segunda-feira, março 29, 2010

Perdemos Armando Nogueira



O jornalista e comentarista Armando Nogueira morreu na manhã desta segunda (29/03), em sua casa, na Lagoa, no Rio de Janeiro. Há dois anos e meio, ele lutava contra um câncer. Ex-diretor da Central Globo de Jornalismo, Armando tinha 83 anos. O corpo foi velado no Salão Nobre do Maracanã, também um simbolismo do seu amor ao futebol.
Armando Nogueira nasceu em Xapuri, no Acre, e começou a carreira de jornalista em 1950, no jornal “Diário Carioca”. Passou também pelas redações do jornal “O Cruzeiro”, do “Jornal do Brasil” e da TV Rio. O jornalista apresentou o programa “Papo com Armando Nogueira”, no canal SporTV, até 2007, quando entrou em licença médica para começar tratamento contra a doença. Botafoguense apaixonado, ele participou da inauguração da sala de imprensa “Armando Nogueira”, na sede do clube alvinegro, em maio de 2009.
Armando Nogueira teve papel fundamental na história do jornalismo da Rede Globo. Ele comandou o jornalismo da emissora de 1966 até 1990. Neste período, entre tantos outros programas jornalísticos, foi lançado o “Jornal Nacional”, primeiro noticiário na televisão brasileira a ser exibido, ao vivo, em rede nacional. Em 2010, o “JN” completa 41 anos na grade de programação da Rede Globo. Além de brilhante carreira no jornalismo, Armando Nogueira era conhecido por suas crônicas e textos esportivos. Ele era autor de dez livros.
Pessoalmente, sentirei saudades de assistí-lo no canal SporTV, onde eu bebia de sua sagacidade e extrema facilidade para traduzir a alma do esporte.

0 comentários:

Postar um comentário