terça-feira, setembro 29, 2009

UFOPA prestes a ser aprovada no Senado

Poderá entrar em pauta nesta quarta-feira (30), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, o projeto de lei que cria a Universidade do Oeste do Estado do Pará (UFOPA). O relator da matéria será o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que dará parecer favorável à instalação da universidade. O parlamentar, inclusive, já havia apresentado ainda em 2006 um projeto de lei semelhante, que chegou a ser aprovado pelo Senado em 2007, mas acabou rejeitado na Câmara dos Deputados.

No ano seguinte, em 2008, o Executivo enviou ao Congresso um projeto de lei com o mesmo teor, criando a UFOPA. "Lamentavelmente, ocorreu esse atraso por conta de questões políticas, pois não acataram um projeto apresentado pela oposição", comentou Flexa Ribeiro. "De qualquer forma, vamos trabalhar para que a tramitação dessa vez ocorra normalmente, sem questões políticas, mas sim fazendo justiça à região Oeste do Estado, que precisa receber uma Universidade, assim como a região Sul e Sudeste do nosso Estado", explicou Flexa Ribeiro.

O PLC 179/09 foi recebido no Senado em 11 de Setembro deste ano. Assim que for aprovada na CCJ, o projeto de criação da Ufopa segue em caráter terminativo para a Comissão de Educação, Cultura e Esporte. De acordo com o parecer do relator, Senador Flexa Ribeiro, a UFOPA beneficiará mais de um milhão de pessoas da região amazônica. O projeto prevê a criação dos seguintes cargos e funções:

a) 432 cargos de Professor da Carreira de Magistério Superior;
b) 120 cargos efetivos de nível superior para a área técnicoadministrativa,
contemplada, ademais, com 212 cargos de nível médio;
c) 41 Cargos de Direção (CD);
d) 170 Funções Gratificadas (FG); e
e) 1 cargo de Reitor e 1 cargo de Vice-Reitor.

O financiamento da UFOPA será viabilizado por meio de recursos provenientes de dotações consignadas no Orçamento Geral da União e alocação de recursos de outras fontes e geração de receitas comuns ao conjunto de universidades federais. Depois de devidamente implantada, o Poder Executivo é autorizado a transferir para a Ufopa saldos orçamentários da UFPA e da UFRA não utilizados, observadas as pertinentes regras e limitações fiscais a tal procedimento.

O futuro reitor da UFOPA, Dr. Seixas Lourenço está em Brasília esta semana e informou que está com todo o procedimento pronto para realização de processo seletivo para professores e alunos, dependendo apenas da aprovação do projeto.

segunda-feira, setembro 21, 2009

Marabá no Esporte Espetacular

Muitos esportistas marabaenses estavam vidrados na tela da tevê na manhã de domingo no aguardo da exibição da reportagem sobre o time Gavião Kyikategê no Esporte Espetacular, da Rede Globo.
A reportagem foi a principal do programa, fechando o jornal dominical com mais de 13 minutos de duração e vendeu o time como sendo a primeira equipe indígena profissional do Brasil, uma vez que busca vaga na primeira divisão do Campeonato Paraense de 2010.
Apesar do foco do material ser a equipe Kyikategê, o trecho mais emocionante e marcante foi a cobertura da final do primeiro turno do campeonato marabaense disputado pela tribo irmã, a Parkategê, por meio do time Estrela de Ouro. Os índios foram campeões do turno numa final emocionante decidida nos pênaltis.

Confira a reportagem:

Brasil alcança 164,5 milhões de celulares


O Brasil alcançou o número de 164,5 milhões de celulares em agosto. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no mês passado foram vendidos 2,6 milhões de celulares, 1,62% acima do registrado um mês antes. De janeiro a agosto, o país ganhou 13,9 milhões de celulares. O número representa o segundo maior resultado para esse período desde 2000.

