segunda-feira, outubro 24, 2011

Segue a novela sobre a Alpa

Amparados pela Acim (Associação Comercial e Industrial), executivos da Vale à frente do projeto Alpa (Aços Laminados do Pará) têm se esforçado para manter o clima de otimismo entre empresários de Marabá, de que tudo vai às mil maravilhas no projeto da siderúrgica.

O presidente da Alpa, José Carlos Soares, caminha no mesmo sentido, mas quando questionado acaba tendo de responder dentro da realidade. Ele admite que o cronograma já não é mais o mesmo e a inauguração que seria para 2014 deve ficar para o início de 2016.

O cálculo do governo do Pará não é o mesmo. Não bastassem os rumores de que a nova diretoria da Vale dá de ombros para a siderurgia e trouxe para o patamar da austeridade o oba-oba da construção das siderúrgicas brasileiras, a turma de Simão Jatene vê o Estado do Ceará como o grande rival.
Eles acreditam que aquele Estado tem feito lobby pesado para levar a planta siderúrgica para aquelas bandas. Davi Leal, ex-Vale e ex-PDF, hoje secretário de Estado de Indústria e Comércio deixou claro ontem como o palácio está vendo o tema.

O certo é que na luta para não deixar a peteca cair em Marabá, até Gilberto Leite foi resgatado para ficar na linha de frente do debate, em auxílio ao atual presidente da Acim, Ítalo Ipojucan. A idéia é que Gilberto, com sua aproximação com o PT, garanta o diálogo político com o governo federal.

Cético, o presidente da McLog, braço logístico do Grupo Cosipar, Eduardo Carvalho, disse a que “o governo será muito irresponsável se não fizer o investimento na derrocagem do pedral do Lourenço, no rio Tocantins”.

Segundo o armador, a sua empresa fez um investimento pesado confiando na hidrovia, inclusive com financiamento público e teme ficar na mão. Nem mesmo a vinda do diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT a Marabá nos últimos dois dias o deixou mais empolgado. Ele espera ver mais ação.

Quem também esteve com empresários na Acim foi o prefeito Maurino Magalhães, quando disse que mandou convidar Dilma Rousseff para vir a Marabá inaugurar a obra de duplicação a qualquer momento a partir do dia 11 de dezembro. Será que a obra estará mesmo concluída até lá?

0 comentários:

Postar um comentário