quinta-feira, setembro 30, 2010

Morre Tony Curtis

Acabei de ler sobre a morte, aos 85 anos, do ator norteamericano Tony Curtis. Cinéfilo, assisti muitos filmes em que este cidadão atuou, principalmente no TCM, canal dedicacado a filmes antigos, os Cults.

Tony Curtis morreu em sua casa em Henderson, no estado de Nevada, segundo um porta-voz da família. Ele morreu na cama, por volta da meia-noite, de ataque cardíaco. Curtis, de 85 anos, foi um dos mais populares atores de Holywood nos anos 1950.

Ele estrelou filmes como "Quanto mais quente melhor" ("Some like it hot", de 1959), em que contracenou com Marilyn Monroe. Dirigido por Billy Wilder, o filme é considerado uma das melhores comédias de Hollywood.

Curtis teve um papel marcante em "Spartacus", clássico filme de gladiador de 1960 e recebeu uma nomeação ao Oscar por "The Defiant Ones" (Acorrentados", de 1958).

O primeiro papel principal dele foi em "The Prince Who Was a Thief" ("O príncipe ladrão", de 1951), em que foi bastante criticado por fazer um príncipe árabe com um forte sotaque de Nova York.

Ele também teve papéis importantes em filmes como "Houdini" (1953), "Trapeze" ("Trapézio", 1956) e "Operation Petticoat" ("Anáguas à bordo", 1959), "The Boston Strangler" (O homem que odiava as mulheres (1968), "The Vikings" ("Os vikings", 1958) e "The Great Imposter" ("O Grande Impostor", 1961).

quarta-feira, setembro 29, 2010

Ana Júlia diz que vota em Jader

A assessoria da Coligação Frente Popular Acelera Pará, da candidata ao governo Ana Júlia Carepa (PT), divulgou oficialmente nesta quarta-feira (29), que a atual governadora votará em Jader Barbalho para o Senado.

Segundo a coligação, ela fez a declaração durante visita à fábrica da Sococo, no Distrito Industrial de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, em referência ao seu segundo voto para senador, uma vez que o primeiro é para o seu colega de partido Paulo Rocha (PT).

 A declaração da governadora, em referência a um candidato de coligação adversária, automaticamente repercutiu no meio político. A afirmação dela só reforça as especulações e análises de que o PT e o PMDB caminharão juntos num hipotético segundo turno na disputa ao governo do Pará.

 Ana justificou sua opção de voto pessoal afirmando que o partido de Jader Barbalho é alinhado nacionalmente com o PT e que Dilma Roussef, uma vez presidente da República, precisará de senadores aliados para governar.

segunda-feira, setembro 27, 2010

Belém Pará Brasil

Vão destruir o Ver-o-Peso


Pra construir um Shopping Center

Vão derrubar o Palacete Pinho

Pra fazer um Condomínio

Coitada da Cidade Velha,

que foi vendida pra Hollywood,

pra se usada como albergue

no novo filme do Spielberg


Quem quiser venha ver

Mas só um de cada vez

Não queremos nossos jacarés tropeçando em vocês


A culpa é da mentalidade

Criada sobre a região

Por que é que tanta gente teme?

Norte não é com M

Nossos índios não comem ninguém

Agora é só Hambúrguer

Por que ninguém nos leva a sério ?

Só o nosso minério


Quem quiser venha ver

Mas só um de cada vez

Não queremos nossos jacarés tropeçando em vocês


Aqui a gente toma guaraná

Quando não tem Coca-Cola

Chega das coisas da terra

Que o que é bom vem lá de fora

Transformados até a alma

sem cultura e opinião

O nortista só queria fazer

parte da Nação


Ah! chega de malfeituras

Ah! chega de tristes rimas

Devolvam a nossa cultura!

Queremos o Norte lá em cima!

Por quê? Onde já se viu?

Isso é Belém!

Isso é Pará!

Isso é Brasil!



(Mosaico De Ravena)

Debate...

É irritante isso que a Globo (TV) faz de ignorar as demais emissoras. Hoje pela manhã, no Bom Dia Brasil, fizeram um resumo do domingo dos candidatos à Presidência da República e em momento algum citaram que os mesmos participaram de um debate na Record, como se os telespectadores fossem idiotas ou ignorantes.

Nem precisava dizer o nome da concorrente, bastava dizer que os candidatos tomaram parte num debate televisivo em outra emissora. Realmente é um ultraje.

Quanto ao debate em si, tenho a dizer que tivemos “mais do mesmo”. Nada de discutir propostas, aliás, estas não existem. Não há nada na Campanha do Serra ou da Dilma que signifique um diagnóstico do Brasil. O primeiro, é bom que se diga, por ser oposição, tinha mais obrigação ainda quanto a isso.

Sinto muito que nessas eleições as propostas e planos tenham ficado em segundo plano, perdendo para o marketing.

Blogosfera

Recebi um e-mail hoje divulgando o blog da escola Peptykre Parkateje, a qual, como o nome deixa explícito, é indígena e funciona dentro da aldeia Mãe Maria ou Kupejipokti (que significa: 'no meio dos brancos').

O blog disputa o 2º Concurso de Blogs de Escolas Públicas de Marabá e Região. Vale à pena visitar:
 
http://escola-parkateje.blogspot.com/

sábado, setembro 25, 2010

Monomotor de Marabá cai e invade avenida em Belém


A aeronave na posição em que ficou após o choque com o muro do aeroclube

Ficou de receber alta na manhã deste sábado (25) o comandante Osvaldo Camargo após passar a noite em observação no Hospital Geral da Unimed em Belém. Osvaldo sofreu apenas escoriações na testa e braços após acidente com o monomotor que pilotava, modelo Sertanejo, prefixo PT-EGM, no Aeroporto Júlio César, na capital. Destruída, a aeronave foi parar no meio da avenida Brigadeiro Protásio, após destruir parcialmente o muro do aeroporto.


O monomotor pertence à empresa Tasp – Táxi Aéreo, que tem como base o Aeroporto de Marabá e pertence ao ex-prefeito de Jacundá, Adão Ribeiro. O aparelho estava há 15 dias em Belém para revisão, a chamada inspeção de 500 horas. Camargo, piloto com mais de duas décadas de experiência, foi a capital exclusivamente buscar o avião.