FOTO: ex-capitão Fábio Luciano estreia no Maracanã como torcedor do Flamengo



Em meio às mais de 50 mil pessoas que foram ao Maracanã assistir à vitória do Flamengo sobre o Coritiba por 3 a 0 havia um torcedor estreante: Fábio Luciano. Pela primeira vez desde que se apresentou, o zagueiro foi ao estádio acompanhar uma partida do ex-clube. Ele estava ao lado do piloto Thiago Camilo, da Stock Car. Os dois rubro-negros se empolgaram com a festa da torcida e não dispensaram os gritos de incentivo aos jogadores.

terça-feira, setembro 15, 2009

No Brasil, Google domina buscas e Orkut, os sites de relacionamentos

Deu no Infosfera:


Só falta colocar o vermelho na bandeira – que o verde, o amarelo e o azul já estão lá. Relatório da comScore mostra o domínio do Google nos dois mercados emergentes de internet: Índia e Brasil.
Resultado: em julho, 29.8% do tempo total gasto on-line no Brasil foi gasto no Google, com a Índia foi só um pouco mais abaixo a 28.9%.

O seguinte mercado global mais alto foi a Irlanda com 15.9%.

Os principais dez mercados globais da Internet por fatia do tempo gasto no Google são:

Brasil ..................................... 13.808 min (29.80%)
Índia ................................................... 6,294 min (28.90%)
Irlanda ................................................... 273 min (15.90%)
Cingapura ............................................. 475 min (14.30%)
Portugal ................................................ 590 min (13.30%)
África do Sul ........................................ 358 min (12.90%)
México ............................................... 2,950 min (12.80%)
Itália ................................................... 2,699 min (12.40%)
Áustria .................................................. 417 min (12.10%)
Dinamarca ............................................ 417 min (12.10%)

PS: os números em minutos são o total gasto no Google.

O percentual é extraído da fatia gasta no Google e o total navegado no país em junho (confira os dados completos aqui).

Os dados, vale lembar, não se referem apenas ao buscador. Diz a comScore que em algumas categorias, o Google é o único jogador de importância, dominando fatias de mercado consideravelmente altas.

Por exemplo, no Brasil, o Google representa 89.5% de todas as buscas conduzidas, enquanto que o Orkut tem uma posição dominante em redes sociais (96% de tempo gasto), assim como o Google Maps na categoria de mapas (70.9%) e o YouTube, propriedade do Google, na categoria multimídia (91.6%).

Mais uma vez, a soberania do Orkut se confirma. Na verdade, retiro o que eu disse no início do post. Em vez de pintar mais uma cor na bandeira, vamos oficializar o Orkut verde e amarelo.
Tags:
, , ,

sexta-feira, setembro 11, 2009

Hackers invadem site da "CBF Argentina" e põem Maradona com camisa do Brasil





Um grupo de piratas virtuais autointitulado "KKR" invadiu nesta sexta-feira (11) o site da AFA (Associação do Futebol Argentino, a CBF da Argentina) e publicou em sua página principal uma foto do técnico Diego Maradona usando a camisa da seleção brasileira.

Em uma tela inteiramente negra, os invasores incluíram apenas a foto e, abaixo dela, a frase "uma imagem vale mais que mil palavras".
A foto de Maradona foi tirada de uma campanha publicitária do Guaraná Antárctica, marca brasileira, em que o ex-craque sonhava que era jogador da seleção do país vizinho.
O site "Canchallena.com", que pertence ao jornal "La Nación", de Buenos Aires, informou ter entrado em contato com o departamento de Sistemas da associação.
Os técnicos da entidade indicaram que esta é a terceira vez em que piratas virtuais invadem a página, mas "a primeira em que conseguem substituí-la por uma imagem".
Para corrigir o problema, a AFA explicou que tirará sua página do ar durante todo o fim de semana.
Ao "KKR" são atribuídos outros episódios similares, nos quais o grupo conseguiu alterar sites de órgãos estatais e empresas.
Após ser derrotada por Brasil e Paraguai, a Argentina caiu para a quinta posição na tabela das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.
Se a competição terminasse hoje (11), a equipe dirigida por Maradona seria obrigada a disputar a repescagem para tentar uma vaga na África do Sul. (Estadão)

Transamargura


Olhe só a quantas anda a situação da BR-230 (Transamazônica), mais especificamente o Km 42. Lamentável. Esta semana houve capotagem de veículos no local.


quinta-feira, setembro 03, 2009

Comentário



Não é de hoje que os serviços da companhia aérea Gol vão de mal a pior. Após começar com proposta de baixo custo, as passagens aéreas estão há muito no mesmo preço das demais enquanto o serviço oferecido é bem abaixo da média.


