quarta-feira, junho 08, 2011

Siderúrgica "irmã" da Alpa é denunciada por crime ambiental


O Ministério Público do estado do Rio de Janeiro voltou a denunciar nesta quarta-feira (8) a Thyssenkrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) por crimes ambientais. O gestor técnico da empresa, Luiz Cláudio Ferreira Castro, também responderá ao processo na 2ª Vara Criminal de Santa Cruz.

A denúncia afirma que mesmo já respondendo a outra ação penal por danos causados ao meio ambiente durante testes no alto forno 1, em junho de 2010, os réus não adotaram medidas de precaução ao acionar o alto forno 2, em dezembro do ano passado.

A CSA também é acusada de não comunicar aos órgãos ambientais competentes os impactos ambientais gerados desde então, incorrendo em seis crimes previstos na Lei 9.605/1998, que trata de crimes ambientais. A lei prevê prisão e multa a serem definidas pela Justiça Estadual.

A CSA tem como uma das controladoras a mineradora Vale e é uma das cinco plantas siderúrgicas que a empresa tem por compromisso de viabilizar no Brasil. Nesse mesmo perfil a Vale está construindo a Alpa (Aços Laminados do Pará), em Marabá.

0 comentários:

Postar um comentário