terça-feira, setembro 25, 2012

Candidatos trocam farpas e restringem propostas na TV


Asfalto, saneamento, saúde e habitação, tendo como pano de fundo o duelo entre o governo federal, nas mãos do PT e o governo estadual, com o PSDB, ambos sem candidaturas próprias em Marabá, mas apoiando candidatos, marcou o primeiro debate das eleições municipais para prefeito de Marabá. O encontro entre Cezar do Comércio (PRP), João Salame (PPS), Manoel Rodrigues (PSol), Maurino Magalhães (PR) e Tião Miranda (PTB) foi na noite de ontem (21), transmitido pela TV RBA (Bandeirantes). Não houve um bloco para perguntas por temas, o que fez com que os candidatos restringissem o debate a quatro áreas, na prática.

O debate estava previsto para duas horas de duração, conforme ratificado no início pelo mediador Marcelo Marques, o Bacana, porém, acabou durando apenas uma hora, dividido em quatro blocos. As ordens das perguntas estavam definidas em sorteio, com regras acordadas na presença dos representantes das coligações. O CORREIO DO TOCANTINS e outros veículos de comunicação tiveram acesso franqueado pela RBA aos bastidores.

No primeiro bloco, os candidatos foram questionados pelo mediador sobre o que fariam no primeiro dia de governo, caso eleitos. Manoel Rodrigues e Cezar do Comércio prometeram auditorias em todas as secretarias para saber a real situação da administração. 

Maurino, por seu turno, dentro do discurso de “humildade” que adotou na sua campanha, disse que seu primeiro ato seria consertar os próprios erros e emendou com a primeira alfinetada ao rival Tião Miranda, ao afirmar que seu maior erro foi ter mantido em cargos pessoas que foram do governo anterior.
Foi o próprio Tião o próximo a falar e este também não poupou o atual governo, indo direto ao maior gargalo da atual administração, a saúde pública. Prometeu, como primeiro ato, “arrumar a casa” na saúde, mutirão de limpeza pública e colocar salários em dia.

Salame falou em implantar equipes de saúde na família, implantar programa de saneamento e calçamento, além de despachar as unidades de saúde.

Ironias
Logo no segundo bloco, quando puderam escolher livremente a quem queriam dirigir suas perguntas, os candidatos tentaram usar de estratégia ao fazer os questionamentos e empregaram ironias durante as réplicas e tréplicas, deixando as propostas em segundo plano.

Tião fez pergunta a Salame sobre a promessa dos 500 km de asfalto na cidade e a partir daí, na resposta, réplica e tréplica, ambos criticaram aos governos do Estado e Federal. 

Salame fez pergunta a Maurino sobre o vale alimentação atrasado e este disse que nunca atrasou salários dos servidores. 

Maurino, por seu turno, mirou Tião e insistiu para que ele dissesse a fonte dos recursos da duplicação da Transamazônica e da orla, querendo que o adversário admitisse que eram obras federais geridas pelo município. O atual prefeito tentou ironizar a resposta do petebista, que respondeu no mesmo tom.

Esquecidos
Três temas sempre apontados como gargalos da administração municipal e alvos de reportagens e rotineiras queixas da população simplesmente foram esquecidos pelos candidatos em suas perguntas e respostas. O recolhimento e destinação do lixo, merenda escolar e o transporte público ficaram de fora das discussões.

Por outro lado, asfalto, saneamento e situação da saúde, sobretudo do Hospital Municipal, foram recorrentes e insistentes ao extremo. Isso ficou mais evidente ainda na fala do atual gestor, Maurino Magalhães, tentando, sem muito sucesso, estabelecer comparações entre o seu governo e o anterior. Salame esquivou-se do esperado, que destinasse o foco de suas perguntas a Tião Miranda, porém isso não aconteceu. Ele preferiu mirar Maurino e nas réplicas insistir nos temas que elegeu como mais populares.

Torcida
Maurino, Tião e Salame, como era de se esperar, levaram suas torcidas para acompanhar o debate do lado de fora da TV, onde estava instalado um telão. Os grupos dos dois primeiros estavam em maior número e fizeram muito barulho, principalmente quando os candidatos começavam a falar.
A Polícia Militar estava presente em peso no local, principalmente com policiais do Comando Tático e suas viaturas. Apesar das provocações de lado a lado, não houve registro de agressões físicas e nem foi necessária a intervenção da PM ou detenções.

Ao final, do lado de dentro, os candidatos se cumprimentaram de forma urbana, inclusive Tião e Maurino, que foram colocados lado a lado nos dispositivos. Eles concederam entrevistas e deixaram o local, logicamente festejados por seus aliados.

1 comentários:

Vamos votar contra esse governo de farsantes; contra o candidato do NÃO E NÃO; contra às migalhas que são direcionadas ao estado como um todo, ficando a maior parte ao “Parazinho”; chega de sermos vistos como o quintal de Belém. A hora é essa! Fora aos governantes tiranos, autoritários e farsantes que só se beneficiam do trabalho do povo!

“quarta-feira, 26 de setembro de 2012
A prefeita, o juiz e o delegado

Rondon do Pará viveu hoje um dia atípico. A cidade parou de manhã para acompanhar o julgamento, pelo Pleno do TJE-PA, da queixa-crime proposta pela prefeita do município, Shirley Cristina de Barros Malcher (PSDB), contra o juiz da Comarca, Gabriel Costa Ribeiro.

A prefeita acusou o magistrado de calúnia e de difamação por ter destacado, sentenciando Mandado de Segurança, trechos da petição inicial que ela considera atingir sua honra.

Os magistrados rejeitaram a ação, à unanimidade. O relator, desembargador João Maroja, ressaltou que “não emerge dos autos qual razão explicaria a alegada má fé do juiz da Comarca que, até onde se percebe, agiu apenas no exercício de seu munus”. Observou que “avulta-se a ausência de dolo na mera transcrição de trechos da petição inicial, que como o próprio acusado esclarece, é uma questão de estilo, e até mais do que isso, é um procedimento de segurança, a fim de tornar evidentes as razões de cada parte litigante”. E concluiu estar “convencido de que o juiz Gabriel Costa Ribeiro não cometeu os delitos que lhe são imputados; que, ao contrário, no mais lídimo exercício da atividade jurisdicional, apenas narrou as pretensões das partes de acordo com as alegações delas mesmas; e que determinou a comunicação à Polícia Federal para apuração de eventuais irregularidades na gestão da querelante por estrito dever de ofício”.

A população festejou a decisão do TJE-PA com muitos fogos de artifício. À tarde, por volta das 15 horas, o governador Simão Jatene(PSDB) chegou com grande comitiva no município, a fim de participar do grande comício da prefeita recandidata, que vinha sendo anunciado para esta noite, na Praça da Paz, no centro da cidade, com início às 19 horas.

Jatene e a prefeita desfilaram em carro aberto em Rondon. Mas a carreata recebeu tantas vaias que o governador não ficou para o comício. Foi embora por volta das 17:30h.

Dica para o governador: tanto desagrado da população é por conta da prefeita ter, por motivos políticos e com o aval do governo do Estado, conseguido tirar o competente delegado de polícia de Rondon do Pará, que vinha fazendo um eficaz trabalho em parceria com o juiz da Comarca, Gabriel Costa Ribeiro, um dos mais honrados e dedicados magistrados do Pará. Os munícipes, que sentem na carne os ataques da bandidagem, sabem reconhecer quem faz um bom trabalho. Simples assim.
Postado por Franssinete Florenzano às 22:57 “

Postar um comentário