quinta-feira, abril 21, 2011

Deu no CT Online

José Olavo, geógrafo da Unicamp, comenta em reportagem do CT Online:

"Está claro que foi cometido um grande equívoco no planejamento urbano de Marabá. Este mesmo equívoco vai custar muito caro no futuro próximo ao planejamento regional e urbano do estado. Temos uma Cidade Nova, juntamente com o Aeroporto, espremidos entre dois caudalosos rios.

Para onde crescer ou expandir a não ser para o alto, ou verticalização, que seria uma medida insana mediante o clima. Temos uma Velha Marabá espremida entre o Tocantins e a sua respectiva e histórica planície de inundação. E uma nova marabá reprimida pelo traçado da estrada de ferro o rio Itacaiúnas e Tocantins. E quanto a Nova Marabá, me desculpem tamanha irresponsabilidade do projetista, quanto ao traçado das ruas, sem lógica alguma que auxilie ao motorista ou visitante.

Nenhuma avenida ou rua possui placas de trânsito, faixas de sinalização, etc... e não compreendo como existem escolas de transito... .. me parece um péssimo costume popular arrancar as placas das rodovias, avenidas, etc.. Para desorientar, então...

Estamos diante não apenas de um caos do planejamento urbano, mas também convivemos com uma tal falta de segurança que permite a ausência da sinalização e das faixas de transito. Não vamos nos esquecer que se somos brasileiros de verdade... devemos... observar os dizeres de nossa bandeira do Brasil... Ordem e progresso... e ensinar isso nas nossas escolas e nas nossas famílias..."

1 comentários:

Ele deve ser mais um dos iluminados que chegam por aqui e dão pitaco sem conhecer a realidade.

Postar um comentário