Por telefone, no início da noite de ontem, Osvaldo afirmou que já estava refeito do susto e feliz devido ao acidente não ter envolvido terceiros, uma vez que ao invadir a avenida poderia ter colidido com veículos.


Ele explicou que estava no procedimento de decolagem, por volta das 15h30, quando o motor falhou e ele teve de decidir rápido, optando pelo procedimento padrão que era o do pouso de emergência. O comandante acredita que numa pista maior, como a do Aeroporto de Marabá, teria conseguido pousar o avião com folga. No Júlio César, quando a pista acabou, a aeronave colidiu com o muro, perdendo a asa, derrubando o concreto e invadindo a avenida.


Mesmo a contragosto, pois acreditava estar bem, Osvaldo Camargo foi levado para o hospital e os médicos decidiram mantê-lo em observação. Tão logo ele receba alta neste sábado deve voltar para Marabá, onde reside.


Ele tentava decolar rumo a Marabá, quando o motor falhou, obrigando-o a um pouso de emergência no que restava da pista. Sem espaço, bateu contra o muro de arrimo.


De acordo com o Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), ontem mesmo foi autorizada a retirada da aeronave do local, e o que restou dela deve ser encaminhado para oficina. Os técnicos do Seripa já iniciaram o trabalho de investigação para um laudo preciso sobre as causas do acidente.

quinta-feira, setembro 23, 2010

Prefeito e vereadora batem boca na porta de órgão público



Tarde quente nesta quarta-feira (22) na Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) de Marabá. Ao final da reunião entre vereadores de oposição, secretário da pasta, prefeito Maurino Magalhães e promotor de Justiça, o gestor e a vereadora Vanda Américo ensaiaram uma discussão na calçada, ao olhar de populares e da imprensa.

É que ao falarem a repórteres alternadamente, ambos aumentaram o tom de voz, ela para dizer que não estava satisfeita com os dados sobre as contas do município e ele para chamar de levianas as suspeitas lançadas sobre o seu governo.

Quando discutiram, Maurino disse a Vanda que sua motivação para criticá-lo era “despeito” por ele estar à frente da Prefeitura e não ela. Ele ainda ironizou a vereadora lhe oferecendo “remédio para dor de cotovelo”.

A isso, ela respondeu que é vereadora em sétimo mandato, e que não é deslumbrada e afirmou que não faz denúncias levianas, pois o que traz a público são queixas de cidadãos e servidores públicos.

Além do bate-boca com a edil, Maurino travou outro com um servidor público que seria vigilante do próprio Centro Administrativo. É que ele estendeu a mão para o funcionário e este não o cumprimentou. Irritado, o gestor insistiu no aperto de mão, ao que o homem respondeu que não fazia parte das suas obrigações apertar a mão do prefeito, o que ele não fazia nem com a própria mãe.

Foi então que o Maurino chamou uma assessora e determinou que levantasse o nome e função do servidor para tomar providências.


Pouco depois, quem sabe temendo o peso da tal “providência”, o vigilante foi ao gestor e se ofereceu para o cumprimento, com a frase: “Vossa Excelência, aqui está a minha mão”.

Teve mais: o prefeito juntou os repórteres e pediu que tomassem nota de que tem advogado e vai processar todos os que levantarem acusações infundadas contra o seu governo ou falarem mal dele.

Imediatamente, um senhor que estava ali na calçada cutucou Maurino e disse: “Então me processe”. Ao que retrucou: “E quem é você?” e o cidadão respondeu: “Sou um dos eleitores que votou no senhor e hoje está aqui na fila às 18 horas de um dia para guardar vaga para atendimento no dia seguinte no Saci e tirar documento”.

A reação do prefeito foi ainda mais surpreendente, ao responder que nada tinha a ver com aquilo. Quem assistiu a cena entendeu que ele estava lavando as mãos.

Um senhor faz queixa a Maurino
sobre a desumana  fila do Saci
Mais tarde, em telefonema para a Redação do jornal CORREIO DO TOCANTINS, Ana Paula Guedes, assessora pessoal de Maurino, disse à repórter Larissa Papa que o prefeito estava exaltado e de cabeça quente na ocasião, mas que a sua intenção era de dizer que não tinha nada a ver com a situação de bate-boca e não com a realidade vivida pelos usuários do Saci.

Servidor discute com prefeito sobre aperto de mão
Ana Paula disse, ainda, que todas as 10 pessoas que estavam na fila ontem (22) foram liberadas, com seus nomes anotados e tiveram a garantia de que serão atendidas preferencialmente no órgão nesta quinta-feira.

Amepa lidera manifestação com magistrados em Marabá

Está previsto para o final da manhã desta sexta-feira (24) um ato público reunindo juízes de todas as comarcas desta região, sob liderança da Amepa - Associação dos Magistrados do Estado do Pará. O ato é uma resposta da entidade à situação ocorrida esta semana no Fórum de Marabá, quando um camponês tentou atear fogo no prédio da Justiça usando gasolina. Os juízes entendem que a ocorrência deixa clara a falta de segurança nas comarcas e de condições de trabalho.

Uma vez reunidos, os magistrados devem repassar à imprensa informações sobre a situação das comarcas e demandas das mesmas no âmbito administrativo. O ato ocorrerá no Fórum local entre às 11 horas e meio dia, tão logo chegue à cidade o presidente da Amepa, Paulo Vieira.

Nota de repúdio

Nesta quarta-feira (22) a Amepa divulgou nota pública com o seguinte teor:

“A Associação dos Magistrados do Estado do Pará, entidade civil que congrega os juízes do Estado, em atenção às últimas ocorrências no Fórum de Marabá, quando um homem tentou atear fogo nas dependências do prédio daquela Comarca, vem a público externar seu repúdio contra o ato praticado e solidarizar-se com os Juízes da Comarca, reafirmando a preocupação e zelo para com a segurança dos magistrados.

É importante lembrar que o ataque a segurança de qualquer magistrado fragiliza todos, colocando toda a sociedade indefesa, porque atinge unidade do Estado que tem a função, dentre outras, de zelar por todo sistema judiciário, aplicando a Lei e, em última análise, garantindo paz social à sociedade. Quando falham os órgãos de execução de segurança pública, entenda-se, Governo do Estado, na proteção dos juízes, a fragilidade é sentida por toda a sociedade, já que o Estado demonstra não ter condições de defender a si.

