terça-feira, dezembro 27, 2011

Capes aprova curso de mestrado para Marabá

Na última reunião do ano de 2011, o Conselho Técnico-Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a proposta de abertura do primeiro curso de mestrado a ser instalado no Campus Universitário de Marabá, vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA). A Pós-Graduação, em nível stricto sensu, será em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia.

O edital deve ser divulgado em janeiro de 2012, e a primeira turma tem previsão de iniciar no próximo mês de março.
“Este mestrado, interdisciplinar, propõe contribuir para o alcance de uma das metas da UFPA, que é a construção de um pensamento científico engajado nas problemáticas que compõem a dinâmica social da região Norte. O curso fortalece, assim, o desenvolvimento da pesquisa científica no Estado do Pará.”, explica a professora e coordenadora do primeiro curso de pós-graduação stricto sensu do Campus de Marabá, Celia Regina Congilio.

De acordo com a docente, tanto os cursos de graduação quanto os de especialização, criados em Marabá, foram se constituindo como potencializadores do diálogo contínuo entre diferentes campos do conhecimento. Ainda de acordo com a professora, esses fatores convergiram para a construção de um projeto inter e transdisciplinar para o Campus Universitário.

“A reunião de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, envolvidos nesta proposta de mestrado, resulta deste movimento. Com a aproximação de áreas de estudos diferentes, entende-se que a compreensão e intervenção nos problemas regionais exigem uma atitude teórica e investigativa que supere as barreiras disciplinares, em direção à integração de conhecimentos”, complementa a coordenadora.

O Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia terá duas linhas de pesquisa, a saber: Estado, Território e Dinâmicas Sócio-ambientais na Amazônia; e Produção discursiva e dinâmicas sócio-territoriais na Amazônia. De acordo com o calendário proposto, o edital já se encontra em processo de elaboração, e dever ser lançado em janeiro de 2012.

Início
Ainda em meados de março do ano que vem está previsto o início da pós-graduação stricto sensu, com a constituição da primeira turma. Inicialmente, serão ofertadas 12 vagas aos candidatos interessados. O corpo docente será constituído por 12 professores permanentes e dois colaboradores.

Expectativas
Segundo a coordenadora, as expectativas para o novo curso são grandes. “Não apenas para discentes do Campus de Marabá, mas, também, para estudantes egressos da graduação que moram em diversos municípios do Estado. De fato, há um clima de grande expectativa, o que aumenta o nosso compromisso de oferecer uma pós-graduação de alta qualidade, que possa ser bem avaliada, para, assim, contarmos com a possibilidade de ampliação de atendimento a esta demanda”, acredita a docente. Espera-se, ainda que o Mestrado contribua para expandir a pós-graduação na região, tendo como perspectiva a futura Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Futuro
A partir de agora, espera-se que outras pós-graduações sejam criadas. O Curso de Geologia, por exemplo, trabalha com o escopo de implementar  um projeto de mestrado. “O objetivo é sempre prosseguir com a caminhada. É importante ressaltar que a aprovação do Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia resulta de um grande esforço coletivo. Todo o corpo docente, formado por professores permanentes e colaboradores, trabalhou conjuntamente, segundo o ideal de construção de um pensamento científico e engajado sobre as questões locais e globais tornam complexa a inserção da Amazônia no cenário mundial”, finaliza Celia Congilio.  (CT Online)

0 comentários:

Postar um comentário