quarta-feira, junho 02, 2010

“Escândalos acabam afastando o jovem da política”, afirma dirigente

Investido da missão de reavivar a mobilização jovem dentro do partido ao qual é filiado, o PMDB, o belenense Igor Normando tem visitado municípios do interior, acompanhado de membros do Diretório Regional. Em Marabá, no último final de semana, onde tratou de dar posse ao núcleo do 48º Diretório da Juventude do partido, o dirigente admitiu que escândalos na política têm tornado a participação desinteressante ao olhar do jovem brasileiro. Na visão dele, no entanto, a militância jovem tem cuidado em mudar esse perfil e trabalhar seus líderes do futuro.

Normando fala a jovens militantes em Marabá
Igor é presidente da JPMDB e tem carta branca do presidente regional do partido, Jader Barbalho, para mudar a cara da legenda, filiando jovens comprometidos com o desenvolvimento de suas comunidades. A Juventude está organizada em 48 municípios, do 144 do Estado. “Nós assumimos a JPMDB com apenas uma (comissão) provisória formada e hoje nós já chegamos a essa quantidade de municípios e estamos visitando, construindo esse elo com juventude no Pará. Eu acho que é fundamental a participação do jovem no processo político”, rememora.

Normando destaca que a política está presente em todos os momentos da vida do jovem, desde a trajetória escolar à universidade e vida prática. “O nosso papel dentro da juventude do partido é mostrar para o jovem que ele precisa participar e ser protagonista dessa história e não mais ser ator coadjuvante. O jovem veio para formular propostas e soluções e não apenas para entregar panfletos como era feito anteriormente. Hoje a gente já mudou o nosso foco”, garante.

Dentro do projeto de articulação da JPMDB está previsto o lançamento e apoio de candidatos nas eleições com o perfil jovem.

Estado

Quanto a disputa ao Governo do Estado este ano, Igor Normando se mostra muito entusiasmado com a decisão do partido de ter candidatura própria. Segundo ele, o pré-lançamento do nome de Domingos Juvenil a governador não é um blefe e sim uma estratégia séria, com grandes chances de vitória. Normando acredita que um político de nome como Juvenil, que é presidente do Poder Legislativo e tinha grandes chances de se eleger deputado federal, não abriria mão disso para ser candidato “laranja”.

“O PMDB é o maior partido do estado do Pará, tem 42 prefeitos, tem milhares de simpatizantes, milhares de filiados e foi para o segundo turno em Belém, na capital do Estado. Tem prefeitos e vereadores em cidades importantes e não poderia ficar de fora do processo eleitoral. Não poderia ficar a reboque de outros partidos. Nós temos de colocar nosso programa, nossas ideias e o que a gente pensa para o estado.

Castanhal

Sancleiton Alves - JPMDB Castanhal
Igor Normando tem viajado pelo estado acompanhado de Sancleiton Alves, presidente de um dos diretórios jovens que mais têm se destacado pela organização, o de Capanema. Segundo ele, está sendo construído um escritório para a diretiva com toda a estrutura para receber os filiados e ministrar cursos como os da FUG (Fundação Ulisses Guimarães), para formação política.

“Em Marabá não é diferente. Fiquei muito feliz e muito surpreso em encontrar uma juventude qualificada, uma juventude inteligente que é o que a gente quer fazer. Com a experiência, a inteligência e a flexibilidade do nosso presidente estadual, o Igor Normando, que vem conduzindo isso de uma forma muito dinâmica, a gente está caminhando. O maior sonho da Juventude do PMDB é contribuir para a politização do jovem”, fala, ao avaliar a estrutura de Marabá, onde foi lançada Comissão Provisória.

3 comentários:

É isso aí, força jovem. Estsmoc com vocês!

E ... o movimento estudantil petista quando soube que o ex-reitor da UFPA Alex tinha recebido uma verba extra polpuda e que iria fazer alojamento estudantil no campus do guamá, invadiram o seu gabinete e exigiram que fosse auditório de luxo, como de fato aconteceu, posto que, alojamento serviria mais para acoitar vagabundo. Ainda essa semana na UFPA encontrei um bando de petista fazendo campanha para que uma professora doutora pela França fosse eleita para um cargo, porquanto, se eleita, não ministraria mais aula. Ao indagá-los por que faziam isso, esses disseram que o bom é ter professor o mais imprestável possível e seria um luxo gastar gente tão bem qualificada com um bando de imprestáveis. Além disso, o docente que não fizer isso vai morrer de fome.

Companheiro quero parabenizar você e o excelente Jornal Correio do Tocantins, você pela inteligencia e capacidade de articulação e o Correio do Tocantins pela ótima estrutura física e inteligentes e atualizadas noticias, não deixando a desejar aos demais jornais do Estado.
Amigo vamos continuar sonhando juntos !!!

Postar um comentário