deu uma palhinha para as pessoas ali presentes, cantando o seu mais recente sucesso, a música romântica “Sangrou”.

1 comentários:

Malaysia & Singapore & brunei finest on the internet blogshop for
wholesale & supply korean add-ons, accessories, earstuds, locket, rings,
bracelet, hair & bangle accessories. Promotion 35 % wholesale discount. Ship Worldwide
My web site ; xbox repair

Postar um comentário