sexta-feira, junho 18, 2010

Literatura perde gênio da língua portuguesa

Olá visitantes do meu blog. Hoje é um dia particularmente triste para todos nós que amamos a leitura, a literatura portuguesa. A notícia da morte do escritor José Saramago estampa os principais sites de notícia do mundo, e amanhã as capas de jornal. Perdemos um tradutor da alma humana.

Na noite desta sexta-feira, ficou confirmado que a causa da morte de Saramago foi falência múltipla de órgãos em decorrência de uma doença não revelada contra a qual ele lutava havia já algum tempo.

Segundo a Fundação José Saramago, instituição sem fins lucrativos destinada a estudos literários, "o escritor morreu na companhia de sua família, dizendo adeus de uma maneira serena e plácida". Ele era casado com a jornalista espanhola Pilar del Rio e tinha uma filha do primeiro casamento. A expectativa, segundo familiares, é de que o corpo de Saramago seja levado neste sábado, 19, a Lisboa, onde será velado e cremado.

Vida

Nascido em 1922, em Azinhaga, no Ribatejo, a aproximadamente cem quilômetros de Lisboa, o autor recebeu o prêmio máximo da Literatura em 1998. Entre os livros de Saramago estão "O evangelho segundo Jesus Cristo", que despertou fortes críticas do Vaticano, além de "Ensaio sobre a Cegueira" e "A jangada de pedra". Sua última obra é "Caim", publicado em 2009.

Em alguns momentos, Saramago chegou a ser comparado com outro Nobel de Literatura, o colombiano Gabriel García Márquez, pois alguns viram no europeu uma pitada do realismo mágico latino-americano, particularmente na estratégia de mesclar personagens fictícios com outros, históricos.

0 comentários:

Postar um comentário