segunda-feira, outubro 04, 2010

Segundo turno confirmado no Pará

Deu no R7:

Com 98,31% das seções apuradas no Pará, foi confirmado o segundo turno no Estado.


O tucano e ex-governador Simão Jatene (PSDB), com 49,04% disputará com Ana Júlia Carepa (PT), atual governadora, que teve 35,97% da votação.

Desde o início da pré-campanha, a situação não tem sido favorável para Ana Júlia. A petista pagou, durante a campanha, um árduo preço devido ao racha com o PMDB, principal aliado do seu partido nessas eleições. Além disso, seu governo é mal avaliado no Estado - 66% consideram sua gestão regular ou péssima.

O Pará foi um dos entraves nas negociações entre PT e PMDB para fechar a aliança no plano nacional. O desejo inicial de Lula era que houvesse um palanque único para Dilma Rousseff (PT) no Estado mais populoso da região Norte, o Pará. Houve, então, uma difícil disputa entre Ana Júlia e o ex-senador e deputado federal Jader Barbalho (PMDB) para saírem candidatos ao governo.

Como os dois nunca se entenderam, nenhum aceitou ser vice do outro e a aliança no Estado rachou. Jader cedeu e se candidatou ao Senado. O PMDB, por sua vez, acabou lançando candidato próprio, o ex-prefeito de Altamira, Domingos Juvenil.

Embora nunca tenha sido favorito, Juvenil é aliado de Jader e ajudou a tirar votos de Ana Júlia durante a campanha, regada a ataques.

Híbrido
Governador do Pará durante o primeiro mandato do governo Lula (2003-2006), Jatene se aproveitou do período para lucrar eleitoralmente. Em seus programas de TV, ele chegou a usar imagens de Lula. O jingle usado resumiu bem a estratégia.

- Lula presidente, Jatene governador: cinco hospitais construídos. Lula presidente, Ana Júlia governadora: nenhum hospital construído. Se Lula ajudou, ela atrapalhou.

1 comentários:

Caro Patrick, concordo com a sua assertiva de que Ana julia atrapalhou. Pelo simples fato de que esqueceu de governar, preocupando-se mais, errôneamente, em ficar apagando incendios internos do PT parauara, leia-se DS com a outra dissidencia e, tambem, ficando só na teoria ao invés da prática, ouvindo seu gurú, Claudio Puty(eleito deputado). Além do quê, pegou mal, a sua aliança com os partidos do pedófilo Sefer e do vendilhão Duciomar. Agora, com a promessa de Lula e Dilma, virem ao Estado do Pará, acompanhados dos ministros e governadores, tanto do PT como dos partidos aliados, eleitos, para reforçarem a campanha de AJ, pode acontecer a virada. É o que penso. Em 05.10.10, Marabá-PA.

Postar um comentário