segunda-feira, agosto 30, 2010

Justiça libera e pesquisa Ibope sai com Jatene em 1º


A diferença entre Simão Jatene, na liderança, e Ana Júlia Carepa é de 10% percentuais. É o que revela a tão esperada primeira pesquisa para governador do Pará. Nesta segunda-feira, após uma primeira tentativa de impugnação, a Justiça Eleitoral finalmente liberou a publicação dos números do Ibope encomendados pela TV Liberal/Rede Globo.
O candidato da coligação “Juntos com o Povo”, Simão Jatene, aparece em primeiro lugar, com 43% da preferência do eleitorado, contra 33% de Ana Júlia Carepa, da “Frente Popular Acelera Pará”.

Em terceiro lugar está Domingos Juvenil (PMDB), com 6%. Os candidatos Fernando Carneiro (PSOL) e Cleber Rabelo (PSTU) estão empatados na quarta colocação, com 2% da preferência do eleitorado. Os votos brancos, nulos ou indecisos são 14%. A margem de erro máxima estimada da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou menos. Isso indica que Jatene pode ter entre 40% e 46% e a petista, entre 30% e 36%.

O Ibope ouviu 812 eleitores com mais de 16 anos entre os dias 24 e 26 de agosto nas regiões nordeste, baixo Amazonas, Marajó, sudoeste, metropolitana e sudeste do Pará. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará, sob o nº 14954/2010, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 26140/2010.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados ao entrevistado os nomes dos candidatos, Jatene tem uma vantagem de 11 pontos sobre a segunda colocada: o candidato da coligação “Juntos com o Povo” conta com 29% das intenções de votos, contra 18% de Ana Júlia. O candidato Domingos Juvenil tem 4% e os demais têm 1% da preferência. Os votos brancos, nulos ou indecisos totalizam 47%.

Se contabilizados apenas os votos válidos, o candidato tucano seria eleito no primeiro turno, com 51% das intenções de votos, contra 38% da candidata petista.

A pesquisa feita pelo Ibope mostra ainda o índice de rejeição dos candidatos. Um total de 41% dos pesquisados apontou que não votaria em Ana Júlia de jeito nenhum. No caso de Simão Jatene, 21% reprovam o candidato. Já Domingos Juvenil possui uma rejeição de 14%, seguida de 11% para Cleber Rabelo e 10% para Fernando Carneiro.

O levantamento foi feito através do modelo de amostragem, utilizando conglomerados em três estágios. No primeiro deles, os municípios foram selecionados probabilisticamente através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), com base na população de votantes de cada município. Já no segundo estágio são selecionados os conglomerados com PPT sistemática, conforme a população de 16 anos ou mais, residentes nos setores. Por último, em cada conglomerado foi selecionado um número fixo de eleitores. (Fonte: Portal ORM)

1 comentários:

Caro Patrick, pessoalmente, tô num dilema, em relação às eleições para o governo do nosso estado. Senão vejamos : Jatene(PSDB)nunca mais. Durante o governo de Almir Gagábrielsenil(tucano) e Jatene, nossa região simplesmente foi relegada à segundo ou terceiro plano. Ana Júlia(PT), governo sofrível em obras para o sudeste, a não ser a ALPA - que ela acha ter sido grande coisa - a mim parece só obrigação. Os outros candidatos, meros coadjuvantes que, fora Jatene, num eventual segundo, correrão para os braços de Donnana. Em 02.09.10, Marabá-PA.

Postar um comentário