sexta-feira, março 26, 2010

Livro retrata realidade do País

Na foto: Momento em que Miguel Carter presenteia
o jornalista Patrick Roberto com um exemplar da obra

Aconteceu na noite desta sexta-feira (26), no auditório do Campus I da Universidade Federal do Pará (UFPA), o lançamento do livro “Combatendo a desigualdade social: o MST e a reforma agrária no Brasil”. A obra, que faz uma releitura da questão da reforma agrária no País, é o resultado de sete anos de estudos realizados por 19 autores espalhados em três continentes: Europa, América do Norte e América do Sul.

Além da comunidade estudantil, estiveram presentes ao lançamento integrantes de movimentos sociais e de entidades, que lidam com a questão da reforma agrária. Antes do evento na universidade, o autor e organizador da obra, Miguel Carter, acompanhado do advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT), José Batista Afonso e do presidente da Cooperativa de Prestação de Serviços, Emanuel Vanbergue, esteve no CORREIO DO TOCANTINS para divulgar o livro. Na ocasião, ele presenteou o editor do CT, o jornalista Patrick Roberto, com um exemplar.

Livro
O livro “Combatendo a desigualdade social: o MST e a reforma agrária no Brasil” é composto por 18 capítulos, distribuídos em 576 páginas. O capítulo 8 da obra trata especificamente da questão agrária no Estado do Pará, o qual contou com a colaboração do advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT), José Batista Afonso, do presidente da Cooperativa de Prestação de Serviços, Emanuel Vanbergue, e de Gabriel Undett.

De acordo com Miguel Carter, para o lançamento foram publicados 1.600 exemplares. A obra foi divulgada esta semana nas cidades de São Paulo e Brasília. Depois de Marabá, o livro será lançado nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Aracaju. Na divulgação ocorrida ontem, o exemplar estava sendo comercializado a R$ 45. A obra pode ser adquirida no escritório da CPT e na UFPA.Miguel Carter é professor da School of Internacional Service da American University, em Washington. Há quase duas décadas ele pesquisa a questão agrária e os movimentos sociais do campo no Brasil. Além disso, ele é doutor em Ciência Política pela Columbia University, em New York, com pós-doutorado na University of Oxford, onde autuou como Research Fellow do Centro de Estudos Brasileiros. Miguel Carter nasceu em Patzcuaro, no México, mas cresceu no Paraguai.

1 comentários:

Oi Patrick muito bacana seu blog. Estou comentando pela segunda vez, desejando que você continue trazendo informação de qualidade ao imenso mundo dos blogs. Valeu, Abraço. Ah! dá uma passadinha pelo meu blog. O endereço é o seguinte: www.marcelnogueira.blogspot.com

Postar um comentário