Por outro lado, a Amepa informa que já adotou providências também junto ao Tribunal de Justiça do Estado e espera que o Excelentíssimo Senhor Desembargador Presidente, com a sapiência de todos já conhecida, adote as medidas determinadas pela Resolução nº. 104, do Conselho Nacional de Justiça, adiantando-as, inclusive, para que o Estado do Pará possa continuar primando pelo excelente desempenho no cumprimento de metas daquele Conselho, demonstrando os bons préstimos que a magistratura do Pará empenha aos habitantes desse imenso Estado”. - Paulo Vieira - Presidente

E o Estádio?

Médico cardiologista Manoel Cláudio Furtado Veloso, filho do saudoso ex-prefeito Geraldo Veloso, e hoje radicado em Curitiba (PR), escreveu o seguinte o comentário aqui no blog:

“Mais próximo da série B (este sim um campeonato pra valer) só mesmo naquele jogo contra o Guarani em 2008. Acho que desta vez vai dar. Porém me preocupa o ano que vem. Vamos ter onde jogar a Copa do Brasil e a Série B?

Patrick, como é que anda esta questão? não tenho visto mais notícias de como anda o projeto do estádio. Abraços”.

E eu lhe respondi:


“Olá Manoel Claudio. Obrigado pelo comentário no meu blog. Sim, o nosso querido Águia cria uma integração e cada vez mais arrebata torcedores. O nosso estádio tem projeto, tem verba, já R$ 8 milhões empenhados de emendas do Asdrubal, mas a construção vem sendo emperrada por burocracias, boa parte culpa de trapalhadas da prefeitura.

Esses dias começou a terraplenagem do terreno, à beira da Transamazônica, Km 9, sentido a Itupiranga. Segundo o atual governo a construção das arquibancadas em módulos, garantirá sua inauguração breve, com prosseguimento das obras para ampliação. Só vendo para crer!
Menos mal que na Série B as equipes têm ajuda de custo da CBF com patrocínio de hotéis e passagens. Tomara as nossas não precisem ser gastas sentido a Belém, para o sagrado uso do nosso “mando de jogo”.

terça-feira, setembro 21, 2010

Águia em reportagem do SporTV

O jogo Águia de Marabá e Fortaleza valendo a classificação para o mata-mata da Série C foi com certeza a partida mais emocionante do ano no Zinho Oliveira. Me arrisco a dizer que mais que a final do primeiro turno do Parazão.
Neste jogo havia muita coisa envolvida, sobretudo um adversário que tem tradição, tem nome, já foi da Série A e é um dos grandes do Nordeste. Um ônibus trouxe 30 pessoas do Ceará, os fanáticos torcedores da TUF: 30 horas de viagem, atrás do time do coração. E o Águia não venceu, só empatou. Foi suficiente para a classificação, mas não para enganar o torcedor.
Mas o que quero mesmo mostrar para vocês leitores do meu blog é a vídeo-reportagem exibida na noite desta segunda-feira (20/09) pelo canal por assinatura SporTV. Uma equipe deles estava em Marabá cobrindo a partida e o resultado foi para o quadro “Brasil fora de série”.
Assista abaixo. É Marabá no cenário nacional:



Benefícios do açaí tratados no Jornal Hoje

Muito didática essa reportagem do Jornal Hoje, da Globo, sobre o açaí e seus benefícios. Assista o vídeo abeixo:


sexta-feira, setembro 17, 2010

Boi Gordo: mercado com pouca movimentação

Mercado com pouca movimentação. Embora as escalas tenham aumentado sutilmente em São Paulo, atendendo entre 3 e 4 dias, na maioria dos casos, a oferta segue restrita.

Os preços no estado se mantêm estáveis. O boi gordo é negociado por R$92,00/@, a prazo, livre de imposto, e a vaca gorda por R$86,00/@, nas mesmas condições.

Apesar da grande participação dos confinamentos no volume abatido em Goiânia – GO, a oferta não pressiona negativamente o mercado e houve reajuste no preço do boi gordo. Hoje os animais valem R$88,00/@, a prazo, livre de imposto.

Na região de Dourados, a falta de bois e a procura por vacas para compor as escalas valorizou esta categoria. Hoje as fêmeas são negociadas por R$85,00/@, a prazo, livre de imposto.

A dificuldade de compras no Pará provocou alta em Paragominas e Marabá. Em Paragominas os negócios com o boi gordo ocorrem em R$83,00/@, a prazo, livre de imposto. Na região de Marabá os animais são negociados por R$82,00/@, nas mesmas condições.

No mercado atacadista com osso, houve aumento de R$0,05/kg no traseiro avulso e recuo de RS0,10/kg no preço do dianteiro avulso. (Fonte: Scot Consultoria)

Coca-Cola é marca mais valiosa do mundo pelo 11º ano seguido

Coca-Cola voltou a liderar, pelo 11º ano consecutivo, o ranking das marcas globais mais valiosas, segundo levantamento da consultoria Interbrand. A marca da fabricante de bebidas foi avaliada em US$ 70,4 bilhões – quase US$ 6 bilhões a mais que a IBM, segunda colocada no ranking, mesma posição do rankin g de 2009. Nenhuma marca brasileira aparece entre as cem mais valiosas.

O setor de tecnologia se destaca entre as marcas mais valiosas, ocupando seis das dez primeiras posições. Além da IBM, Microsoft também manteve sua posição no ranking, no terceiro lugar, com a marca avaliada em US$ 60,9 bilhões. Google passou da 7ª para a 4ª posição, com US$ 43,6 bilhões. Aparecem ainda, entre as dez primeiras, Intel (7º lugar, US$ 32 bilhões), Nokia (8º lugar, 29,5 bilhões) e HP (10º, US$ 26,9 bilhões).

Em 17º lugar, a Apple se destacou por ter a maior elevação do valor de sua marca na comparação entre os rankings de 2009 e 2010, de 37º, alcançando US$ 21,1 bilhões este ano.


RANKING DAS MARCAS MAIS VALIOSAS

Posição    Marca        Valor (em US$ bilhões)

1º          Coca-Cola     70,452

2º            IBM             64,727

3º          Microsoft       60,895

4º          Google           43,557

5º            GE               42,808

6º       McDonald's 3      3,578

7º           Intel                32,015

8º        Nokia                29,495

9º        Disney               28,731

10º         HP                 26,867

Fonte: Interbrand

quinta-feira, setembro 16, 2010

Shopping de Marabá


Os rumores são fortes de que o que pesou na decisão final do Grupo Leolar de abandonar o acordo pela construção do shopping na Folha 32 foi pendência relacionada à área que pertence ao ex-prefeito Tião Miranda. O setor de postura da Secretaria de Obras teria descoberto – por conta das obras de duplicação da Transamazônica – que o muro da área ultrapassava o seu limite de demarcação, avançava sobre terreno público, portanto.
 