Publico abaixo notícia do blog de Marcelo Moreira, em reportagem de Paulo Justus, do Jornal da Tarde, sobre o tema:




A Gol é a primeira companhia aérea a cobrar por alimentação servida a bordo no Brasil. A empresa também é a pior colocada no ranking da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), baseado na opinião dos passageiros.
No Espaço do Passageiro, site da Anac em que o cliente avalia o serviço das empresas, o quesito serviço de bordo da Gol recebe a nota 3,85, numa escala de 1 a 10. A empresa aparece em último lugar entre as seis que obtiveram um número suficiente de avaliações para aparecer no ranking.
No último fim de semana, a Gol foi alvo de um protesto de um grupo de passageiros que considerou abusiva a cobrança pelos lanches servidos a bordo (até R$ 15). Segundo os passageiros, a empresa não teria informado sobre a cobrança nem deixado claro se a porção de amendoim, servida como item básico, seria cobrada ou não.
O diretor de novos negócios da Gol, Ubiratan da Motta, disse que o episódio foi pontual, e que o serviço vem sendo bem avaliado pelos passageiros, desde seu início em caráter experimental, em 1º de junho. “É um serviço adicional à alimentação que já é oferecida.”
De acordo com a advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Juliana Ferreira, a cobrança por alimentos deveria ter sido informada na aquisição da passagem. “Eu procurei por essa informação no site da Gol, mas não a encontrei.”
Ela diz que o consumidor que se sentir prejudicado deve reclamar à própria companhia e aos órgãos competentes, como Procon. Consultadas, TAM, Azul, OceanAir, British Airways, Delta Air Lines, United Airlines,Lufthansa e Swiss informaram que não cobram pelo serviço.

quarta-feira, setembro 02, 2009

Em 40 anos, Internet revoluciona a humanidade




A internet, palco de conversa descentralizada e portátil, tem mais de 1,5 bilhão de usuários atualmente. Pelo microblog Twitter, um dos mais recentes capítulos dessa trajetória, iranianos protestam contra eleições, brasileiros pedem a renúncia de Sarney e críticos de moda comentam desfiles com seus celulares. E o bordão --tudo ao mesmo tempo agora-- vai ganhando cada vez mais sentido.


Mas essa história começou quando dois computadores na UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles) trocavam dados sem sentido em um teste da Arpanet, uma rede militar experimental. Era 2 de setembro de 1969.


Semanas depois, em 29 de outubro, o servidor da UCLA "falou" pela primeira vez com um segundo servidor localizado 400 milhas ao norte, no Instituto de Pesquisa de Stanford.
Em um artigo para o site GCN (Government Computer News), o editor Wyatt Kash nota que muitos ainda se lembram desse ano como um tempo em que redes sociais significavam viajar para Woodstock.


As tecnologias que mais impressionavam na época, acrescenta ele, eram as que permitiam ao mundo ver os primeiros passos do ser humano na Lua.
Estratégias militares
Assim como uma "guerra espacial" conduziu a certas tecnologias, foi também uma estratégia militar que deu impulso à ideia de quebrar informação em pacotes e direcioná-los para um destino ao longo de diferentes percursos.


Mas Robert Kahn, então engenheiro da BBN, percebeu que a nova plataforma seria inútil sem instruções para conectar a informação com os sistemas operacionais e aplicações de cada computador.


Foi essa preocupação que deu origem ao TCP/IP (Protocolo de Controle de Transmissão e Protocolo de Internet), a estrutura de conexão que pavimentou o caminho para a interligação dos computadores.


Isso levou a diversos impactos na cultura, negócios, política e sociedade. Um exemplo marcante foi o surgimento do Napster, há cerca de 10 anos. Foi ele que popularizou o compartilhamento de arquivos de música e levou a um novo modelo de consumo da cultura, o que incomoda até hoje a indústria fonográfica.


O spam também veio: em 1994, dois advogados da área de imigração o apresentaram ao mundo, ao fazer propaganda de seus serviços de "green card lottery" --programa de distribuição de vistos norte-americanos. E incomodou tanto que, de acordo com compilação de Simon Jeffery, do jornal britânico "Guardian", em 2005, pela primeira vez alguém foi até condenado por mandar spam: Jeremy Jaynes a nove anos de prisão e sua irmã, Jessica DeGroot, a pagar uma multa de 7,5 mil libras. (Fonte: Folha Online)