sexta-feira, junho 10, 2011

"Internet ainda carece de credibilidade", diz diretor de O Estado do Paraná

Os jornais O Estado do Paraná, A Tribuna e o Portal Paraná Online, pertencentes ao Grupo Paulo Pimentel, apostam na internet para alcançar a liderança estadual nos próximos anos. A versão impressa de O Estado do Paraná, por muito tempo, esteve entre os principais jornais do estado. Mas, após um período de crise na identidade do véiculo, o jornal deixou de existir em papel, e migrou de vez para a plataforma digital.

Segundo Rafael Tavares, diretor executivo responsável pelos três produtos, "a versão impressa do jornal vinha perdendo seu posicionamento", diz ao Portal IMPRENSA. Mesmo com os questionamentos sobre a saúde financeira da empresa, ou sobre os reais motivos da migração do papel para o digital, o executivo aponta que não houve uma demissão sequer. Houve, sim, a mudançaa de mentalidade para uma produção digital.

Em termos de investimento publicitário, Tavares admite que a migração do jornal impresso para o Paraná Online foi zero. Diz, ainda, que o popular jornal A Tribuna acabou absorvendo 95% dos anúncios que eram de O Estado. A Tribuna ficou sendo a principal e única aposta do Grupo nas bancas. Com uma tiragem variável, o diretor mostra em sua calculadora cientifica no iPad que as assinaturas não compensam para o leitor, ou para a empresa. "Apostamos na banca, sim, por questões de custo, e determinamos nossa tiragem pelo que está acontecendo. Por exemplo, se o Coritiba for campeão da Copa do Brasil (fato que n]ão se concretizou), amanhã já está programada uma tiragem máxima". (A entrevista com Tavares foi feita no dia da partida entre Coritiba e Vasco pela final do campeonato).

Já o Paraná Online cresce em publicidade. De varejo ao setor automotivo, a plataforma já conquistou uma carteira de anunciantes relevante. "Ainda que a tendência do investimento publicitário em internet só aumente, o impresso corresponde a 90% do faturamento". Com análise e planejamento prontos para a chegada ao iPad, Tavares não dá previsões, mas vê no gadget um instrumento promissor para substituir o papel. Mesmo sendo uma ferramenta cara, mas que pode tornar-se cada vez mais acessível com mudanças de classificação fiscal e com a chegada da taiwanesa Foxconn, fabricante de vários equipamentos da Apple, ao Brasil.

Credibilidade
O diretor, que também é jornalista, está há 16 anos na empresa. Passou pela diagramação, foi repórter, chefe de reportagem, diretor de redação e agora tem sob sua responsabilidade todos os departamentos da empresa. Ele destaca que apesar das mudanças nas tecnologias, o tino do repórter é vital independente do meio e formato onde a informação será divulgada. "Eu defendo que até o motorista de uma empresa jornalística deveria ser jornalista. Hoje você tem que dar a notícia, não pode retê-la, e todos da empresa devem ter essa consciência".

Para Tavares, a questão da qualidade é importante, mas o veículo deve fisgar o internauta com o furo e depois correr atrás para que a permanência do internauta em sua página seja justificada pela qualidade. "Eu acredito que, a internet será a nave mãe, mas ela ainda carece de credibilidade. Tudo bem, a marca tem credibilidade, mas ela não está associada à internet, e sim ao jornal, ou à revista, ou à emissora de televisão. O que eu acho é que para mudar essa realidade, a internet ainda precisa conquistar credibilidade, não sei como, seja por uma tecnológica mágica ou por uma regulação, ela precisa de credibilidade".

4 comentários:

Ei, Partik vc que tem o jornalismo, como vicio me responde essas tres perguntas, que foram notisias no Brasil, e no mundo todo.
Qual primeiro timers dos grandes a se classificar no Brasil, para copa libertadores da América?
Qual o nome do time grande brasileiro que foi campeâo da copa do Brasil?
Qual o nome do jogador desse mesmo time que foi campeão da libertadore?

Precisa não Patrick... primeiro que ainda bem que o Vasco é um time.. Pois o flamengo é seleção.. E ainda bem que trem bala so foi campeão de uma tal de Copa do Brasil.. kkkk... Muito bem digo que esse jogador ficou apagado no jogo contr o coxa... nao fez nada.. Temos que elogiar o Eder Luiz.. .. é bom os vascainos.. quem sabe daqui oito anos vão comemorar quem uma competição chamada de como é o nome mesmo.. Háaa..copinha do Brasil..

Corram atras, pois libertadores, só pra campeão e o primeiro, é o VASCÂO.
Tem seleçâo de, preso e de ex- presidiarios, tem de tudo.

Ei, carajás espotivo o vasco jogou e ganhou, sim a copinha do Brasil como queira, e seu time saiu porque? me explica esse chororo, por causa de uma taça de BOLINHAS....... que o seu time quer ganhar no tapetão.KKKKKKK.

Postar um comentário