Preocupada com a urgência que tem no projeto, a Leolar não titubeou e agiu rápido adquirindo o terreno da Folha 30, em frente à Faculdade Metropolitana e ainda à margem da Transamazônica, na Nova Marabá.
 
O investimento está orçado em R$ 210 milhões divididos em R$ 150 milhões do grupo Leolar, com a construção do empreendimento, e R$ 60 milhões injetados pelos lojistas.
 
Contrariando o burburinho de que não estaria tendo muito sucesso na venda de lojas do Pátio Marabá, principalmente em relação à tabela apresentada aos interessados, os administradores do projeto garantem que 70% do espaço comercial do shopping já está comercializado.
 
Em recente evento de divulgação em Belém, chegou-se inclusive a divulgar algumas lojas satélites que já estão confirmadas: Todeschini, Taco, Premiato, Parmegio, Estivanelli, Óticas Ana Maria, Jóias Fábio, Chilli Beans, Bambu, Cacau Show, City Shoes, Giraffas, Bob’s, Leo Sound, Patroni Pizza, Casa do Pão de Queijo, Biotest Laboratório, Scada Café, Damyleer, Ecooffice, Aramis, Fitta Câmbio, Quality e Lápis de Cor.
 
Entre as lojas âncoras, a  própria Leolar Magazine, Visão e C&A.

A nulidade e o voto nulo

Um e-mail do tipo “lenda urbana” circula na internet, reenviado em larga escala, propagando uma campanha pelo voto nulo nas Eleições de 2010. Esta semana, só aqui na Redação do CORREIO DO TOCANTINS, recebemos 19 dessas mensagens. O texto, sem assinatura de um responsável, diz que é possível “eliminar 90% dos corruptos do Brasil” optando pelo voto nulo e conclama o eleitorado brasileiro a aderir à campanha, votando dessa forma no próximo dia 3 de outubro.

No Brasil, historicamente era chamado de voto nulo quando o eleitor rasurava a cédula de votação, marcando mais de uma opção, escrevendo xingamentos ou nomes de candidatos fictícios. Com a introdução da urna eletrônica a nível nacional a partir das eleições de 1996, passou a ser considerado voto nulo a ação do eleitor quando este digita um número ao qual não corresponde nenhum candidato ou partido político (por exemplo, 99).

A campanha do voto nulo não é nova e também está no Orkut, em algumas comunidades. Segundo o e-mail, caso os votos nulos superassem os 50% do total, nenhum dos concorrentes seria eleito, e uma nova eleição deveria ser realizada, sem que nenhum dos "rejeitados" pudesse concorrer novamente.

Essa é uma interpretação muito divulgada na grande rede, mas que foi considerada equivocada, e em desacordo com a lei eleitoral brasileira. O Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/art. 224) diz que:

“Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais, ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias”.

O TSE, no Acórdão nº 13.185/92, se pronunciou acerca da questionada constitucionalidade do art. 224 do Código Eleitoral, estabelecendo que esta norma trata de critério de validade das eleições. Segundo o voto condutor do acórdão:

“O Art. 77 da Constituição Federal, ao definir a maioria absoluta, trata de estabelecer critério para a proclamação do eleito, no primeiro turno das eleições majoritárias a ela sujeitas. Mas, é óbvio, não se cogita de proclamação de resultado eleitoral antes de verificada a validade das eleições”.

De fato, porém, havia uma confusão entre o conceito de voto nulo e o de nulidade do voto, sendo esta última referente ao voto fraudado: segundo a lei, se a nulidade do voto (e não o voto nulo) for maior que 50% por cento do total de votos, deve ser realmente feita uma nova eleição, sem no entanto prever que os candidatos devem ser diferentes do pleito original.

O que causou grande confusão a respeito deste assunto é o fato de que o termo "voto nulo" jamais foi utilizado pela legislação, mas com o tempo passou a ser amplamente utilizado até mesmo por membros da justiça eleitoral, causando confusão com o conceito que hoje a doutrina chama de nulidade do voto.

Caso a nulidade dos votos (ou da votação) não atinja mais da metade dos votos do país, dos estados ou dos municípios, a eleição será válida, passando-se à fase da proclamação dos candidatos eleitos, na qual serão descartados tanto os votos nulos quanto os votos em branco, seja nas eleições majoritárias, seja nas eleições proporcionais.

quarta-feira, setembro 15, 2010

Tim estreia Iphone 4 no Brasil na sexta

O iPhone 4, da Apple, será vendido no Brasil por até R$ 1.799, no modelo pré-pago (16GB), pela TIM, a partir de sexta-feira (17). As informações foram fornecidas pela assessoria de imprensa da TIM.

Clientes de outras operadoras poderão comprar o iPhone 4 de 16 GB por 12 parcelas de R$ 150 (valor do aparelho), e pelo menos mais R$ 39 por mês de um plano pós-pago TIM Liberty.

Após um ano, o usuário deixa de pagar os R$ 150 de prestação do aparelho, mas também não poderá mais usar o plano Liberty por R$ 39. Se quiser se manter como cliente pós-pago terá que assumir um custo maior por mês.

Se quiser tornar-se um cliente pré-pago ou mudar de operadora, poderá fazê-lo sem custos. Todos os iPhone 4 vendidos pela TIM sairão da loja desbloqueados.

De qualquer forma, quem migrar de outra tele para TIM ao comprar um iPhone 4 terá direito a seis meses de uso de internet ilimitada pelo smartphone.

- Veja o review completo do iPhone 4 e os testes do INFOlab
- Veja os locais onde o iPhone 4 será vendido na noite de quinta para sexta-feira

Os clientes da TIM de planos pós-pagos terão ofertas específicas, de acordo com plano e perfil de uso que ainda não foram informados pela operadora.

As vendas serão feitas em lojas de shopping centers da TIM de oito capitais, na virada de quinta para sexta-feira.

