terça-feira, dezembro 20, 2011

Debate do orçamento tem bate-boca na Câmara de Marabá

Era para ser uma audiência pública para sugestões e ajustes ao Orçamento Geral do Município para 2012 na Câmara Municipal de Marabá, mas quem compareceu ao plenário do Legislativo na terça-feira (20/12) presenciou o maior bate-boca do ano entre os vereadores, com trocas de acusações, dedo no rosto e até socos na mesa, com temas que sequer tinham a ver com o assunto em debate, que é a prioridade de investimentos para o próximo ano.

Tudo começou com a queixa da vereadora de oposição Vanda Américo (PSD) de que não recebeu cópia da peça orçamentária enviada pelo poder Executivo. Irismar Sampaio (PR), da base governista e que presidia a audiência, até então, trocou farpas com a colega.

Mais tarde, com a chegada do presidente da Casa, Nagib Mutran Neto (PMDB), a discussão passou a ser dele com Antônio da Ótica (PR), que o acusou de usar do cargo para humilhar outros vereadores. Citou como exemplo situação ocorrida em plenário com Gerson do Badeco (PHS) em outra ocasião.

Foi o suficiente para este entrar na discussão e também, com dedo em riste, fazer críticas a Nagib Mutran, o qual, mais exaltado, acusou Gerson de ter esquemas junto ao DMTU e Antônio da Ótica de ter caminhões em nome de ‘laranjas’ prestando serviço para a Prefeitura de Marabá, o que, obviamente, foi negado pelos dois. “Se vossa excelência tem rabo preso, eu não tenho. Não tenho nada com a prefeitura”, bradava Nagib.

A essa altura, demais vereadores, como Irismar Sampaio, Julia Rosa (PDT) e Toinha Carvalho (PT) tentavam contemporizar. Os edis chegaram a se retirar do plenário, mas voltaram em seguida. A audiência seguiu sem Nagib na presidência da mesma e foi encerrada por volta das 13h30.

A participação da sociedade civil organizada foi considerada fraca, mesmo assim as entidades têm prazo até às 17 horas desta quarta-feira para apresentar propostas ao orçamento.

A projeção de despesas do município para 2012 é de pouco mais de R$ 508 milhões. A idéia é votar o orçamento nesta sexta-feira (23).

0 comentários:

Postar um comentário