sábado, julho 23, 2011

Pró-Carajás e Tapajós ganha cara, som e emoção

O filho cresce e chega a hora de se emancipar, tornando-se mais um braço forte para a família e continuando unido pelos laços de fraternidade. Essa é a principal ideia da campanha conjunta pela criação dos estados do Carajás e Tapajós, no formato em que deve chegar às ruas nos próximos dias. A roupagem da campanha pelo “Sim”, com slogans como o “Dividir para Multiplicar” foi concebida pelo publicitário Duda Mendonça, e explicada por ele mesmo em Marabá, na quinta-feira (21), quando do lançamento da Frente Parlamentar Pró-Carajás e Pró-Tapajós.

Mais de 500 pessoas compareceram ao evento na Câmara Municipal de Marabá, que com plenário lotado exigiu que muita gente tivesse de acompanhar a solenidade de um telão do lado de fora. Lá dentro, prefeitos, vereadores, líderes comunitários e representantes de entidades da sociedade civil organizada, boa parte já militantes da causa, mostraram-se empolgados com o jingle da campanha, executado no sistema de som duas vezes.

O plenário também foi todo decorado com o novo visual da campanha, tendo como logotipo uma mão encenando o sinal de ‘legal’ e o ‘Carajás e Tapajós – SIM’. Já a mesa das autoridades foi formada com o próprio Duda Mendonça, os deputados federais Asdrubal Bentes, Giovanni Queiroz, Zequinha Marinho e Zé Geraldo e Lira Maia pelo oeste do Pará; mais os deputados estaduais Bernadete ten Caten, Tião Miranda e João Salame Neto; o presidente da Câmara, vereador Nagib Mutran e o prefeito de Marabá, Maurino Magalhães.

Dobradinha
A fala no sentido da dobradinha entre as campanhas pró-Carajás e Tapajós veio do deputado Lira Maia, que declarou que a campanha do Carajás ‘não precisará gastar um centavo’ no oeste do Estado para pedir votos, o que será feito pela própria campanha do Tapajós e que a reciprocidade é esperada por eles.

Já Zé Geraldo, que pelo domicílio eleitoral assinou como integrante da Frente Pró-Tapajós, disse que o seu partido, o PT, já deliberou que seus membros no interior têm liberdade de defender a causa que abraçarem, no caso dele, a da redivisão.

Outros tantos oradores aproveitaram para enaltecer o êxito da equipe do marketing político que bolou o jingle, personificada na pessoa do publicitário Duda Mendonça. O deputado Zequinha Marinho, da bancada evangélica, por exemplo, disse ter certeza de que foi a ‘intervenção divina’ que enviou o renomado profissional para integrar a campanha pela emancipação.

Momento histórico
O deputado Giovanni Queiroz, em sua fala, promoveu um resgate histórico do trabalho desenvolvido para que chegássemos a esse momento. Lembrou que o primeiro projeto de decreto legislativo propondo o plebiscito foi de autoria de Asdrubal Bentes e que aquela iniciativa, na década de 1980, teve um grande custo político para este, o qual não conseguiu reeleger-se deputado. Disse que em seguida ele, Giovanni, apresentou um novo projeto, reavivando a luta.

Queiroz também pediu que ficasse de pé o professor e escritor José da Silva Brandão, um dos pioneiros da luta e que empresta o nome a comissão que historicamente vem trabalhando a campanha. Brandão foi alvo de aplausos efusivos das pessoas ali presentes.

Asdrubal Bentes falou no mesmo sentido, rememorando, ainda, que Marabá é o berço da luta pela redivisão, uma vez que foi num encontro de vereadores realizado aqui, na Agrópolis do Incra, com a presença de vereadores como Miguelito, Vanda Américo e Júlia Rosa, que a semente foi plantada. De outro lado, insuflou a todos os militantes da causa a incentivarem as pessoas a regularizarem sua situação eleitoral, tirarem o título de eleitor e pedirem votos na região metropolitana.

Mais forte
A principal ideia da campanha de agora em diante é de que a redivisão territorial é um projeto de desenvolvimento não apenas para o sul, sudeste e oeste do estado, mas também para o Pará remanescentes, que será sempre tratado como “Novo Pará”. Os argumentos são no sentido de que a mesma região geográfica e territorial passará agora a ser mais forte politicamente, com mais governadores, deputados e senadores e com governos mais próximos da população.

Todo o encaminhamento da militância será sempre no sentido de união, de aproximação entre as populações dos três estados, que crescerão unidos e irmanados.

3 comentários:

A GUERRA ESTÁ DECLARADA !!!!!


Não dividir o Pará é a melhor alternativa
Sergio Pimentel está articulando uma frente contra a criação dos novos estados.
A ACP também.
Assim como Zenaldo Coutinho idem.
A ideia é organizar as frentes e as campanhas que mantenham o estado como é, grande e forte.
Ao contrário do que o senhor Duda Mendonça espera, que veio em nossa casa achando que sua campanha é tão boa que ninguém nem vai contestar, o sangue cabano - como disse um publicitário amigo meu - não deixará que isso aconteça.
Não dividir o Pará é a melhor alternativa. Esse é o mote da campanha que já está sim sendo preparada, pensada, organizada.
E que vai mostrar ao publicitário baiano porque a propaganda paraense é considerada uma das melhores do país.

DENÚNCIA !!!!

ZENALDO ESTÁ USANDO A MÁQUINA ADMINISTRATIVA DO GOVERNO DO ESTADO PARAENSE PARA FAZER CAMPANHA CONTRA A EMANCIPAÇÃO DOS ESTADOS DO TAPAJÓS E CARAJÁS.

O BRAÇO DIREITO DO GOVERNADOR SIMÃO JATENE DEVERIA SER AFASTADO DO CARGO DA CASA CIVIL PARA FAZER CAMPANHA USANDO
A MÁQUINA DO GOVERNO. .

O GOVERNO DO PARÁ INVESTE CONTRA A CRIAÇÃO DO ESTADO DO CARAJÁS.

Ganso convocado para campanha do NÃO.
Portal IG
O jogador santista e da seleção brasileira Paulo Henrique Ganso (foto) foi escalado para compor o time de defensores da unidade do estado do Pará.
Ele deve ser um dos garotos propaganda da frente que vai fazer campanha pela não divisão de seu estado natal. Outro colega de chuteiras santista, o lateral Pará, também vai fazer parte do time.
Leia também:
Maia e Maria no QG.
“Missionário” leva Tapajós a professores.
Os dois foram convocados pelo também paraense e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante.
Ele, que age como cidadão nessa luta – uma vez que a OAB não tomou partido sobre a divisão do Estado -, tem buscado paraenses ilustres para a frente que quer dizer não à divisão do estado nas unidades federativas do Tapajós e Carajás.
O plebiscito sobre a divisão do Pará está marcado para o dia 11 de dezembro.

Postar um comentário