A nova versão do aparelho tem como novidades o recurso de multitarefa, uma câmera frontal que permite realizar a videochamada ao vivo (Facetime), câmera de 5 megapixels com flash de LED e o sistema operacional iOS4. Com 9,3 milímetros de espessura, é 25% mais fino que o modelo anterior.

Outro diferencial é o display de retina, que oferece uma qualidade de imagem excelente.

Apesar das qualidades do novo modelo, o iPhone 4 foi alvo de críticas por causa de falhas em sua antena, responsável por problemas na captação do sinal do celular.

O CEO da Apple, Steve Jobs, reconheceu o defeito e distribuiu aos clientes capinhas para resolver o problema. “Não somos perfeitos”, assumiu Jobs.

Esta semana a empresa anunciou que irá encerrar a distribuição das capinhas no dia 30 de setembro. Porém, o site da ONG Consumer Report, que realiza testes independentes de produtos, ainda não recomenda a compra do iPhone 4, por conta dos problemas não resolvidos com a antena do produto.


terça-feira, setembro 14, 2010

Águia a um ponto da classificação

Após vencer o São Raimundo no último sábado (11) por 2x0, o Águia de Marabá está a um ponto da próxima fase e a dois passos da sonhada Série B.
De quebra, o Azulão, cuidando da sua própria necessidade, mandou o Pantera de volta a Série D, uma vez que este não venceu uma partida sequer na Série C.

Empatados com 11 pontos na segunda colocação do Grupo A, Águia e Fortaleza decidem em Marabá no domingo (19) quem segue para o mata-mata. O jogo será no Zinho Oliveira às 16 horas.

O possível adversário do Águia, caso o time se classifique – na segunda colocação, o que é o mais provável -, será um time de Natal, capital do Rio Grande do Norte: ou o ABC, ou o Alecrim Futebol Clube.



segunda-feira, setembro 13, 2010

Justiça manda Celpa recuar no reajuste

A Justiça Federal fixou em 5,79% o reajuste anual da tarifa de energia em favor da concessionária Rede Celpa. A decisão atende a pedido do Ministério Público Federal e suspende o reajuste anterior, de 10,94%, concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica. A decisão vale para 1 milhão e 700 mil unidades consumidoras no território paraense.

“O reajuste autorizado afigura-se excessivo, na medida em que não guarda correspondência com a inflação do mesmo período e inclui no cálculo tarifário perdas não técnicas, que incluem fraudes e furtos de energia, erros de medição, de faturamento e outros, ocorrências estas inerentes ao próprio risco do empreendimento e que, por esse motivo, não devem ser repassados aos consumidores”, diz a juíza Carina Cátia Bastos Senna, da 5ª Vara Federal.

Para ela, admitir o repasse dessas perdas aos consumidores também viola o princípio da eficiência, “na medida em que desestimula a concessionária a buscar e promover o aperfeiçoamento da prestação do serviço” e utilizar métodos mais eficazes de “fiscalização, controle e melhoramento do sistema”, já que as eventuais perdas serão sempre compensadas com o aumento da tarifa”

O MPF argumentou na ação que o método de cálculo do reajuste é ilegal. À mesma conclusão chegaram o Tribunal de Contas da União e a Comissão Parlamentar de Inquérito das Tarifas de Energia, em relatórios de 2008 e 2010.

Com a decisão da Justiça, agora o MPF tem prazo de 30 dias para concluir os estudos que conduz sobre os reajustes da Celpa no Pará e propor ação civil pública sobre o assunto, que pode prever até ressarcimento dos consumidores.

“Os cálculos feitos até agora por nossos técnicos dão indicação não só do absurdo da metodologia de reajuste como também da possibilidade real de redução das tarifas”, explica o procurador da República Felício Pontes Jr. “A suspensão do reajuste é o primeiro passo, agora vamos aprogundar a discussão para resolver essa questão que onera os consumidores paraenses”, comemora o procurador Bruno Soares Valente. Ambos são responsáveis pelo processo.

A Justiça determinou multa de R$ 100 mil por dia, caso a Celpa descumpra a ordem, contando a partir do momento em que for notificada.

O processo pode ser consultado no site www.pa.trf1.gov.br através da numeração 24869-50.2010.4.01.3900. (Fonte: MPF/PA)

Casa do estudante marabaense em Belém

Assessoria da Prefeitura confirmava nesta segunda-feira (13) que a Secretaria de Assistência Social (SEASP) está disponibilizando cinco vagas (quatro femininas e uma masculina) na Casa do Estudante de Marabá (CEMAB), em Belém. O imóvel mantido pelo município naquela capital visa atender alunos aprovados em universidades públicas e faculdades particulares em cursos de graduação inexistentes aqui.

Segundo a Seasp, as vagas serão destinadas, preferencialmente, para estudantes aprovados em universidades públicas; em caso de faculdades particulares, o pretendente deve ter sido contemplado com bolsas de estudos ou em programas especiais do Governo como Prouni. Não será permitida a inserção de estudantes de pós-graduação. Essas vagas estão abertas a partir deste mês. Os interessados devem procurar a SEASP, na Rua Ubá, Quadra 04 – Lote 02 (Agrópolis do Incra), de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 14 horas. Os inscritos passarão por avaliação socioeconômica, através da equipe de assistentes sociais daquela secretaria.

MP alerta quanto a crianças em campanhas eleitorais

Recomendação nº 010/2010 assinada conjuntamente pelas promotoras de Justiça Daniela Moura (eleitoral), Hygeia Valente Magalhães e Lílian Freire (infância e juventude) é clara ao alertar os candidatos a cargo eletivo em Marabá a não usarem mão de obras de menores de 18 anos em suas campanhas.

O MP quer coibir situações de crianças trabalhando como “formiguinhas” na panfletagem ou segurando cartazes dos candidatos em vias públicas, sobretudo no sol escaldante. Segundo o documento, do dia 2 de setembro, a não observância da recomendação acarretará na adoção das medidas legais cabíveis.

Parauapebas

Quem acha que Marabá tem candidatos demais (11) a deputado estadual está redondamente enganado. Parauapebas, com pouco mais da metade do eleitorado daqui tem 13 postulantes a cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado.

A cidade está poluída de banners, cavaletes e cartazes com fotos de políticos de diferentes legendas, sem falar no universo incontável de carros de som. Um deles, o Vassourinha, indiferente ao calor insuportável, acomoda-se debaixo de uma tenda à beira da pista em posição estratégica na rua de maior fluxo de veículos, acenando com a mão para todos os condutores que por ali passam, como se já fosse íntimo destes.

