quinta-feira, março 10, 2011

Reflexo

Para não dizer que deixei passar em branco o Dia Internacional da Mulher, utilizo como homenagem um texto e fotos que recebi, por e-mail, da artista plástica marabaense Vitória Barros. Segue o relato dela e a imagem:

"Ainda que eu falasse de flores, e tivesse pintado um quadro no modelo das belas artes, em homenagem ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER, não estaria expressando o que pretendo. Assim sendo, apresento a instalação REFLEXO, propositalmente pensada e produzida com tubos PVC sobre espelho, concebendo-os como signos que permitem indagar e brincar com esses materiais de conceitos e usos diferentes no dia-a-dia. São imprescindíveis, o espelho para mulheres e homens se espiarem, os tubos como abordagem sobre assunto de interesse geral: a água. A pretexto da homenagem, é necessário dizer: não existem coisas mais importantes que a mulher e a água fresca; quando doces, correntes, benditas, transparentes e bem tratadas, como devem ser.

Tubos, espelho, além dos valores tradicionais, impõem-se agora como matérias, manipuladas e submetidas a outra função: a de adentrar no contexto poético e servirem de instrumento de reflexão, principalmente para lembrar no que a água se transforma, de acordo com nossos hábitos de consumo. REFLEXO não é para falar das belas artes, mas da arte na contemporaneidade. Creio ser uma ferramenta sensível que instiga a visão para além dos encanamentos de esgoto, onde o tubo PVC está quase sempre ocultado, com uma parte de nós mesmos, nas paredes, no chão, nos escombros, escondendo coisas poluentes: os dejetos, a sujeira e os excrementos.

Os tubos, estão a milênios constituindo o saneamento de que precisamos para viver saudavelmente, já como arte, na modernidade, nos remete outras formas de pensar suas demais utilidades. São muitas as possibilidades de extrair poesia de suas formas e conferir estética, tornando-os agradáveis aos olhos, contemplando-os como esculturas e mais ainda como símbolos que, no espelho, assim colocados, podem nos levar a falar, neste momento importante, a respeito de nosso próprio REFLEXO e de como estamos tratando a coisa mais preciosa da vida no planeta que é a ÁGUA".
 

0 comentários:

Postar um comentário