quinta-feira, maio 03, 2012

Sespa divulga novo informe sobre a situação da dengue

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou nesta quarta-feira (2) o 16° Informe Epidemiológico sobre a situação da dengue no Pará. Este ano, foram notificados 14.828 casos suspeitos de dengue de todos os tipos, dos quais 5.328 foram confirmados com a seguinte classificação final: 5.297 de dengue clássica, 21 de dengue com complicação, oito de febre hemorrágica da dengue e dois casos de síndrome do choque da dengue.

Os municípios com maior número de casos notificados da doença são: Belém (2.440), Parauapebas (2.059), Marabá (1.123), Altamira (798), Ananindeua (746), Santarém (623) e Marituba (455). Em relação aos casos confirmados, lideram Parauapebas (1.095), Belém (523), Altamira (465), Santarém (236), Ananindeua (235), Marabá (225) e Marituba (216).

Até o momento, há confirmação de três óbitos por dengue no Estado, em Parauapebas, Altamira e Ananindeua. Segundo a coordenadora estadual do Programa de Controle da Dengue, Aline Carneiro, o Estado está monitorando os registros da doença nos municípios, principalmente os considerados prioritários. Ela orienta que todos informem imediatamente a ocorrência de casos suspeitos.

O Departamento de Controle de Endemias da Sespa alerta a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Aline Carneiro lembra que no período de chuvas o risco de infestação da dengue aumenta, por isso desenvolve-se um conjunto de estratégias para o combate à doença em todos os municípios. Equipes da Sespa trabalham em conjunto com os municípios para manter a doença sob controle.
 
As principais ações que vêm sendo desenvolvidas são bloqueio imediato da transmissão nas localidades ou bairros que notificam casos; atividades de educação e comunicação, visando à sensibilização da população para o problema; articulação com órgãos municipais de saneamento e limpeza urbana para melhoria da coleta e destinação adequada do lixo; e manutenção das atividades de rotina no combate ao mosquito transmissor Aedes aegypti.
 
Ao longo do ano, a coordenação estadual faz supervisões aos programas municipais de controle da dengue nos municípios, treina técnicos dos Centros Regionais de Saúde que abrangem os municípios, para o uso do método em levantamento de índice rápido para Aedes aegypti (Liraa), que permite resultados rápidos possibilitando levantamento para um trabalho direcionado. Também estão sendo feitas atividades de mobilização e avaliação do plano de contingência em 56 municípios do Estado. (Ag. Pará)

0 comentários:

Postar um comentário