terça-feira, dezembro 12, 2006

Câmaras da região elegem os seus novos presidentes

As câmaras municipais de Palestina do Pará, São Domingos do Araguaia e Brejo Grande já elegeram suas novas diretorias para o próximo biênio em sessões realizadas na última semana. Destaque para São Domingos, onde tomou o poder no Legislativo a oposição ao prefeito Chico Braga. Já em São Geraldo, a secretária de Educação foi exonerada do cargo pelo prefeito para voltar a ocupar cadeira de vereadora reforçando a bancada governista durante a corrida pelo poder na Câmara.
Em Palestina do Pará, o prefeito Valciney Ferreira Gomes (PFL) não teve dificuldades para emplacar o seu favorito na presidência da Câmara, uma vez que a outra chapa que se apresentava até o dia da eleição, encabeçada pelo Professor Valdemar (PTB), desistiu momentos antes. Com isso, a nova composição da mesa tem: presidente - José Araújo, o Zezinho da Balsa (PCdoB); 1º secretário - Geneir Barbosa (PMDB) e 2º secretário – Domingos Saraiva (PFL).
A eleição aconteceu na sede própria da Câmara Municipal de Palestina, na quinta-feira (7) e por aclamação. Já o presidente que deixa o cargo neste final de ano, o vereador Oltair Pereira (PSB), apesar de bastante elogiado por deixar as contas em dia e implementar modernização com máquina de xérox e computadores surpreendeu ao confessar que não sentirá falta do cargo.
Pacto
Em São Domingos do Araguaia foi necessário um pacto entre os vereadores de oposição para fazer uma mesa diretora “independente”. Para resistir a “pressão” (provavelmente do gabinete do Executivo), cinco vereadores – incluindo os três candidatos da chapa – passaram a noite em claro, reunidos na praia da Jurema, no vizinho município de São João, para que o grupo não fosse desfeito.
Na sexta-feira (8) pela manhã eles se dirigiram juntos para o plenário e conseguiram eleger: presidente - Nivaldo Setúbal (PMDB); 1º secretário - Francisco Lima, o Tiririca (PSDB) e 2º secretário - Alair Tadeu (PTB). Pelo placar de seis votos a três, contra a chapa apoiada pelo prefeito Chico Braga e que tinha: Eudério Macedo (PT); Idelfonso da Silva (PSC) e Alacid Gomes Lima (PMDB).
Foi o próprio Nivaldo, em discurso de agradecimento, quem revelou, sem citar nomes, que a pressão foi grande para que desistisse de concorrer. Ele também agradeceu ao deputado federal Asdrúbal Bentes pelo incentivo e apoio na estratégia de disputa. Outro que surpreendeu no seu discurso foi Alacid, componente da chapa derrotada, mas que confessou ter votado em Nivaldo.
Destaque para o grande número de pessoas presentes em plenário no dia da votação em pleno dia útil. O futuro presidente tem entre os seus desafios o de emplacar a construção do prédio sede do Legislativo, para o qual já há inclusive convênio financeiro do município com o governo do Estado, mas a obra nunca foi concluída.
Estratégia
Em Brejo Grande do Araguaia também houve estratégia do gabinete da Prefeitura Municipal, segundo os vereadores, para conseguir fazer a presidência do Legislativo entre os aliados do atual gestor. A manobra se deu com a exoneração na última hora de Ana Paula Guedes (PFL) da Secretaria de Educação para que ela voltasse para a Câmara como vereadora e fosse candidata a 2ª secretária na chapa de Cícero Cosmo (PSDB). A estratégia deu certo e eles ganharam por cinco votos a quatro. O 1º secretário será Chiquim Neto (PSDB).
O mais interessante é que Ana Paula, recém guindada ao cargo de secretária municipal, passou poucas semanas à frente do cargo antes de receber essa nova missão do prefeito José Antônio Ferreira.
A chapa de oposição em Brejo Grande era formada por: Ivan Marques (PMDB), Vicente Pedro da Silva (PTB) e Sidenil Nunes da Silva (PL), todos em 3º mandato. Cícero já foi presidente da Câmara entre 2003 e 2004, tendo renunciado nesse último ano.
Reeleição
Em São João do Araguaia o presidente da Câmara será conhecido no dia 15 de dezembro, mas o atual presidente, Roberto Dutra (PT), demonstra interesse na reeleição, mesmo sem contar com o apoio do prefeito Marisvaldo Campos (PDT). Até ontem não havia chapas formadas, uma vez que muitos dos edis se diziam interessados na disputa pela presidência. Isa Labres e Marcelo Rocha, opositores declarados de Marisvaldo, costuram chapa independente.
Abel Figueiredo e Bom Jesus do Tocantins também devem deixar as suas eleições da mesa para o último dia de trabalho do ano, o dia 15. Nesses municípios a expectativa
A Câmara Municipal de Itupiranga já havia realizado a eleição da mesa no dia 15 de novembro, quando foi reeleito o atual presidente Wanderil de Jesus Ribeiro (PDT) para o biênio 2007-2008. Leidinha, no entanto, abriu mão da 1ª secretaria para o seu colega Ivan Maracaipe, enquanto Adelino Filho, o Daíno, permanece como 2º secretário. Informações sobre a disputa para a presidência da Câmara de Marabá, o leitor acompanha na página 1 do primeiro caderno, nesta edição.

0 comentários:

Postar um comentário