quarta-feira, junho 22, 2011

Casa do Trabalhador será inaugurada em Marabá

A cidade de Marabá, no sudeste do Estado, localizada a 485 quilômetros de Belém, está entre as três que mais geram empregos no Estado do Pará. Nesta quarta-feira (22), o secretário de Estado de Trabalho, Emprego e Renda, Júnior Hage, inaugura no município a Casa do Trabalhador, com a presença de várias autoridades. Segundo dados do ano passado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município é o quarto mais populoso do Pará - com 233.462 mil habitante - e o quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

Com 0,714 de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Marabá é o principal centro socioeconômico do sudeste paraense. A cidade ganha a Casa do Trabalhador, gerenciada pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine), no momento em que uma nova pesquisa mostra que a maioria dos 143 municípios paraenses - na análise de maio deste ano, dos cinco primeiros meses de 2011 e dos últimos doze meses - teve resultados positivos na geração de empregos formais. Um dos destaques é Marabá.

Os dados são elaborados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. O relatório faz parte do projeto Observatório do Trabalho do Pará, uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Seter, e o Dieese.

Pesquisa
Em maio deste ano foram feitas 2.002 admissões contra 1.806 desligamentos em Marabá - um saldo positivo de 196 postos de trabalho e crescimento de 0,57%. A grande maioria dos setores econômicos do município apresentou saldos positivos de empregos formais. O destaque foi a construção civil, com 134 postos de trabalho; seguido do extrativo mineral, com saldo de 72 postos gerados; serviço, com 56 empregos; e comércio, com 41. Em termos de variação, o setor que apresentou o melhor desempenho foi o extrativo mineral, com crescimento de 6,08%.

Nos cinco primeiros meses de 2011 (janeiro a maio), foram feitas em Marabá 9.819 admissões contra 7.543 desligamentos - um saldo positivo de 2.276 postos de trabalho e crescimento de 6,93%. No mesmo período do ano passado, o saldo de postos de trabalho em Marabá também foi positivo, mas bem menor que o verificado este ano. Foram feitas 7.193 admissões contra 6.197 demissões, gerando resultado positivo de 996 postos de trabalho e crescimento de 3,36%.

A maioria dos setores econômicos de Marabá apresentou saldos positivos de empregos formais no comparativo entre admitidos e demitidos, com destaque para: construção civil, com saldo positivo de 1.134 postos de trabalho; serviço, com saldo positivo de 529 postos; comércio, com saldo positivo de 364 postos; e extrativo mineral, com saldo positivo de 363 postos. Em termos de variação, o setor que apresentou o melhor desempenho foi novamente o extrativo mineral - crescimento de 40,02%.

Nos últimos 12 meses (junho/2010 a maio/2011), a maioria dos setores econômicos de Marabá também apresentou saldos positivos de empregos formais no comparativo entre admitidos e demitidos. Tiveram destaque: construção civil, com saldo positivo de 1.507 postos de trabalho; comércio, com saldo positivo de 1.166 postos; serviço, com saldo positivo de 1.104 postos de trabalho; e extrativo mineral com saldo positivo de 344 postos de trabalho. Em termos de variação, o setor extrativo mineral também apresentou o melhor desempenho no período - crescimento de 37,15%.

0 comentários:

Postar um comentário