segunda-feira, janeiro 10, 2011

Pará tem pela primeira vez um DeMolay como grande mestre

Paulo Henrique Ataíde: Grande Mestre
Uma das maiores organizações de jovens do mundo, reunindo rapazes de 13 a 21 anos, a Ordem DeMolay é patrocinada pelas lojas maçônicas. Como tal, a política de organização da irmandade é responsabilidade, em cada estado, do Grande Conselho Estadual (GCE), formado por mestres maçons eleitos para tal fim. Este ano, pela primeira vez em duas décadas da organização no Pará, o GCE é formado exclusivamente por sênior’s DeMolays, hoje maçons.

Símbolo deste novo momento, o grande mestre estadual, Paulo Henrique de Ataíde Pereira, reconhece que a sua chegada ao cargo, o primeiro DeMolay a alcançar essa posição na estrutura do Pará, é sinal do amadurecimento e da consolidação da ordem no Estado.

PH, como é tratado pelos colegas, aos 29 anos é médico e como DeMolay sempre foi um líder, tendo ocupado funções de grande importância na organização. É um Chevalier, a mais alta honraria da ordem no mundo e, no Pará, foi o primeiro mestre conselheiro estadual, quando da montagem do gabinete. Ao alcançar os 21 anos, a maioridade DeMolay, passou a sênior e não tardou a ser convidado para iniciar na Maçonaria. Em Belém, assume este ano como venerável mestre da loja Harmonia e Fraternidade nº 9.

Mesmo com a experiência de 15 anos como DeMolay, Paulo Henrique destaca que a sua tarefa não é mais fácil à frente do Grande Conselho, do que seria para outro maçom. Ao contrário, reconhece que a cobrança será ainda maior. Para fazer jus a essa responsabilidade, estabeleceu metas audaciosas.

“Estamos trabalhando com a multiplicação da Ordem DeMolay no Estado do Pará. A ideia é que em cinco anos a gente consiga dobrar o número de capítulos. Já somos o 4º estado em quantidade de capítulos no Brasil e em cinco ou seis anos queremos duplicar também o número de membros. Para isso, estamos divulgando mais a ordem, acabando com alguns preconceitos e mitos”, destaca. O Pará tem 16 capítulos e está fundando mais dois.

Expansão

Já neste sábado, dia 15 de janeiro, será fundado o Capítulo “Alcides Alves do Nascimento” nº 778, na cidade de Uruará, próximo a Altamira.

Em seguida, em fevereiro, provavelmente no dia 12, Parauapebas terá o seu primeiro capítulo, o “Lealdade e Justiça” nº 779, após cinco anos de debate sobre a fundação do mesmo. No início da sua caminhada, receberá o apoio de outros capítulos da região como o de Rondon do Pará e o de Marabá, o “Pedro Marinho de Oliveira”.

GCE/PA

O primeiro Grande Conselho formado exclusivamente por ex-DeMolays, hoje maçons, é também o único no Brasil com tal status. A formação inédita é um sinal do amadurecimento da ordem no Pará. O próprio Paulo Henrique chegou a grande mestre após uma espécie de estágio na gestão anterior como grande mestre adjunto.

Os demais cargos do GCE são preenchidos nesta gestão pelos sênior’s: Chev. Walmero Jesus Costa (grande mestre estadual adjunto), Ademildo Pantoja (grande secretário estadual), Edrian Nascimento Biagi Cei (grande tesoureiro estadual), Gilton Augusto Paiva (grande orador estadual) e Jonas Rafael Cordeiro Faustino (grande orador estadual adjunto). No Gabinete Estadual: Chev. André José Pompeu (mestre conselheiro estadual) e Carlos Henrique Menezes (mestre conselheiro estadual adjunto).

0 comentários:

Postar um comentário