Até o Dr. Hipólito, um dos mais concorridos médicos oculistas da cidade, deixou o seu consultório para correr atrás dos votos nas ruas. Trata-se de um piauiense supersimpático, daqueles que quando quer matar a saudade de São Raimundo Nonato, sua cidade natal no Piauí, pega seu próprio avião, um Cesna e vai bater lá, ele mesmo pilotando.

TSE cassa candidatura de Paulo Rocha ao Senado

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Aldir Passarinho Junior, deu provimento ao recurso ordinário apresentado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e indeferiu o pedido de registro de Paulo Rocha (PT-PA) como candidato a senador pelo Pará. O ministro considerou Paulo Rocha inelegível, com base na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), por ter renunciado ao cargo de deputado federal em outubro de 2005.

O ministro Aldir Passarinho Júnior lembra em sua decisão que dispositivo do artigo 1º da Lei Complementar nº 64/90 (Lei das Inelegibilidades), que foi incluído pela Lei da Ficha Limpa, determina que se considere inelegível, por até oito anos após o termino da legislatura, o político que tenha renunciado a cargo eletivo para evitar a instauração de processo disciplinar contra ele.

O relator recorda que foi formulada contra Paulo Rocha uma representação no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados no dia 14 de outubro de 2005 e, antes do recebimento da denúncia pelo Conselho, o parlamentar renunciou ao cargo no dia 17 de outubro daquele ano.

Destaca o ministro Aldir Passarinho Junior que o TSE já julgou constitucional a Lei da Ficha Limpa (LC nº 135/2010) e que ela se aplica aos pedidos de registro de candidatura das eleições 2010. Afirma o ministro que a Corte entendeu que a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano não afronta o artigo 16 da Constituição Federal “por se tratar de norma de direito eleitoral material, que não altera, portanto, o processo eleitoral”.

O candidato ainda pode recorrer ao plenário em 3 dias a partir da data de publicação da decisão, o que deve acontecer nesta terça-feira (14).

Outro lado

A assessoria jurídica de Paulo Rocha, candidato ao Senado Federal pela coligação Frente Popular Acelera Pará, informou por meio de nota que irá recorrer da decisão.

O recurso será interposto para que o plenário da Corte se pronuncie sobre as peculiaridades suscitadas na defesa do candidato e os ministros do TSE votem o parecer do relator que negou o registro de Paulo Rocha.

A defesa de Paulo Rocha se fundamenta no fato de que a renúncia do deputado em 2005 se deu mediante a consideração de fatores jurídicos e políticos, cujos efeitos não implicavam em inelegibilidade. (Fonte: TSE)

sábado, setembro 11, 2010

Poluição visual em Parauapebas


A disputa por votos parece bem mais acirrada nas ruas de Parauapebas do que em Marabá. Como que numa eleição para vereador, os 13 candidatos a deputado estadual que moram naquela cidade disputam cada palmo de via pública com cavaletes com cartazes de propaganda.

 São tantos os candidatos lá e tão vorazes na busca de votos que são raros os cartazes com propagandas de candidatos que têm base em outros municípios.

 Uma das campanhas tidas como mais ricas, na percepção geral das pessoas nas ruas, é a do ex-secretário municipal Milton Zimmer (PT), oficialmente apoiado pelo prefeito Darci Lermen. Ontem, por exemplo, uma centena de formiguinhas com propaganda do candidato percorria as ruas do comércio seguidas por caminhonetes com material de apoio.

 De outro lado, a ex-prefeita Bel Mesquita (PMDB) é uma das poucas candidatas a deputado estadual de lá que promove campanha pesada em outros municípios, demonstrando que a sua estratégia é mais abrangente.

 

Kia em Marabá

 É certo que Marabá receberá ainda este ano mais uma bandeira automotiva. Desta vez é a Kia Motors que aportará por aqui com concessionária própria. O investimento, embora não confirmado pela empresa, seria do grupo Canopus, que já mantém revenda Toyota aqui na região

sexta-feira, setembro 10, 2010

Eleitor deve ficar atento para não votar em candidatos fantasmas

As campanhas eleitorais estão a pleno vapor para o eleitor não esquecer seu candidato na hora de votar. Entretanto, nem todos que começaram a campanha como candidatos chegarão ao dia 3 de outubro nessa condição. Decisões judiciais, desistências e falecimentos são algumas situações que podem tirar os atuais concorrentes das urnas, e cabe ao eleitor ficar atento para não desperdiçar seu voto.

Nas eleições de 2008, 6,3% dos 379,8 mil candidatos que pediram registro ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram considerados inaptos, e, dessa forma, não puderam ser eleitos. Dentro desse grupo estão casos como cancelamento de registro antes de julgamento, desistência, falecimento, inelegibilidade, não conhecimento ou rejeição do pedido de registro e cassação (quando o registro é liberado e depois cancelado por decisão judicial).

No ano em que a Lei da Ficha Limpa entrou em vigor, muitas candidaturas podem ser barradas perto do pleito e essa eliminação corre o risco de não chegar às urnas. Isso porque cabe aos tribunais regionais eleitorais abastecerem as urnas com os dados dos candidatos – a chamada carga – e cada estado tem um calendário próprio. Caso a carga tenha sido feita antes de decisão judicial que impediu determinada candidatura, o nome do político poderá constar na urna no dia da votação.

O TSE informa que, até agora, não há previsão de os mesários orientarem eleitores sobre candidatos que existem na urna, mas não estão mais na disputa. Se o eleitor votar em um político nessa situação, o voto será considerado nulo.

Segundo o TSE, até a véspera do dia da votação, os candidatos a presidente, governador e senador podem ser substituídos caso fiquem inaptos por algum motivo. Neste caso, se a carga já tiver sido feita pelo tribunal, o novo candidato concorre com foto, nome e número do candidato antigo. No caso da disputa para deputados federais, estaduais e distritais, a substituição não pode mais ser feita.

quarta-feira, setembro 08, 2010

Marabaense na campanha do VMB da MTV

O publicitário marabaense Alexandre Amaral foi destacado para criar a campanha nacional do Vídeo Music Brasil (VMB), para a emissora MTV. O evento é a maior premiação nacional para videoclipes.

