quinta-feira, agosto 25, 2011

Onça Puma: Ourilândia x Água Azul

Já é certo, Ourilândia do Norte perderá domínio sobre a gleba Calça Amarela, onde hoje está assentada a mina de Onça Puma que pertence à mineradora Vale. A área voltará a fazer parte do município de Água Azul do Norte. Com isso, o primeiro também perde o direito aos royalties advindos da exploração do níquel.

O Projeto Onça Puma conta com uma unidade de produção com capacidade anual de 220 mil toneladas de ferro-níquel, contêm 53 mil toneladas de níquel e rende a média mensal de R$ 3 a 4 milhões em royalties ao município de Ourilândia do Norte.

A região onde a mina está localizada pertencia originalmente ao município de Água Azul do Norte, mas um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal e, posteriormente, referendado pela Assembleia Legislativa do Pará, desmembrou a área que passou a pertencer a Ourilândia do Norte.

Desde então o município de Água Azul vem brigando na Justiça para tê-la de volta.

Na última semana o prefeito de Água Azul, Renan Souto, foi chamado à sede da Vale, no Rio de Janeiro, onde ouviu a boa nova diretamente de diretores da mineradora. No dia seguinte foi a vez da notícia amarga para o prefeito de Ourilândia, Romildo Veloso. A torneira vai fechar.

2 comentários:

Onça Puma da mineradora VALE é do povo de Ourilândia
Caríssimos leitores deste blog, como consta noticia a respeito da localização geográfica do projeto Onça Puma da mineradora VALE, onde o mesmo narra texto em favor do município de Água Azul do Norte, o mesmo não conhece a emenda constitucional de numero 57 de 18 de Dezembro de 2008. Texto original. Artigo 96. Ficam convalidados os atos de criação, Fusão, incorporação e desmembramento de municípios, cuja lei tenha sido publicada até 31 de dezembro de 2006, atendidos os requisitos estabelecidos na legislação do respectivo Estado à época de sua criação.
Portanto não podemos postar falso testemunho.
Oficio expedido pela empresa VALE no dia 2 de setembro de 2011 para o prefeito Veloso do município de Ourilândia do Norte, deixa bem claro que continuará depositando os impostos devidos ao município de Ourilândia.
A empresa vale deixa bem claro que cumpre a lei, até que se prove o contrário.
Quem conhece a luta do povo de Ourilândia sabe da responsabilidade social dos gestores municipais desde o fim da década de 80 na área questionada.
Você sabia que os prefeitos do município de Água Azul do Norte abandonaram a região do calça amarela, e foi o povo que quis se agregar ao município de Ourilândia devido o abandono dos políticos locais, e que agora só estão querendo a região por calça dos impostos do minério.
Agora que o filho ta rico querem assumir a paternidade, que pai ruim, abandonou o filho pobre e agora depois que o pai “Ourilândia” deu Estrada, Saúde, Educação, curou as feridas, formou o filho, deu cidadania e dignidade e agora reclamam na justiça a paternidade da criança?
Que feio?
Pergunte ao povo que mora na região do Calça Amarela se eles querem voltar para casa do pai desordeiro?

ourilandia ganhou..pega porra

Postar um comentário