terça-feira, maio 29, 2012

Carros do Google mapeiam a área urbana em Marabá


Pelo menos três carros nada convencionais circulam pelas ruas de Marabá desde o último dia 24 e devem ficar ainda dois dias, despertando muita curiosidade. Os veículos estão passando por várias vias públicas da cidade, com um equipamento fotográfico com lentes de 360 graus. Trata-se do Google Street View, um projeto da empresa Google lançado em 25 de agosto de 2007 e que vem rodando pelo Brasil inteiro com vistas a fotografar as cidades do país e disponibilizar na internet.

Cada automóvel é equipado com um sistema que captura imagens de todo o espaço por onde passa. Um supercomputador está montado no interior do veículo (um esportivo da Chevrolet, modelo Captiva) que tem espaço para, no máximo, duas pessoas. Sobre o teto, do lado de fora, uma supercâmera fotografa absolutamente tudo. As imagens posteriormente são montadas em sequência, possibilitando que o internauta possa “trafegar” com o mouse do seu computador pelas ruas no site.

O objetivo da Google é coletar dados e fotografar ruas e pontos turísticos do município e, depois, disponibilizar as imagens na internet para pesquisas, consultas e outras finalidades.

STREET VIEW
O Google Street View é um recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas de 360 graus na horizontal e 290 graus na vertical e permite que os internautas vejam partes de algumas regiões do mundo em nível do solo.

O equipamento do Street View captura imagens, posteriormente analisadas e processadas, até serem publicadas. Não são disponibilizados ao vivo e pode demorar um pouco para estarem disponíveis na internet. O serviço é oferecido gratuitamente e permite buscar endereços com ferramentas que orientam a locomoção pelas ruas da cidade.

Quando foi lançado em 2007, apenas cinco cidades americanas haviam sido incluídas. Desde então, já se expandiu para milhares de localizações em alguns países como França, Austrália, Japão, Portugal e Brasil. Na semana passada, o carro da Google andava pelas ruas da cidade de Apucarana, no Paraná.

FROTA GOOGLE
Desde o ano passado, a Google está investindo pesado para aumentar a velocidade de captação de imagens do Street View no Brasil. Em 2011, a multinacional adquiriu 82 automóveis para a empreitada.

Na primeira parte do projeto, que cobriu mais de 50 cidades dois anos atrás, foram usados 30 carros Stilo, da Fiat. Como a parceria com a montadora terminou, o Google resolveu dar continuidade ao projeto por conta própria e comprou veículos utilitários modelo Captiva, da Chevrolet. A nova frota é 174% maior do que a anterior. As câmeras usadas para capturar as imagens também foram atualizadas para uma versão mais moderna. Em vez de nove, agora são 15.

O uso de triciclos para fotografar lugares em que os carros não passam, que estava prometido desde o final de setembro de 2010, deve sair do papel em breve.

Para a direção geral do Google Brasil, a cobertura de centros comerciais é uma das maneiras encontradas pela companhia de ganhar dinheiro com o serviço, já que o trabalho de logística é brutal e necessita de motorista, hospedagem, alimentação, manutenção.

Em São Paulo, algumas áreas fotografadas pelos veículos Stilo estão sendo refeitas pelos automóveis Captiva, teoricamente mais estáveis e robustos. (André Santos - CT Online)

0 comentários:

Postar um comentário