A ideia de Alexandre foi escolhida entre 20 outras propostas pela direção da MTV. A informação é divulgada com orgulho pela irmã dele, a jornalista Priscila Amaral, apresentadora do Pará Record, em Belém.


Dia do Administrador

 Em homenagem ao Dia do Administrador (9 de setembro), a Faculdade Metropolitana de Marabá está realizando a III Semana Acadêmica de Administração, cujo tema é: "Administração com Responsabilidade Social".

O evento acontece no Teatro Leonardo Da Vinci, nas dependências da faculdade. As palestras começaram ontem e se estenderão hoje também, a partir das 19 horas. Entre os convidados para palestrar: os administradores Iranilson Mota (CRA - TO) e Itamar Torres (CRA - PA), mais os empresários Márcio Xerfan e Marcelo Almeida, representando o Conjove.

Eclusas de Tucuruí

Setembro chegou e nada da entrega das eclusas na barragem de Tucuruí, no rio Tocantins. Com o novo atraso, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos esteve reunido com as empreiteiras e jogou a data limite para 31 de outubro, após as eleições, contrariando os planos do Palácio do Planalto.
Na última segunda-feira (6) foi iniciado o enchimento do canal de navegação da eclusa, que corresponde a um teste para identificar possíveis falhas. A inauguração deve ficar para 18 de novembro, sendo uma das últimas grandes obras do PAC inauguradas por Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República.

Brasileiro console 9 quilos de pescado ao ano



O consumo de pescados no país aumentou cerca de 40% nos últimos seis anos, ao passar de 6,46 quilos por habitante ao ano, em 2003, para 9,03 quilos, em 2009, segundo informações divulgadas ontem (8) pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. O ministro da pasta, Altemir Gregolin, afirmou em entrevista coletiva que o país antecipou a meta prevista para 2011, de aumento do consumo para 9 quilos por habitante ao ano. No ano passado, os brasileiros consumiram um total de 1,7 milhão de toneladas.

Com isso, segundo Gregolin, o Brasil se aproxima do patamar considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS), do consumo anual de 12 quilos por habitante. A previsão dele é que o país alcançará a meta da OMS em cinco anos. A média mundial anual de consumo é de 16 quilos per capita. No Japão, por exemplo, chega a 60 quilos por pessoa ao ano.

Do total consumido no Brasil em 2009, 69,4% foram produzidos no país. Houve um aumento de 15,7% na produção nos últimos dois anos, quando foram criados mais 500 mil empregos, em um setor que emprega hoje 4 milhões de pessoas, conforme o ministro.

Segundo ele, o país produz 1,2 milhão de toneladas de pescados ao ano, mas tem potencial para chegar a 20 milhões anuais. Até 2030 o consumo mundial de pescados deverá chegar a 100 milhões de toneladas por ano, daí "a importância de o Brasil continuar desenvolvendo a política de estimulo à produção de pescados, que no momento visa mais ao mercado interno", destacou Gregolin. (ABr.)

sábado, setembro 04, 2010

Mercúrio vaza da bagagem de marabaense e atrasa voo

O voo deveria sair de Brasília (DF) rumo a Salvador (BA), mas foi a bagagem de um passageiro de Marabá que acabou responsável pela interdição da aeronave da Gol que faria o percurso. Isso aconteceu na manhã de quinta-feira (2), quando funcionários da companhia detectaram o vazamento de uma substância tóxica no porão do Boeing.

Após análise do material, o Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal constatou que o líquido era mercúrio. A aeronave ficou interditada no pátio do Aeroporto Juscelino Kubitschek, enquanto os 142 passageiros que estavam no voo foram informados de que seriam reacomodados em outras aeronaves com destino a Salvador.

O líquido estava sendo transportado numa caixa, dentro da mala de um passageiro que embarcou originariamente em Marabá. Em depoimento à Polícia Federal, ele negou que a substância fosse dele. Segundo a polícia, o homem disse que uma vizinha entregou a encomenda para que ele levasse. O dono da bagagem – que não teve o nome divulgado - assinou um termo circunstanciado, comprometendo-se a comparecer à Justiça posteriormente. Ele foi liberado pela polícia após o depoimento.

Em nota, a Gol informou que nenhum dos 142 passageiros foi exposto à substância. Já os 20 funcionários da empresa que trabalhavam no carregamento da aeronave foram examinados por profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) assim que a substância foi identificada. Eles já foram liberados, e devem realizar novos exames nos próximos dias.

Já as bagagens atingidas pela substância tóxica ainda não têm prazo para serem entregues aos passageiros. A companhia aérea contratou uma empresa especializada para remover o mercúrio e limpar as bagagens.

 

quinta-feira, setembro 02, 2010

Marabá ganhará mais 15 leitos de UTI

Unimed já assumiu controle do hospital
há um mês e investe mais R$ 1 milhão

Desde que o CORREIO DO TOCANTINS publicou em primeira mão no início de junho que o principal hospital particular de Marabá, o Climec, seria comprado pela Unimed Sul do Pará, não se fala em outra coisa no setor de saúde em Marabá. Agora, a cooperativa médica completa um mês administrando o centro hospitalar adquirido por R$ 7,5 milhões e está investindo, a priori, mais R$ 1 milhão para começar a equipar 15 leitos de UTI. A revelação é feita ao CT em entrevista exclusiva do presidente da Unimed, médico Jorge Bichara, que não esconde que a aquisição foi uma decisão estratégica de mercado.

Mais detalhes na edição 2103 do jornal, nas bancas nesta quinta-feira (2) ou no http://www.correiotocantins.com.br/

A Veja anda vendo demais...

Muito interessante mensagem de um leitor do CT para a coluna Voz do Povo:

“Acho que a Revista Veja está coma vista turva. A repórter que escreveu sobre Marabá, entre outras coisas em que foi infeliz, como a história do sushi, inventou para a cidade ‘um dos portos mais movimentados do Norte do País’, o qual sequer existe. Dizem que a moça andou por aqui entrevistando as pessoas, mas pelo que vi ela deve ter pesquisado algo na internet e sobre uma Marabá que nem existe. A Veja - é inevitável o trocadilho - anda vendo demais” – Augusto Rocha e Rocha, estudante de Administração, morador da Folha 17.

Lei da carteirada?

Polêmico, o vereador Edivaldo Santos (PPS) apresentou esta semana na Câmara de Marabá projeto que já recebeu apelido por parte dos seus colegas de “Lei da Carteirada”. É que ele propõe que autoridades como os vereadores tenham “passe livre”, ou livre acesso em qualquer evento ou promoção que use área pública.

