Conforme antecipou o supervisor regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Dilson Gouvêa, ao CORREIO DO TOCANTINS (Edição 2.230), tão logo foram concluídas as obras de drenagem do trecho entre a rotatória da Tratorauto e o Bairro Quilômetro 6, começaram os trabalhos de asfaltamento, que se estenderão até o trevo de acesso aos três núcleos urbanos.
Serão quatro pistas até a atual rotatória da antiga Diferro e seis pistas – quatro centrais e duas laterais auxiliares – até o trevo. Elas serão separadas por uma mureta de concreto de 80 centímetros de altura, chamada tecnicamente de New Jersey, para evitar que motoristas mais afoitos tentem atravessar de um para outro lado pelo canteiro central.
O revestimento asfáltico é de Concreto Betuminoso Usinado a Quente, apropriado para vias urbanas, com cinco centímetros de espessura e capacidade para suportar o tráfego de veículos de até 42 toneladas, de acordo com Dilson.
Quanto à pista auxiliar pela qual será desviado o tráfego a fim de que comecem as obras de asfaltamento trecho entre o trevo de acesso e o da Diferro, está já está pronta para receber o desvio.
"Falta apenas a conclusão do primeiro viaduto, que está recebendo trabalhos de terra armada para a concentração do solo", disse Gouvêa.
Após concluídos esses trabalhos, os trânsito será desviado pela primeira pista do viaduto até a pista auxiliar e então começarão os serviços de terraplenagem e asfaltamento em direção ao Bairro Quilômetro 6.
Atualmente, segundo o supervisor do Dnit, cerca de 22 mil veículos passam diariamente pelo trecho urbano da Transamazônica, mas, com o surgimento de novos empreendimentos na cidade, esse fluxo tende a aumentar para 30 mil veículos por dia. (Fonte: Jornal CORREIO DO TOCANTINS)
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