terça-feira, junho 14, 2011

Juiz eleitoral cassa prefeito e vice de Eldorado

Em decisão proferida nesta segunda-feira (13) o juiz titular da 58ª Zona Eleitoral, Claytoney Passos Ferreira, afastou dos cargos o prefeito e o vice de Eldorado do Carajás, respectivamente, Genival Diniz Gonçalves (PT) e Euclides Alves de Oliveira Souza, acusados de abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2008. Os dois devem ser intimados sobre a decisão nesta terça-feira, dando lugar ao presidente da Câmara, Valmir Gomes Soledade (PP), como prefeito interino.

Genival Diniz foi alvo da Ação de Investigação Judicial nº 281/2008, denunciado pela Coligação Força do Povo, do terceiro colocado na disputa a prefeito, Divino do Posto (PR). Quem assinava a ação pela coligação era Zacarias Chagas Monteiro Filho.

A acusação apresentou como provas fotografias de material de campanha e de veículos que não teriam sido contabilizados na prestação de contas e que comprovariam que a estrutura da campanha da coligação vitoriosa foi bem superior a apresentada à Justiça.

“Vários números não batem nas contas deles. Como explicar, por exemplo, doadores como um policial militar, com R$ 6 mil sozinho e um outro cidadão que doou R$ 9 mil em dinheiro, mas que é isento de imposto de renda? Este poderia doar apenas 1.500”, avalia o advogado Claudio Ribeiro Correia, da coligação denunciante.

Recurso
Já o advogado Jonathan Pontes, representante de Genival Diniz, disse que tão logo o seu cliente seja notificado nesta manhã eles viajam para Belém para providenciar recurso e tentar uma medida cautelar para que ele retorne imediatamente ao cargo.

O causídico lembra que a prestação de contas da coligação foi devidamente aprovada e defende que a campanha a prefeito de Genival foi popular e com recursos financeiros modestos. Ele acredita que o rodízio de juízes na ação desde que a mesma foi instaurada, em 2008 – cinco magistrados diferentes – levou a esse resultado. Para ele, o ideal teria sido que a sentença tivesse saído pelas mãos do juiz Alexandre Hiroshi Arakaki, que presidiu a fase de instrução. Pontes também deixou claro que vai questionar, no recurso, o tipo de ação impetrada pela coligação reclamante, que segundo ele é imprópria para o caso.

Quebra-cabeças
Genival Diniz foi eleito prefeito de Eldorado do Carajás com 4.550 dos votos válidos, contra 3.043 de Divino do Posto. Jair da Campo (PMDB), que teria sido o segundo mais votado nas urnas, teve a candidatura impugnada e sua votação invalidada. O eleitorado do município à época era da ordem de 15.520 eleitores.

8 comentários:

Patrick.

O município de Eldorado dos Carajás, sem dúvida alguma, vive o seu melhor momento de sua história. A gestão do prefeito Genival, aliado a excelente relação com o Poder Legislativo e com o movimento social, tem trazido grandes benefícios aos munícipes.
O prefeito Genival e sua equipe de governo tem conseguido realizar ações nunca vistas pelos habitantes, principalmente em obras de infra-estrutura com estradas vicinais, escolas, unidades de saúde, transporte, maquinário e valorização dos servidores com cursos de capacitação, recuperação salarial e pagamento em dias. O que tem proporcionando o crescimento do comércio local.
Sem demagogia, em pouco mais de 2 anos de administração, o Genival já fez muito mais do que os 4 prefeitos que já passaram pela prefeitora de Eldorado. Basta checar as informações nas fontes corretas.
Tanto é, que, a cassação do Genival foi recebida de maneira consternada pela população local. Estou apenas esperando o retorno do prefeito ao cargo para demonstrar seu sentimento para as autoridades e sociedade de maneira geral.
Um forte abraço fraterno.

Bom dia Patrick, quanto o Genival te deu para você deletar todas as postagens contra ele do seu blog? Que vergonha! Se não quer que comentem no seu blog tire essa notícia dai ou não permina comentários seu MANÉ! Fui!

Anônimo: Você mora aonde mesmo? Só pode ser em outro planeta para falar uma besteira dessa. Primeiro, que a exelente relação entre o executivo e legislativo só ocorre pelo pagamento de altas propinas!
Segundo, que na cidade a maioria dos comerciantes e oficinas que prestaram serviços ou venderam para a prefeitura de Eldorado não recebem a mais de um ano. Se isso é pagar em dia queria saber seu conceito de "NÓ SEGO!"

"Ro" = a Anônimo. Ro não é nome, é coisa de gente covarde. Assina aí como gente de verdade, deixando claro quem é você, antes de questionar os procedimentos alheios. Quando quiser ser o dono da verdade, assuma o que diz, meu caro! (Não vou apagar essa sua besteira, aí. Vou deixar para vcoê lembrar da vergonha que passou)

o prefeito nao fez nada nada! ok!

Caro Patrick! Somente hj voltei a ter acesso a net, mas pude observar que o debate tem fluído de maneira interessante. Mas,..., vç tem razão, RO, realmente só pode ser = a "ROMANÉ", além de grosso e mal educado, demonstra grande rancor e sentimento de inveja, pura dispeita! Sem falar da total falta de conhecimento da gestão do prefeito Genival, poderia buscar informações corretas para depois postarem.
Seria interessante dizer quais oficinas e comercios de Eldorado que a prefeitura deve e não pretende pagar. Pelo contrário, não fosse a grande exigência legal para aquisição de produtos e serviços de terceiros pelos órgãos públicos, todos os comerciantes de Eldorado, com certeza, estariam vendendo para a prefeitura e secretarias municipais. O pagamento é em dia e procedido de maneira legal e mais transparente possível.
Sobre a relação do Executivo com o legislativo municipal não posso compartilhar com a linha de racicínio do "ROMANÉ", primeiro porque não nutro de rancor e inveja, e segundo por que percebo que a relação dos dois poderes constituídos no município executivo e legislativo, tem ocorrido na forma legal e institucional, bem como preocpada com o desenvolvimento do município, talvez isso tenha contribuído com os avanços alcançados para o bem dos munícipes.
Parabéns Patrick, continue sendo imparcial, mas tendo o seu lado. Abraços.
Bideco.

O prefeito Genival não passa de um ladrão.

A maioria de puxa-sacos do atual prefeito só pode tá cega... pois conheço Eldorado à 15 anos, e francamente, que história é essa de melhor administração da história ??!! é hora de mudar!!!

Postar um comentário