terça-feira, janeiro 29, 2013

Reunião vai avaliar uso de agrotóxicos em alimentos

Técnicos do Departamento de Vigilância Sanitária (DVS) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estarão reunidos com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta terça-feira (29), em Belém. Eles vão avaliar os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos in natura que chegam à mesa do consumidor paraense. Entre outros assuntos em pauta, estão os resultados das fiscalizações realizadas em 2011 e uma parcial do que foi feito em 2012.

A reunião segue o protocolo do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), criado pela Anvisa em 2001. o "Para" tem o objetivo de avaliar a qualidade dos alimentos em relação ao uso de agrotóxicos. A exposição de pessoas aos agrotóxicos pode ser atribuída ao consumo de alimentos oriundos da produção agropecuária e ao contato direto, no caso dos aplicadores rurais e/ou manipuladores, ou ainda ao contato indireto, como no caso das populações que estão sujeitas à aplicação de agrotóxicos para controle de vetores das endemias. São analisadas algumas culturas selecionadas na Ceasa, nas feiras e supermercados, como alface, banana, batata, cenoura, laranja, maçã, mamão, morango e tomate.

Informe técnico do DVS da Sespa complementa que durante a reunião ainda serão colocados em pauta os seguintes assuntos: embasamento legal para execução das ações; documentos a serem fornecidos no ato da fiscalização; coletas fiscais de amostras; integração de gerentes e controle de qualidade; cadastro de produtores, distribuidores e abastecedores e rastreabilidade.

Além da Sespa e da Anvisa, estarão presentes técnicos do 1º Centro Regional de Saúde e do Departamento de Vigilância Ambiental da Sespa, da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Belém; da Associação Paraense de Supermercados (Aspas) e da Central de Abastecimento do Pará (Ceasa). (Ag. Pará)

0 comentários:

Postar um comentário