Isso facultaria ao vereador que não fosse barrado, por exemplo, no estádio municipal, ou em evento que esteja fazendo uso de praça pública. Na sua justificativa para a proposta, ele diz: “Não é vaidade. Vereador foi eleito para representar o povo e tem de ter direito a acesso livre para defender populares que estejam tendo seus direitos feridos”. A proposta foi para a Comissão de Legislação. Será que passa de lá?

TSE nega registro de candidatura de Jader

Por 5 votos a 2, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negaram na quarta-feira (1º/09) o pedido de registro de candidatura de Jader Barbalho (PMDB), que disputa uma vaga ao Senado pelo estado do Pará. Cabe recurso da decisão ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Jader foi alvo de um pedido de impugnação da Procuradoria Eleitoral do estado, porque renunciou ao mandato de senador, em 2001, para evitar um processo de cassação em meio às investigações do caso que apurava desvios no Banpará e a denúncias de envolvimento no desvio de dinheiro da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Ele sempre negou irregularidades.

Ele teve a candidatura aprovada pelo Tribunal Regional do Pará (TRE-PA), que entendeu que a ficha limpa não pode ser aplicada para casos anteriores à vigência da norma no que se refere a políticos que renunciaram aos mandatos. A Procuradoria Eleitoral entrou com recurso no TSE para rever a decisão da Justiça Eleitoral do estado.

O advogado do candidato, Eduardo Alckmin, argumentou que o processo de Jader Barbalho é diferente do caso de Joaquim Roriz, julgado pelo TSE na terça-feira. Segundo ele, na época da renúncia, Barbalho foi alvo de reportagens sobre denúncias de desvio de dinheiro.

“Teve como alvo violador do decoro parlamentar um direito constitucional de não se autoincriminar. Se queria que Jader Barbalho admitisse publicamente que cometeu um crime que ele não cometeu. Nessa hipótese, não há como dizer que há atentado à imoralidade pública ou atentado para inferir esses elementos para exercício do caso”, afirmou o advogado do candidato.

Relator do caso, o ministro Arnaldo Versiani votou contra a liberação do registro de Jader e reforçou decisões anteriores do TSE sobre a ficha limpa, segundo as quais a norma vale para casos de renúncia anteriores à vigência da lei. O ministro leu parte da carta de renúncia de Jader Barbalho, em que o parlamentar admitia conhecer as denúncias contra si.

“O quer há é que o legislador atualmente considera essa renúncia como uma causa que atenta contra o princípio da moralidade e da probidade administrativa. Não cabe à Justiça Eleitoral avaliar se o candidato sofreria ou não a perda do mandato. Interessa verificar se houve renuncia desde o oferecimento de denúncia”, afirmou o relator.

Ferreirinha

Também na noite desta quarta-feira, o candidato a deputado estadual Sebastião Ferreira Neto, o Ferreirinha (PT), comemorava com amigos e correligionários em Marabá a informação recebida do seu advogado Inocêncio Mártires, de que teve a sua candidatura deferida pelo TSE. Ferreira havia recorrido ao tribunal depois de ter perdido no TRE. Aliviado, ele disse que agora tem mais tranquilidade para tocar a campanha. (Com informações do G1)

quarta-feira, setembro 01, 2010

Marabá rende reportagem da Veja

A cidade de Marabá, polo para todo o sudeste e sul do Estado, é a única do Pará entre as 20 cidades de porte médio do Brasil (entre 100 mil e 500 mil habitantes) que mais crescem economicamente. São as chamadas metrópoles do futuro e que são alvo de uma reportagem especial da Revista Veja desta semana – Edição 2180. Na mesma lista estão Araguaína (TO) e Açailândia (MA), realidades mais próximas da nossa, todas no grupo de cidades médias que obtiveram os melhores resultados para a economia brasileira entre 2002 e 2007.

Titulada na matéria como o “Tigre da Amazônia”, segundo a reportagem, Marabá cresce duas vezes mais rápido que os chamados tigres asiáticos, e entre as cidades médias só cresce menos do que a paulista Hortolândia. As duas são seguidas por Angra dos Reis e Cabo Frio, estas no Rio de Janeiro. Juntas elas respondem por 28% da economia nacional. Num período de 5 anos, nesta década, os 20 municípios alvo da reportagem viram o seu produto interno bruto expandido em 5,4%. No Brasil a média foi de 4%.

A Veja considera que a população de Marabá é de 203 mil habitantes e lembra que a cidade corresponde a 19,7% de crescimento econômico anual, com R$ 3 bilhões de PIB e R$ 16 mil reais de renda per capita anual.

O setor motor da economia seria o siderúrgico. Marabá, como consta na reportagem de Júlia de Medeiros, é vizinha das minas de ferro de Carajás, da Hidrelétrica de Tucuruí e da mina de ouro de Serra Pelada. “Cresceu aos solavancos, obedecendo aos surtos econômicos proporcionados pelos ciclos da borracha, da castanha-do-Pará, da madeira e do ouro. Já foi apelidada de ‘Marabalas’”. Para a repórter, a força da cidade hoje está diretamente ligada a verticalização do minério, na transição do ferro-gusa para o aço.

A repórter cita, ainda, que pesquisas apontam que o potencial do comércio varejista alcança R$ 53 milhões por mês, se contada apenas à população da cidade e ultrapassa R$ 70 milhões, quando se considera a das cidades próximas e, para isso, dá como exemplo de força no ramo o Grupo Leolar, com suas expansões e agora o projeto de um shopping center.

A força econômica da cidade, além de atrair pessoas de todas as regiões do país, num ciclo que vem se repetindo, tem seus reflexos também no estilo de vida dos seus habitantes, segundo a revista. Para a Veja, o marabaense está podendo comprar roupas mais caras, investir em aulas de inglês e adotar hábitos alimentares mais rebuscados como comer sushi.

CT
Este CORREIO DO TOCANTINS também é citado na reportagem da Veja como jornal mais antigo do interior do Pará em circulação e que é um apoiador de um sonho antigo da população desta região: o projeto de emancipação do Estado de Carajás. A reportagem, em duas páginas, tem uma única foto, a que retrata um pôr-do-sol no rio Tocantins com uma rabeta e um Jet Ski navegando lado a lado.