terça-feira, outubro 05, 2010

De olho na política

- As urnas de 2010 dizem muito sobre as eleições de 2012. É a maior certeza que fica do atual período eleitoral em Marabá. Tido por muitos como virtual candidato a prefeito daqui a dois anos, Tião Miranda (PTB) já saiu como grande vitorioso agora, ao ser o deputado estadual mais votado no município.

- A mais óbvia e clara de todas as constatações é a de que o ex-governante está realmente em alta com o eleitorado de Marabá, de onde arrancou, absoluto, 33.703 votos, a revelia do predatório ataque dos chamados “paraquedistas” sobre este colégio eleitoral.

- Coincidentemente a segunda maior votação em Marabá foi justo da candidata apoiada pelo seu grande rival, o atual prefeito Maurino Magalhães de Lima, Irismar Sampaio (PR). Ela obteve 11.313 sufrágios.

- Os dois números são emblemáticos e mostram a quantas anda a força de um e de outro. O mesmo eleitorado que levou Tião à Assembleia Legislativa, não correspondeu ao pedido de votos do atual prefeito a sua candidata.

- E Maurino esteve envolvido, sim, na campanha de Irismar, a ponto de liderar ações para tentar congregar o “grupo” em favor da campanha dela, mas percebeu pela primeira vez que esse mesmo grupo está esfacelado.

- Pessoas próximas a Irismar, aliás, colocam os mais de 11 mil votos dela na cidade na conta da própria candidata, em seu carisma e apoio da igreja Assembleia de Deus.

- Com a votação que teve e muito mais pelo recado que deu, Tião Miranda larga na dianteira rumo a 2012 e com cacife redobrado, uma vez que já se articula com Simão Jatene (PSDB), candidato que, por hora, lidera na disputa ao governo do Estado.

- O ex-prefeito se encaixa bem no plano do tucano de dar a volta por cima na região. Jatene quer ganhar de volta o sul do Pará. Mais uma vez perdeu aqui em Marabá, onde Ana Júlia saiu das urnas com 45,96%, contra 44,98% dele.

- Uma vez governador, Simão fará de tudo para contar com Tião em seu partido, o PSDB, para ver finalmente a sigla comandar o município, o que não ocorre desde Geraldo Veloso.

- Elza Miranda, pelo mesmo PR de Irismar, teve 6.727 votos nas urnas da 23ª e 100ª Zonas Eleitorais. Chegou a pouco mais de 9 mil no total, bem longe do que precisaria para se eleger, mas a altura da campanha que fez, mais modesta que outrora.

- Surpresa mesmo foi a não reeleição de Tetê Santos. Dentro do PSDB foi apenas a sétima mais votada, na coligação que só elegeu seis do seu partido.

- Com campanha cara e sempre colando imagem no candidato majoritário Simão Jatene, Tetê certamente alimentava esperanças de um caminho tranquilo. Será suplente. 

- Reeleito para a Câmara Federal, Asdrubal Bentes dedicou o dia ontem ao descanso após uma maratona das mais cansativas da sua carreira política. Na madrugada de segunda-feira, já eleito matematicamente, se disse realizado com o reconhecimento do marabaense ao seu trabalho. Teve 58% dos votos do município.

- A votação expressiva dele (56.735), no entanto, não aplacou a sua decepção com a falta de apoio da parte de empresários locais e do prefeito Maurino Magalhães, dizem pessoas ligadas ao deputado. 

- Somente na tarde desta terça-feira (5) é que Asdrubal irá comemorar a vitória obtida nas urnas, na forma de carreata pelas ruas da cidade. A saída é às 16 horas, da praça da Prefeitura.

2 comentários:

Caro Patrick, a respeito de Irismar, candidata do alcaide Maurino, votação expressiva(11.000) sim. Porém, em meu modesto sentir, acho que "criador" (Maurino) de sí próprio com ajuda dos pastores/apõstolos das Assembleias, tentaram o mesmo processo com a citada, porém sem sucesso.Foi puro corporativismo das "igrejas", manipulando mais uma vez, a "vontade" de seus seguidores, diria - despolitizados - Seguidores esses, que, hoje, vemos/ouvimos, em consideravel número, arrepender-se do voto em Maurino. Isto é fato. Então, por favor, não me venham, com relação a Irismar, falar sobre, "liderança à consolidar" e etc...Prá mim, é factóide, com anuencia e convalidação quase exclusiva, dos "irmãos" das igrejas. Por favor, lembrem-se, de não cometer o mesmo erro por duas vezes. Mesmo porquê, que curriculum tem a apresentar Irismar ? Em 05.10.10, Marabá-PA.

nunca se pode comparar Tião com Irismar,ela chegou agora,ta sendo vereadora,mto mal por sinal e jah acha q pode ir pra Belém,ser dep. estadual?! ela tá longe de ser qualquer outra coisa além de uma péssima vereadora.abraços,meu caro Patrick =)

Postar um comentário